Conexão Rio-BSB

Lewandowski turbina o Rio

Por Nelson Lopes

Vem reforço na segurança do Rio! O ministro da Justiça, Ricardo Lewandowski, autorizou o envio da Força Nacional de Segurança Pública para atuar no estado em apoio aos órgãos de segurança. A decisão atende a uma solicitação das autoridades locais diante do aumento da violência e da necessidade de reforço no policiamento em áreas estratégicas. De acordo com a portaria publicada, a Força Nacional contará com apoio logístico do estado, que será responsável por fornecer a infraestrutura necessária para as operações.

A atuação da Força Nacional no Rio se soma a outras iniciativas do governo federal para fortalecer a segurança pública no estado. A medida ocorre em meio a um cenário de alta nos índices de criminalidade e de confrontos entre facções criminosas e forças policiais. O período de atuação poderá ser prorrogado caso haja necessidade e solicitação das autoridades competentes.


O Castro pediu, hein?

A decisão de Lewandowski saiu nesta quinta, dia em que o governador do Rio, Cláudio Castro, deixou Brasília. Na véspera, verdade seja dita, ele peregrinou por gabinetes em busca de soluções para o estado. No Congresso, o chefe do Executivo fluminense foi até o presidente do Senado, Davi Alcolumbre, a quem pediu para que seja pautada a sessão de derrubada dos vetos do presidente Lula ao Propag – projeto que cria bases mais palatáveis para o pagamento da dívida dos estados. O Rio, por ser um dos estados mais endividados, obviamente, tem interesse em ver o projeto sem vetos que criam dificuldades para o pagamento dos débitos.

Sem descansar, Castro foi a um jantar para a bancada fluminense oferecido pelo deputado Áureo Ribeiro. No encontro, falou com deputados sobre a necessidade de legislações específicas relativas à segurança pública. Alguns dos deputados que encontraram com ele garantem que Castro reforçou o desejo de ser candidato ao Senado em 2026 e pediu apoios dos parlamentares em suas bases eleitorais para o desafio que se avizinha.


Ceciliano de casa nova

O ex-presidente da Alerj e atual secretário especial de assuntos federativos da presidência da República, André Ceciliano, trocará de função com a reforma ministerial do governo Lula. Reconhecido pela interlocução da União com prefeitos de todo o Brasil, Ceciliano passará a trabalhar na Secretaria de Articulação Institucional (Seai) e ficará com a incumbência de ser uma espécie de ‘ponte’ entre o Planalto e o Congresso. A mexida coincide com a ida de Gleisi Hoffmann para a Secretaria de Relações Institucionais, onde ele batia ponto, e a transferencia do seu antigo chefe, Alexandre Padilha, para o Ministéria da Saúde.

Ceciliano voltou à cena em Brasília neste ano, depois de ter se licenciado, no segundo semestre do ano passado, para se dedicar à campanha vitoriosa do filho, Andrezinho Ceciliano, à prefeitura de Paracambi. O trabalho dele na Secretaria de Relações Institucionais, a SRI, foi reconhecido no Palácio do Planalto, onde foi o principal responsável pelas Caravanas Federativas, que aproximaram prefeitos da presidência da República. Ele é visto como um quadro de bom trânsito entre os petistas, por óbvio, mas capaz também de dialogar com bolsonaristas e membros do Centrão. É importante lembrar que ele presidiu a Alerj durante o auge do bolsonarismo, em 2018, e conseguiu pacificar a Casa.


O RJ terá um presidente de comissão?

Um dos nomes mais fortes da bancada fluminense junto ao presidente da Câmara, Hugo Motta, o deputado Luciano Vieira, do Republicanos, entrou de sola na divisão entre as comissões da Câmara e pediu a disputada Comissão de Esportes. Caso o colegiado fique mesmo com o partido de Hugo, caberá a Luciano presidi-lo.

A Comissão de Esportes é considerada fundamental para o setor e tem a abrangência de atender a municípios de todo o Brasil — e, é claro, do Rio. No colegiado, os membros analisam as propostas de lei que serão levadas a plenário sobre o setor, além de debaterem o orçamento que as políticas públicas relativas às atividades físicas poderão ter. Ou seja: além de jogar junto com o ministério liderado por André Fufuca, o presidente da Comissão de Esporte pode levar à frente políticas escolares e de bem estar para a população.


Quer receber esta e outras notícias diretamente no seu Whatsapp? Entre no nosso canal. Clique aqui.

Posts Recentes

Três praias de Saquarema conquistam o selo Bandeira Azul

A cidade de Saquarema, na Região dos Lagos, recebeu nesta sexta-feira (3) a certificação internacional…

6 horas atrás

CREA-RJ defende retomada da Linha 3 do metrô

O presidente do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Rio de Janeiro (CREA-RJ), engenheiro…

7 horas atrás

Jonas Dico é eleito prefeito de Três Rios

A população de Três Rios, na Região Serrana, foi às urnas neste domingo (5) escolher…

14 horas atrás

FlaMaster vence amistoso em Paulo de Frontin

Por Marcos Vinicius Cabral Com gols de Zé Roberto, Marcos Denner e Nelinho, o FlaMaster…

14 horas atrás

Transplantes no Rio somam 807 no semestre

O Rio de Janeiro realizou 807 transplantes de órgãos e tecidos no primeiro semestre de…

14 horas atrás

Campanha de Multivacinação começa em Nova Iguaçu

A Prefeitura de Nova Iguaçu, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, iniciou nesta segunda-feira…

14 horas atrás