Economia

Lojistas cariocas projetam aumento de 4% nas vendas de Natal

Os lojistas do Rio de Janeiro estão otimistas com as vendas para o Natal de 2024. Segundo pesquisa realizada pelo Clube de Diretores Lojistas do Rio de Janeiro (CDLRio) e pelo Sindicato dos Lojistas do Comércio do Rio de Janeiro (SindilojasRio), a expectativa é de um aumento de 4% em relação ao ano anterior. O levantamento, que entrevistou 350 lojistas, revelou que 85% deles acreditam em crescimento nas vendas, com 60% desse grupo apostando em resultados que podem superar a previsão inicial, chegando a 5%.

Apesar das boas perspectivas, o presidente das entidades, Aldo Gonçalves, destacou os desafios enfrentados pelo setor, como desordem urbana, aumento de impostos e o impacto do comércio informal. “Nossas informações revelaram-se promissoras na medida em que a maioria dos pesquisados estimou aumento de vendas diante do resultado natalino de 2023. Isso é bom diante de um cenário desafiador para o lojista, que vem enfrentando várias barreiras como desordem urbana, aumento de impostos e camelotagem”, afirmou.

Lojistas também usam a internet para impulsionar as vendas

A pesquisa também evidenciou a importância das redes sociais e da mídia eletrônica para impulsionar os negócios. Todos os entrevistados reconheceram o papel estratégico dessas ferramentas na captação e fidelização de clientes. Promoções, descontos e condições facilitadas de pagamento estão entre as estratégias adotadas pelos lojistas para atrair consumidores neste período.

Os segmentos de maior expectativa para o Natal incluem roupas, calçados, brinquedos, bolsas e acessórios, celulares, perfumaria/beleza e bijuterias. Outro ponto positivo apontado pela pesquisa foi o planejamento em relação aos estoques: cerca de 90% dos lojistas consideram o volume de mercadorias adequado à demanda projetada para o fim do ano.

Aldo Gonçalves concluiu reforçando o compromisso dos lojistas com a experiência de compra. “É o mercado através das suas nuances e dinâmica ditando o comportamento dos agentes econômicos. Neste contexto, os lojistas vão se organizando para entregar ao consumidor a melhor experiência de compra objetivando fidelizá-lo sempre que possível para rentabilizar o seu negócio”.


Quer receber esta e outras notícias diretamente no seu Whatsapp? Entre no nosso canal. Clique aqui.

Posts Recentes

São Francisco de Itabapoana promove campanha sobre riscos de agrotóxicos

A Secretaria de Saúde de São Francisco de Itabapoana, no Norte Fluminense, está realizando a…

27 minutos atrás

Campanha de vacinação contra o HPV começa em São Pedro da Aldeia

A Prefeitura de São Pedro da Aldeia iniciou, nesta terça-feira (7), a campanha de vacinação…

43 minutos atrás

Três praias de Saquarema conquistam o selo Bandeira Azul

A cidade de Saquarema, na Região dos Lagos, recebeu nesta sexta-feira (3) a certificação internacional…

17 horas atrás

CREA-RJ defende retomada da Linha 3 do metrô

O presidente do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Rio de Janeiro (CREA-RJ), engenheiro…

18 horas atrás

Jonas Dico é eleito prefeito de Três Rios

A população de Três Rios, na Região Serrana, foi às urnas neste domingo (5) escolher…

1 dia atrás

FlaMaster vence amistoso em Paulo de Frontin

Por Marcos Vinicius Cabral Com gols de Zé Roberto, Marcos Denner e Nelinho, o FlaMaster…

1 dia atrás