Categorias: CapitalEconomia

Invest.Rio recebe chineses para estreitar laços comerciais nas áreas de tecnologia e commodites

Por Leo Nogueira

O presidente da Agência de Promoção e atração de investimentos da Prefeitura do Rio (Invest.Rio), Alexandre Vermeulen, recebeu nesta quinta-feira uma comitiva da Província de Qinghai, da China, para tratar de parcerias comerciais com a gestão da capital fluminense.

“Nós temos várias oportunidades de infraestrutura e tecnologia na cidade do Rio e também muito interesse em fazer convênios com plano de trabalho, atuar em cima de novas oportunidades”, disse o presidente da Invest.Rio.

Sede da Invest.Rio sedia evento

Realizado no auditório na sede da Invest.Rio, na região do Porto Maravilha, e mediado pelo presidente da Câmara de Integração, Desenvolvimento e Comércio Brasil e China (Cidecom), Mário Estrela, o encontro permeou a temática do desenvolvimento tecnológico da capital fluminense e os pontos fortes de produção comercial da província.

“A gente se reuniu com essa delegação de 16 membros da província de Qinghai com o objetivo de fortalecer as políticas públicas e privadas do Rio. O nosso principal foco é na área de tecnologia e principalmente na de commodities. Foram feitas várias apresentações e nós daremos seguimento nesse processo. Inclusive, nos próximos 15 dias irá uma delegação da prefeitura do Rio a China para dar continuidade a formalização dessa reunião”, afirmou Mário Estrela.

A delegação chinesa é a primeira que saiu da Província de Qinghai, no país asiático, após a pandemia. Juntos aos representantes comerciais, também vieram oito empresários do mercado de produção de proteína animal em busca de uma parceria comercial.

O encontro na sede do Invest.Rio contou com a mediação de Mário Estrela, ao centro na foto

O Diretor Geral Adjunto do Departamento de Comércio de Qinghai, Mr. Yang Xiaomin, fez uma apresentação sobre as principais potências comerciais de sua localidade. Ele afirmou que a indústria química é o maior forte e explanou que é interesse da província se tornar cidade irmã do Rio.

“Situada no noroeste, a província é onde tiveram origem três principais rios da China e fornece, em média, 60 bilhões de litros de água curso desses rios. Na região, temos um lago de água salgada que fornece sal como matéria prima para nossa indústria Quimica. Nossa próxima meta é construir um polo a nível mundial nesse ramo”, disse Mr. Yang Xiaomin.

Ainda de acordo com o chefe da delegação, o segundo ponto forte da província é a energia limpa, baseada também nos recursos hídricos.

Também estiveram presentes no evento representantes do presidente da Associação Comercial e Industrial do Estado do Rio, Igor Baldez; do Conselho de Administração Associação de Comércio Exterior do Brasil (AEB): e os membros do conselho jurídico da Cidecom, Dr. Alexandre Braga e Dr. Wallace Sampaio.

Posts Recentes

ABI tem candidato para melhorar imagem

Paralelamente à realização da IIIª Semana Nacional de Jornalismo da Associação Brasileira de Imprensa, a…

19 horas atrás

Secovi Rio apresenta análises e cenários do mercado imobiliário no SOMA Day RJ

A primeira edição do SOMA Day Rio de Janeiro, realizada no dia 28 de março…

20 horas atrás

Prefeitura de Itaperuna conclui manutenção elétrica no Cristo Redentor

A Prefeitura de Itaperuna, no Norte Fluminense, por meio da Secretaria Municipal de Turismo, finalizou…

20 horas atrás

Semana Pedagógica de Conscientização do Autismo em Mangaratiba

A Prefeitura de Mangaratiba, por meio da Secretaria de Educação, deu início na segunda-feira (31)…

21 horas atrás

Ônibus da Saúde leva vacinas à população de Nova Iguaçu

A partir desta semana, a Secretaria Municipal de Saúde de Nova Iguaçu lança o Ônibus…

21 horas atrás

Deputado quer semáforos sonoros no estado

O deputado Júlio Rocha (AGIR) é o autor do projeto de lei que prevê a…

22 horas atrás