Na era dos procedimentos estéticos, preocupação com imagem pode revelar sérios conflitos

O surgimento quase diário de novas tecnologias ligadas à internet e rede sociais mergulhou as relações pessoais em um mundo quase utópico de tanta busca pela imagem perfeita. Quando esta preocupação ultrapassa o limite dos filtros de fotos e alterações de photoshop surge a necessidade quase obsessiva de encontrar o corpo ideal por meio de procedimentos estéticos.

A questão é que esta demanda por procedimentos estéticos, mudanças extremas na aparência e o ímpeto de se submeter a intervenções drásticas no corpo e na imagem podem ser sintomas de conflitos emocionais. Este é o ponto de partida para as reflexões apresentadas no livro Casa All – Beleza Física e Emocional, do psicólogo e consultor de imagem Guto Bolsoni.

Todos os anos, mais de 1,5 milhão de procedimentos estéticos são realizados no Brasil, segundo informações da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica. Dentre as operações mais procuradas, está a de aumento da mama, com uma média anual de 200 mil cirurgias

Em 2022, o rejuvenescimento das pálpebras e a rinoplastia devem se consolidar como tendência nos consultórios. Isso porque na pandemia, as pessoas passaram a se observar com mais frequência por meio de telas, gerando um “boom” na busca por transformações faciais.

Procedimentos estéticos e a ferida emocional

Com Casa All, Bolsoni, que tem escritórios de atendimento no Rio e em São Paulo, apresenta e discute o conceito de beleza emocional. O termo engloba o estado de harmonia entre sentimentos, afetos e a saúde mental de cada indivíduo. O autor incentiva ainda o debate sobre a busca de terapias e profissionais focados na saúde integral.

“Os procedimentos estéticos nem sempre servem para aprimorar a beleza física. Muitas vezes, funcionam apenas como anestesia na tentativa de curar uma ferida emocional”, alerta o psicólogo. No livro, ele apresenta mecanismos de reflexão para conciliar o bem-estar interno e a aceitação da própria imagem”, conta.

Ao longo das páginas, Bolsoni responde perguntas como “Qual o papel dos sentimentos na saúde mental?” e “Como curar feridas internas com um abraço?”, com destaque para a relação entre corpo e mente. Cada capítulo é um convite para revolucionar a forma como se entende e enxerga a beleza.

Livro: Casa All – Beleza Física e Emocional
Autor: Guto Bolsoni
Editora: Lisbon Press
ISBN/ASIN: 9789893725887
Páginas: 180
Preço sugerido: R$ 39,00
Link de venda:Amazon e Livraria da Travessa

Posts Recentes

Jurema Bar vai de anarriê

No dia 12, das 12h às 22h, o Jurema Bar — localizado entre a boemia…

1 dia atrás

Michelle dá recado a Sóstenes: nada de mensagem para Bolsonaro

Por Nelson Lopes Michelle Bolsonaro foi direta com Sóstenes Cavalcante: não quer saber de mensagens…

2 dias atrás

Atletas de Rio das Ostras brilham em competição estadual

Atletas de Rio das Ostras, cidade da Região dos Lagos, conquistaram importantes resultados na Copa…

2 dias atrás

São Francisco de Itabapoana convoca aprovados em concurso

A Prefeitura de São Francisco de Itabapoana, no Norte Fluminense, convocou os candidatos aprovados nos…

2 dias atrás

Hospitais do RJ terão terapeutas ocupacionais obrigatórios

As equipes multidisciplinares dos hospitais públicos e privados do Estado do Rio de Janeiro passarão…

3 dias atrás

Festa do Aipim movimenta Tinguá com cultura e gastronomia

A tradicional Festa do Aipim está de volta ao distrito de Tinguá, em Nova Iguaçu,…

3 dias atrás