Segundo pesquisa, a maioria dos comerciantes prevê crescimento nas vendas natalinas. (Foto de banco de imagens)
Os lojistas do Rio de Janeiro estão otimistas com as vendas para o Natal de 2024. Segundo pesquisa realizada pelo Clube de Diretores Lojistas do Rio de Janeiro (CDLRio) e pelo Sindicato dos Lojistas do Comércio do Rio de Janeiro (SindilojasRio), a expectativa é de um aumento de 4% em relação ao ano anterior. O levantamento, que entrevistou 350 lojistas, revelou que 85% deles acreditam em crescimento nas vendas, com 60% desse grupo apostando em resultados que podem superar a previsão inicial, chegando a 5%.
Apesar das boas perspectivas, o presidente das entidades, Aldo Gonçalves, destacou os desafios enfrentados pelo setor, como desordem urbana, aumento de impostos e o impacto do comércio informal. “Nossas informações revelaram-se promissoras na medida em que a maioria dos pesquisados estimou aumento de vendas diante do resultado natalino de 2023. Isso é bom diante de um cenário desafiador para o lojista, que vem enfrentando várias barreiras como desordem urbana, aumento de impostos e camelotagem”, afirmou.
A pesquisa também evidenciou a importância das redes sociais e da mídia eletrônica para impulsionar os negócios. Todos os entrevistados reconheceram o papel estratégico dessas ferramentas na captação e fidelização de clientes. Promoções, descontos e condições facilitadas de pagamento estão entre as estratégias adotadas pelos lojistas para atrair consumidores neste período.
Os segmentos de maior expectativa para o Natal incluem roupas, calçados, brinquedos, bolsas e acessórios, celulares, perfumaria/beleza e bijuterias. Outro ponto positivo apontado pela pesquisa foi o planejamento em relação aos estoques: cerca de 90% dos lojistas consideram o volume de mercadorias adequado à demanda projetada para o fim do ano.
Aldo Gonçalves concluiu reforçando o compromisso dos lojistas com a experiência de compra. “É o mercado através das suas nuances e dinâmica ditando o comportamento dos agentes econômicos. Neste contexto, os lojistas vão se organizando para entregar ao consumidor a melhor experiência de compra objetivando fidelizá-lo sempre que possível para rentabilizar o seu negócio”.
Quer receber esta e outras notícias diretamente no seu Whatsapp? Entre no nosso canal. Clique aqui.
Neste mês de maio, aquela época especial de brinde às noivas, o VINO! Copacabana tem…
Nesta sexta-feira (16), o Instituto Coalizão Rio, em parceria com o Sistema OCB/RJ, promoveu o…
A Prefeitura de Maricá, no Leste Fluminense, por meio da Secretaria de Pessoa com Deficiência…
A Secretaria de Saúde de Belford Roxo promoveu, nesta quinta-feira (15), o Curso de Capacitação…
Por Nelson Lopes Pode sair do Senado o nome do vice-candidato na chapa encabeçada por…
Até esta sexta-feira (16), passageiros que passarem pela estação Carioca/Centro do MetrôRio poderão participar de…