Capital

Inea intensifica ações contra incêndios florestais

O Instituto Estadual do Ambiente (Inea) intensificou ações para combater os incêndios florestais em unidades conservação e áreas próximas aos parques estaduais gerido pelo órgão. A Operação “Fumaça Zero” iniciou à Semana D focada em fiscalizações ambientais e vistorias nas unidades atingidas pelo fogo.

Em Realengo, na Zona Oeste da capital fluminense, o Parque Estadual Pedra Branca foi um dos que recebeu a visita dos servidores do Inea. Também foram vistoriadas as seguintes localidades: Boiúna, Transolímpica, Estrada do Catonho e Pedreira Catonho. Todos estes estão próximos ao Parque Estadual da Pedra Branca e receberam Notificações Preventivas de Incêndio (NPI).

Inea: incêndios têm origem humana

O uso irregular do fogo na época da estiagem é uma ameaça à manutenção da cobertura florestal do remanescente de Mata Atlântica e caracteriza crime ambiental, previsto em Lei. Para o Inea, as causas principais dos incêndios são decorrentes de ação humana.

Fumaça Zero

A operação promove ações de conscientização e prevenção de queimadas irregulares nos municípios do Estado. A iniciativa acontece durante o período de estiagem, que vai de maio a setembro. O Inea realiza notificações preventivas, rondas de monitoramento e ações de educação ambiental.

A campanha acontece a partir de interação entre os órgãos estaduais, federais e municipais. Há ainda o apoio da Inteligência Artificial ( IA), imagens de satélite e sensoriamento remoto através do “Olho no Verde”. O programa permitirá identificar os responsáveis, mensurar os danos ambientais e viabilizar as ações de controle e recuperação ambiental.

Mais de 1.500 notificações foram expedidas

De acordo com o coordenador do Fumaça Zero, Israel Andrade, o programa prevê uma aproximação e estimulação para a conscientização das pessoas sobre os riscos que a prática de queimadas pode ocasionar para as florestas.

“Somente em agosto tivemos dezoito focos de incêndio e, até o momento, já foram expedidas mais de 1.500 notificações preventivas de incêndios em todo o Estado do Rio. A intenção é conscientizar o maior número de pessoas possíveis”, disse.


Quer receber esta e outras notícias diretamente no seu Whatsapp? Entre no nosso canal. Clique aqui.
 

Posts Recentes

Nova Friburgo terá barreira Sabo contra fluxo de detritos

O Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR), por meio da Secretaria Nacional de…

8 minutos atrás

Prefeitura do Rio divulga resultado final do 3º edital do ISS Neutro

A Prefeitura do Rio de Janeiro divulgou o resultado final do terceiro edital do Programa…

20 horas atrás

Arraial do Cabo lidera dependência do petróleo no Brasil

Arraial do Cabo, na Região dos Lagos, é o município brasileiro com maior dependência econômica…

20 horas atrás

SAMU Mesquita lidera ranking regional de excelência em 2025

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) de Mesquita alcançou o primeiro lugar no…

20 horas atrás

Iata Anderson

*Por Paulo Marinho Infelizmente, Iata Anderson não está mais por aqui. Mas, quero pedir desculpas…

21 horas atrás

Policlínica da Cidadania supera 129 mil atendimentos em 2025

A Policlínica da Cidadania Bernardino de Souza, localizada no Estádio Raulino de Oliveira, em Volta…

21 horas atrás