Economia

Lojas físicas do Rio apostam na Black Friday para impulsionar vendas

Uma pesquisa realizada pelo Clube de Diretores Lojistas do Rio de Janeiro (CDLRio) e pelo Sindicato dos Lojistas do Comércio do Município do Rio de Janeiro (SindilojasRio) revelou que, assim como no ano passado, cerca de 95% dos lojistas da capital fluminense participarão da Black Friday este ano. O levantamento, que entrevistou 250 lojistas, aponta para uma ampla adesão das lojas físicas, tanto de rua quanto de shopping, que visam atrair consumidores com descontos competitivos e outras vantagens.

Para os comerciantes, um dos principais atrativos das lojas físicas durante a Black Friday é a possibilidade de os consumidores levarem o produto imediatamente, sem precisar esperar por entregas, além de terem uma maior flexibilidade na negociação de preços. Esta é uma vantagem que muitas vezes não se aplica nas compras online, reforçando o apelo do comércio físico nessa data.

Crescimento das lojas físicas é esperado com descontos de até 50%

A pesquisa traz boas expectativas para este ano: 88% dos lojistas acreditam que as promoções de Black Friday poderão aumentar as vendas em até 10%, com descontos que variam entre 20% e 50%, conforme o nível de estoque e o planejamento para a temporada. No ano anterior, a expectativa de crescimento era de 12%, mas o aumento real das vendas ficou próximo a 10%, com variações de acordo com o setor.

Com a adesão da maioria das lojas físicas à Black Friday, o evento deixa de ser um fenômeno exclusivo do e-commerce e passa a ser uma data estratégica para o comércio de rua e os centros comerciais do Rio. Os lojistas apostam na variedade de produtos — de eletrodomésticos a vestuário e itens de decoração — como atrativo para os consumidores.

O valor médio das compras, esperado nesta Black Friday, está entre R$ 150 e R$ 350, com a maior parte das transações realizadas via cartão de crédito (55%) e um número considerável de compras parceladas (66%). Outras formas de pagamento como cartão de débito, PIX, dinheiro e crediário também serão aceitas.

Aldo Gonçalves, presidente do CDLRio e do SindilojasRio, acredita que as vendas durante a Black Friday podem ter impacto direto nas compras de Natal, já que a antecipação de consumo em novembro pode reduzir parte da demanda de dezembro. “Num momento em que indicadores como volume de vendas, mercado de trabalho e renda estão aquecidos, a Black Friday pode servir como uma prévia das vendas de Natal, especialmente para segmentos que concentram uma boa parcela do 13º salário dos consumidores”, explica Gonçalves.

A Black Friday deste ano é vista, assim, como uma oportunidade para os lojistas alavancarem o faturamento e se prepararem para o começo de 2025. Gonçalves conclui: “Com a liberdade de mercado e a concorrência, os lojistas podem ajustar suas estratégias para aproveitar o evento e fechar o ano com resultados positivos, o que é essencial para manter o ritmo mesmo em períodos menos movimentados.”


Quer receber esta e outras notícias diretamente no seu Whatsapp? Entre no nosso canal. Clique aqui.
 

Posts Recentes

Obras no ginásio poliesportivo de Macaé entram na fase final

As obras no Ginásio Poliesportivo Engenheiro Maurício Soares Bittencourt, no bairro Sol y Mar, em…

7 horas atrás

Pela 1ª vez em Valença, Creci-RJ Itinerante leva informação moradores da cidade

A van do Creci-RJ Itinerante passou pela Praça Visconde do Rio Preto, em Valença, na…

8 horas atrás

Redução de ICMS para quem polui menos

A deputada Carla Machado (PT) está propondo, através de projeto de lei, que o Governo…

9 horas atrás

BR-101: contrato de concessão será modernizado

O Tribunal de Contas da União (TCU) aprovou na última quarta-feira (30) a repactuação do…

10 horas atrás

Piraí completa 187 anos com volta de Pezão à Prefeitura

O município de Piraí, no Sul Fluminense, completou 187 anos em 17 de outubro, celebrando…

10 horas atrás

Comissão Especial do Autismo é instalada na Câmara do Rio

A Câmara dos Vereadores do Rio de Janeiro instalou, nesta terça-feira (29), a Comissão Especial…

1 dia atrás