Categorias: CapitalEconomia

Invest.Rio recebe chineses para estreitar laços comerciais nas áreas de tecnologia e commodites

Por Leo Nogueira

O presidente da Agência de Promoção e atração de investimentos da Prefeitura do Rio (Invest.Rio), Alexandre Vermeulen, recebeu nesta quinta-feira uma comitiva da Província de Qinghai, da China, para tratar de parcerias comerciais com gestão da capital fluminense.

“Nós temos várias oportunidades de infraestrutura e tecnologia na cidade do Rio e também muito interesse em fazer convênios com plano de trabalho, atuar em cima de novas oportunidades”, disse o presidente da Invest.Rio.

Sede da Invest.Rio sedia evento

Realizado no auditório na sede da Invest.Rio, na região do Porto Maravilha, e mediado pelo presidente da Câmara de Integração, Desenvolvimento e Comércio Brasil e China (Cidecom), Mário Estrela, o encontro permeou a temática do desenvolvimento tecnológico da capital fluminense e os pontos fortes de produção comercial da província.

“A gente se reuniu com essa delegação de 16 membros da província de Qinghai com o objetivo de fortalecer as políticas públicas e privadas do Rio. O nosso principal foco é na área de tecnologia e principalmente na de commodities. Foram feitas várias apresentações e nós daremos seguimento nesse processo. Inclusive, nos próximos 15 dias irá uma delegação da prefeitura do Rio a China para dar continuidade a formalização dessa reunião”, afirmou Mário Estrela.

A delegação chinesa é a primeira que saiu da Província de Qinghai, no país asiático, após a pandemia. Juntos aos representantes comerciais, também vieram oito empresários do mercado de produção de proteína animal em busca de uma parceria comercial.

O encontro na sede do Invest.Rio contou com a mediação de Mário Estrela, ao centro na foto

O Diretor Geral Adjunto do Departamento de Comércio de Qinghai, Mr. Yang Xiaomin, fez uma apresentação sobre as principais potências comerciais de sua localidade. Ele afirmou que a indústria química é o maior forte e explanou que é interesse da província se tornar cidade irmã do Rio.

“Situada no noroeste, a província é onde tiveram origem três principais rios da China e fornece, em média, 60 bilhões de litros de água curso desses rios. Na região, temos um lago de água salgada que fornece sal como matéria prima para nossa indústria Quimica. Nossa próxima meta é construir um polo a nível mundial nesse ramo”, disse Mr. Yang Xiaomin.

Ainda de acordo com o chefe da delegação, o segundo ponto forte da província é a energia limpa, baseada também nos recursos hídricos.

Também estiveram presentes no evento representantes do presidente da Associação Comercial e Industrial do Estado do Rio, Igor Baldez; do Conselho de Administração Associação de Comércio Exterior do Brasil (AEB): e os membros do conselho jurídico da Cidecom, Dr. Alexandre Braga e Dr. Wallace Sampaio.

Posts Recentes

Alerj pode acabar com desconto sindical na folha do servidor

O deputado Rodrigo Amorim (União) quer o fim do desconto da contribuição sindical na folha…

12 horas atrás

Prêmio da ONU-Habitat reconhece Itaguaí por gestão ambiental

O município de Itaguaí, na Baixada Fluminense, foi uma das dez cidades do Estado do…

12 horas atrás

Congresso de Direito Privado debate avanços no Código Civil

O 1º Congresso de Direito Privado da Baixada Fluminense acontecerá no próximo sábado (23), no…

12 horas atrás

Casa da Cultura da Baixada recebe visita de Ministra do Chile

Na última segunda-feira (18), a Casa da Cultura da Baixada Fluminense, em São João de…

14 horas atrás

Hospital Souza Aguiar recebe equipe do G20 Social Brasil

No primeiro dia das reuniões de cúpula do G20 no Rio de Janeiro, realizadas no…

14 horas atrás

Cirurgias gratuitas com uso de robô são realizadas em Volta Redonda

Na segunda-feira (18), a cidade de Volta Redonda, no Sul Fluminense, entrou para o seleto…

14 horas atrás