Conexão Rio-BSB

Lindbergh quer Bolsonaro com tornozeleira

Por Nelson Lopes

O líder do PT na Câmara, Lindbergh Farias (RJ), e o vice-líder do Governo na Câmara, Rogério Correia (PT-MG), protocolaram uma representação na Procuradoria-Geral da República (PGR) contra o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). Eles solicitam a adoção de medidas cautelares para impedir que Bolsonaro fuja do Brasil enquanto é julgado em inquéritos no Supremo Tribunal Federal.

Lindbergh e Rogério Correia pedem que a Justiça instale tornozeleira eletrônica no ex-presidente, além de tomar medidas que o impeçam de se aproximar de embaixadas. Os deputados ainda propõem que o ex-presidente seja obrigado a pedir permissão do STF para sair de Brasília.

“Existem elementos que indiquem que o ex-presidente pode, ainda, pretender a obtenção de asilo diplomático para evadir-se do País e, consequentemente, prejudicar a investigação criminal em andamento. Ressalta-se, neste ínterim que após ter sido alvo de operação da Polícia Federal sobre a tentativa de golpe de Estado, o denunciado passou duas noites na embaixada da Hungria em Brasília, entre os dias 12 e 14 de fevereiro de 2024”, diz um trecho do texto.


Negociações durante a folia

Na Marquês de Sapucaí não se falava em outra coisa: a nominata do PT para 2026 promete ter novas figuras capazes de mexer com o tabuleiro eleitoral da esquerda. Campeã de votos neste segmento no Rio, a vereadora Tainá de Paula é nome certo para tentar uma vaga como deputada federal no ano que vem. Carismática e forte na capital, Tainá pode conseguir uma fatia relevante de votos de outros petistas. No ano passado, ela já foi a mulher mais votada da cidade, quando recebeu 49.986 votos para a Câmara Municipal.

Em paralelo, o prefeito de Maricá, Washington Quaquá, espera fazer ao menos dois deputados federais nas próximas eleições. O filho dele, Diego Zeidan, é tudo como nome certo para ter o disputado apoio. Outro nome forte é Celso Pansera, aliado de Quaquá que também deve ser lançado. Isto não impede que Quaqua tenha ainda outros candidatos, que podem receber apoios menos explícitos.


Anielle incansável

Vai ser difícil encontrar foliã maior do que a ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco, neste carnaval. Na Sapucaí, nesta segunda-feira, ela assistiu ao desfile da sua escola de coração, o Salgueiro. Na véspera, a ministra desfilou pela Mangueira, escola que já homenageou a sua irmã, a vereadora Marielle Franco, ao lado de Marcelo Freixo e do historiador Luiz Antônio Simas, além da escritora Conceição Evaristo. Mais cedo, ela acompanhou o cortejo da Unidos de Padre Miguel. Mas, os embalos da ministra começaram bem antes.

Quem esteve na Sapucaí na semana anterior, quando foram feitos os ensaios técnicos, viu Anielle com o samba da Portela decorado na ponta da língua. Obviamente, na agenda da ministra nem tudo foi curtição. Anielle integrou a linha de frente da campanha contra o feminicidio, além de pedir pelo respeito às mulheres em parceria com a ministra dos Direitos Humanos, Macaé Evaristo.


Quer receber esta e outras notícias diretamente no seu Whatsapp? Entre no nosso canal. Clique aqui.

Posts Recentes

Instituto Coalizão e Consulado do Panamá realizarão evento no dia 19

O Instituto Coalizão, em parceria com o Consulado Geral do Panamá no Rio de Janeiro,…

23 horas atrás

Gastronomia na melhor escola

Essa colunista que vos fala se arriscou em mais um curso da tradicional Le Cordon…

1 dia atrás

Governo do Rio certifica 350 alunos do programa “Empregos Azuis”

O Governo do Estado do Rio de Janeiro formou, nesta sexta-feira (15), 350 alunos das…

1 dia atrás

De Padilha e Moraes: os encontros de Luciano Vieira

Por Nelson Lopes Deputado federal de primeiro mandato, Luciano Vieira, que está deixando o Republicanos…

1 dia atrás

Da glória à crise – A agonia de um Rio de Janeiro estratégico

*Por Marcos Luz Centro do poder e da inovação no país, o Rio de Janeiro…

1 dia atrás

Governo do Estado debate esporte adaptado no RIW 2025

O Governo do Estado do Rio de Janeiro promoveu um debate sobre Esporte e Superação:…

1 dia atrás