Conexão Rio-BSB

Lewandowski turbina o Rio

Por Nelson Lopes

Vem reforço na segurança do Rio! O ministro da Justiça, Ricardo Lewandowski, autorizou o envio da Força Nacional de Segurança Pública para atuar no estado em apoio aos órgãos de segurança. A decisão atende a uma solicitação das autoridades locais diante do aumento da violência e da necessidade de reforço no policiamento em áreas estratégicas. De acordo com a portaria publicada, a Força Nacional contará com apoio logístico do estado, que será responsável por fornecer a infraestrutura necessária para as operações.

A atuação da Força Nacional no Rio se soma a outras iniciativas do governo federal para fortalecer a segurança pública no estado. A medida ocorre em meio a um cenário de alta nos índices de criminalidade e de confrontos entre facções criminosas e forças policiais. O período de atuação poderá ser prorrogado caso haja necessidade e solicitação das autoridades competentes.


O Castro pediu, hein?

A decisão de Lewandowski saiu nesta quinta, dia em que o governador do Rio, Cláudio Castro, deixou Brasília. Na véspera, verdade seja dita, ele peregrinou por gabinetes em busca de soluções para o estado. No Congresso, o chefe do Executivo fluminense foi até o presidente do Senado, Davi Alcolumbre, a quem pediu para que seja pautada a sessão de derrubada dos vetos do presidente Lula ao Propag – projeto que cria bases mais palatáveis para o pagamento da dívida dos estados. O Rio, por ser um dos estados mais endividados, obviamente, tem interesse em ver o projeto sem vetos que criam dificuldades para o pagamento dos débitos.

Sem descansar, Castro foi a um jantar para a bancada fluminense oferecido pelo deputado Áureo Ribeiro. No encontro, falou com deputados sobre a necessidade de legislações específicas relativas à segurança pública. Alguns dos deputados que encontraram com ele garantem que Castro reforçou o desejo de ser candidato ao Senado em 2026 e pediu apoios dos parlamentares em suas bases eleitorais para o desafio que se avizinha.


Ceciliano de casa nova

O ex-presidente da Alerj e atual secretário especial de assuntos federativos da presidência da República, André Ceciliano, trocará de função com a reforma ministerial do governo Lula. Reconhecido pela interlocução da União com prefeitos de todo o Brasil, Ceciliano passará a trabalhar na Secretaria de Articulação Institucional (Seai) e ficará com a incumbência de ser uma espécie de ‘ponte’ entre o Planalto e o Congresso. A mexida coincide com a ida de Gleisi Hoffmann para a Secretaria de Relações Institucionais, onde ele batia ponto, e a transferencia do seu antigo chefe, Alexandre Padilha, para o Ministéria da Saúde.

Ceciliano voltou à cena em Brasília neste ano, depois de ter se licenciado, no segundo semestre do ano passado, para se dedicar à campanha vitoriosa do filho, Andrezinho Ceciliano, à prefeitura de Paracambi. O trabalho dele na Secretaria de Relações Institucionais, a SRI, foi reconhecido no Palácio do Planalto, onde foi o principal responsável pelas Caravanas Federativas, que aproximaram prefeitos da presidência da República. Ele é visto como um quadro de bom trânsito entre os petistas, por óbvio, mas capaz também de dialogar com bolsonaristas e membros do Centrão. É importante lembrar que ele presidiu a Alerj durante o auge do bolsonarismo, em 2018, e conseguiu pacificar a Casa.


O RJ terá um presidente de comissão?

Um dos nomes mais fortes da bancada fluminense junto ao presidente da Câmara, Hugo Motta, o deputado Luciano Vieira, do Republicanos, entrou de sola na divisão entre as comissões da Câmara e pediu a disputada Comissão de Esportes. Caso o colegiado fique mesmo com o partido de Hugo, caberá a Luciano presidi-lo.

A Comissão de Esportes é considerada fundamental para o setor e tem a abrangência de atender a municípios de todo o Brasil — e, é claro, do Rio. No colegiado, os membros analisam as propostas de lei que serão levadas a plenário sobre o setor, além de debaterem o orçamento que as políticas públicas relativas às atividades físicas poderão ter. Ou seja: além de jogar junto com o ministério liderado por André Fufuca, o presidente da Comissão de Esporte pode levar à frente políticas escolares e de bem estar para a população.


Quer receber esta e outras notícias diretamente no seu Whatsapp? Entre no nosso canal. Clique aqui.

Posts Recentes

Para celebrar com os pais

O Dia dos Pais chegou e preparamos uma pequena listinha para vocês aproveitarem com a…

1 dia atrás

Campos celebra 373 anos da festa do Santíssimo Salvador

Foi celebrada nesta quarta-feira (6) a Santa Missa Solene em comemoração aos 373 anos da…

1 dia atrás

“Somos um clube com menos problemas e financeiramente igual aos demais”, diz presidente do Madureira

Por Marcos Vinicius Cabral A grandeza de um clube de futebol não se resume apenas…

1 dia atrás

Mackenzie é campeão sub-09 de futsal do Rio

Em um domingo ensolarado no Grajaú Country Club, o Sport Club Mackenzie venceu por 6…

2 dias atrás

BGA RJ recebe ex-prefeito de Miguel Pereira em encontro sobre inovação

A Bolsa de Gêneros Alimentícios do Estado do Rio de Janeiro (BGA RJ) realizou, na…

2 dias atrás

Governo mandará pacote de medidas econômicas para votação na Alerj

O secretário de estado da Casa Civil, Nicola Miccione, anunciou que o governo enviará à…

2 dias atrás