Na era dos procedimentos estéticos, preocupação com imagem pode revelar sérios conflitos

O surgimento quase diário de novas tecnologias ligadas à internet e rede sociais mergulhou as relações pessoais em um mundo quase utópico de tanta busca pela imagem perfeita. Quando esta preocupação ultrapassa o limite dos filtros de fotos e alterações de photoshop surge a necessidade quase obsessiva de encontrar o corpo ideal por meio de procedimentos estéticos.

A questão é que esta demanda por procedimentos estéticos, mudanças extremas na aparência e o ímpeto de se submeter a intervenções drásticas no corpo e na imagem podem ser sintomas de conflitos emocionais. Este é o ponto de partida para as reflexões apresentadas no livro Casa All – Beleza Física e Emocional, do psicólogo e consultor de imagem Guto Bolsoni.

Todos os anos, mais de 1,5 milhão de procedimentos estéticos são realizados no Brasil, segundo informações da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica. Dentre as operações mais procuradas, está a de aumento da mama, com uma média anual de 200 mil cirurgias

Em 2022, o rejuvenescimento das pálpebras e a rinoplastia devem se consolidar como tendência nos consultórios. Isso porque na pandemia, as pessoas passaram a se observar com mais frequência por meio de telas, gerando um “boom” na busca por transformações faciais.

Procedimentos estéticos e a ferida emocional

Com Casa All, Bolsoni, que tem escritórios de atendimento no Rio e em São Paulo, apresenta e discute o conceito de beleza emocional. O termo engloba o estado de harmonia entre sentimentos, afetos e a saúde mental de cada indivíduo. O autor incentiva ainda o debate sobre a busca de terapias e profissionais focados na saúde integral.

“Os procedimentos estéticos nem sempre servem para aprimorar a beleza física. Muitas vezes, funcionam apenas como anestesia na tentativa de curar uma ferida emocional”, alerta o psicólogo. No livro, ele apresenta mecanismos de reflexão para conciliar o bem-estar interno e a aceitação da própria imagem”, conta.

Ao longo das páginas, Bolsoni responde perguntas como “Qual o papel dos sentimentos na saúde mental?” e “Como curar feridas internas com um abraço?”, com destaque para a relação entre corpo e mente. Cada capítulo é um convite para revolucionar a forma como se entende e enxerga a beleza.

Livro: Casa All – Beleza Física e Emocional
Autor: Guto Bolsoni
Editora: Lisbon Press
ISBN/ASIN: 9789893725887
Páginas: 180
Preço sugerido: R$ 39,00
Link de venda:Amazon e Livraria da Travessa

Posts Recentes

Teatro João Caetano será reaberto após reforma completa

O Governo do Estado do Rio de Janeiro anunciou a reabertura do Teatro João Caetano,…

9 horas atrás

Dia de Nossa Senhora dos Remédios será celebrado em Arraial

Arraial do Cabo, a cidade da Região dos Lagos conhecida por suas belezas naturais e…

9 horas atrás

Cooperativismo financeiro: caminho para uma sociedade mais justa e próspera

*Por Ênio Meinen Recentemente, desafiei-me a refletir sobre o papel do dinheiro em nossa sociedade,…

9 horas atrás

Cavaliere pode ser o escolhido por Paes para disputar presidência da Alerj

O vice eleito de Eduardo Paes, o deputado Eduardo Cavaliere (PSD), pode ser o escolhido…

11 horas atrás

Guarda Municipal de Campos dos Goytacazes forma novos agentes

Na tarde da última terça-feira (15), a Guarda Civil Municipal de Campos dos Goytacazes, cidade…

12 horas atrás

Espetáculo Circense e Musical gratuito em Coroa Grande

Neste sábado (19), o projeto Circolar, que tem o patrocínio do Instituto Cultural Vale, por…

12 horas atrás