Leste Fluminense

Maricá cria programa de bolsas estudantis

A prefeitura de Maricá, no leste fluminense, realizou na quarta-feira (29) realizou o lançamento do programa Passaporte Técnico, desenvolvido pela Secretaria de Ciência, Tecnologia e Formação e é um desdobramento do Passaporte Universitário.

O programa irá ofertar, ao todo, serão ofertadas 1.000 bolsas de estudos integrais em diferentes cursos técnicos, como eletrotécnica, enfermagem, guia de turismo, informática, radiologia, segurança do trabalho, entre outros.

Na cerimônia de lançamento, o prefeito Fabiano Horta falou sobre a valorização do ensino técnico para o desenvolvimento da cidade.

“Uma cidade que cresce numa velocidade muito rápida com muitas demandas de natureza técnica aqui em Maricá, do setor de turismo que vai crescer e tem crescido com muita potência. Aproximar a dinâmica social com as formações técnicas é um elemento muito importante para o desenvolvimento da cidade”, afirmou o prefeito.

Programa de Maricá irá abrir portas para empregos

Por sua vez, a secretária de Ciência, Tecnologia e Formação, Adriana Costa, ressaltou que além de ajudar na formação dos estudantes, o programa Passaporte Técnico também irá ajudar na busca de novos postos de trabalho.

“Quando falamos do Passaporte de um modo geral, estamos falando de conhecimento, levando a população para estudar. Muitos que vão fazer o curso de técnico poderão ter oportunidade de trabalhar nessas universidades. Além disso, muitos que já estão formados, poderão dar aula nesses cursos técnicos. Então não é só conhecimento, estamos fazendo com que a cidade tenha uma geração de renda”, completou ela.

Inscrições

O programa receberá inscrições divididas em duas categorias: concomitante (para estudantes que estiverem cursando o 1º ano do Ensino Médio em 2023) totalizando 600 bolsas, e subsequente (destinada a alunos que já concluíram o Ensino Médio) com um total de 400 bolsas. Em ambos os casos é necessário comprovar residência em Maricá há, no mínimo, três anos, ou seja, de 2020 a 2023. Não será exigida a comprovação de renda, mas o candidato possuir o CadÚnico será um dos critérios de desempate do programa, tendo em vista que o Passaporte Técnico é voltado para pessoas de baixa renda.

A Fundação Educacional Severino Sombra (USVE) já está credenciada no programa e ofertará cursos de análises clínicas; automação industrial; eletrotécnica; técnico em enfermagem; guia de turismo; informática; mecatrônica; programação de jogos; radiologia; segurança do trabalho; sistema de energia renovável e transações imobiliárias.

Criado pela Lei 3.260/2022, o Passaporte Técnico tem como objetivo investir no fornecimento de mão de obra qualificada e na educação profissionalizante, contribuindo ainda mais para o desenvolvimento sustentável da cidade e na capacitação de seus moradores. As inscrições serão iniciadas no dia 6 de dezembro, pelo site dedicado ao programa.


Quer receber esta e outras notícias diretamente no seu Whatsapp? Entre no nosso canal. Clique aqui.

Posts Recentes

Belford Roxo vence mais uma e lidera Série B2

Com três rodadas já disputadas a Série B2 do Campeonato Carioca parece estar desenhada, apesar…

14 horas atrás

Dia D de vacinação imuniza 30 mil animais em São João de Meriti

A Prefeitura de São João de Meriti promoveu, no sábado (4), o Dia D de…

15 horas atrás

São Francisco de Itabapoana promove campanha sobre riscos de agrotóxicos

A Secretaria de Saúde de São Francisco de Itabapoana, no Norte Fluminense, está realizando a…

18 horas atrás

Campanha de vacinação contra o HPV começa em São Pedro da Aldeia

A Prefeitura de São Pedro da Aldeia iniciou, nesta terça-feira (7), a campanha de vacinação…

18 horas atrás

Três praias de Saquarema conquistam o selo Bandeira Azul

A cidade de Saquarema, na Região dos Lagos, recebeu nesta sexta-feira (3) a certificação internacional…

1 dia atrás

CREA-RJ defende retomada da Linha 3 do metrô

O presidente do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Rio de Janeiro (CREA-RJ), engenheiro…

1 dia atrás