Capital

Inea intensifica ações contra incêndios florestais

O Instituto Estadual do Ambiente (Inea) intensificou ações para combater os incêndios florestais em unidades conservação e áreas próximas aos parques estaduais gerido pelo órgão. A Operação “Fumaça Zero” iniciou à Semana D focada em fiscalizações ambientais e vistorias nas unidades atingidas pelo fogo.

Em Realengo, na Zona Oeste da capital fluminense, o Parque Estadual Pedra Branca foi um dos que recebeu a visita dos servidores do Inea. Também foram vistoriadas as seguintes localidades: Boiúna, Transolímpica, Estrada do Catonho e Pedreira Catonho. Todos estes estão próximos ao Parque Estadual da Pedra Branca e receberam Notificações Preventivas de Incêndio (NPI).

Inea: incêndios têm origem humana

O uso irregular do fogo na época da estiagem é uma ameaça à manutenção da cobertura florestal do remanescente de Mata Atlântica e caracteriza crime ambiental, previsto em Lei. Para o Inea, as causas principais dos incêndios são decorrentes de ação humana.

Fumaça Zero

A operação promove ações de conscientização e prevenção de queimadas irregulares nos municípios do Estado. A iniciativa acontece durante o período de estiagem, que vai de maio a setembro. O Inea realiza notificações preventivas, rondas de monitoramento e ações de educação ambiental.

A campanha acontece a partir de interação entre os órgãos estaduais, federais e municipais. Há ainda o apoio da Inteligência Artificial ( IA), imagens de satélite e sensoriamento remoto através do “Olho no Verde”. O programa permitirá identificar os responsáveis, mensurar os danos ambientais e viabilizar as ações de controle e recuperação ambiental.

Mais de 1.500 notificações foram expedidas

De acordo com o coordenador do Fumaça Zero, Israel Andrade, o programa prevê uma aproximação e estimulação para a conscientização das pessoas sobre os riscos que a prática de queimadas pode ocasionar para as florestas.

“Somente em agosto tivemos dezoito focos de incêndio e, até o momento, já foram expedidas mais de 1.500 notificações preventivas de incêndios em todo o Estado do Rio. A intenção é conscientizar o maior número de pessoas possíveis”, disse.


Quer receber esta e outras notícias diretamente no seu Whatsapp? Entre no nosso canal. Clique aqui.
 

Posts Recentes

Jurema Bar vai de anarriê

No dia 12, das 12h às 22h, o Jurema Bar — localizado entre a boemia…

11 horas atrás

Michelle dá recado a Sóstenes: nada de mensagem para Bolsonaro

Por Nelson Lopes Michelle Bolsonaro foi direta com Sóstenes Cavalcante: não quer saber de mensagens…

19 horas atrás

Atletas de Rio das Ostras brilham em competição estadual

Atletas de Rio das Ostras, cidade da Região dos Lagos, conquistaram importantes resultados na Copa…

19 horas atrás

São Francisco de Itabapoana convoca aprovados em concurso

A Prefeitura de São Francisco de Itabapoana, no Norte Fluminense, convocou os candidatos aprovados nos…

19 horas atrás

Hospitais do RJ terão terapeutas ocupacionais obrigatórios

As equipes multidisciplinares dos hospitais públicos e privados do Estado do Rio de Janeiro passarão…

2 dias atrás

Festa do Aipim movimenta Tinguá com cultura e gastronomia

A tradicional Festa do Aipim está de volta ao distrito de Tinguá, em Nova Iguaçu,…

2 dias atrás