Norte Fluminense

Macaé reúne professores em evento intermunicipal

Professores e educadores estiveram em Macaé, no Norte Fluminense, para etapa intermunicipal da Conferência Nacional da Educação (Conae). O encontro, promovido na Cidade Universitária, reuniu representantes do próprio município, além de Rio das Ostras, Carapebus, Quissamã e Casimiro de Abreu.

O objetivo do encontro foi discutir sete eixos do “Plano Nacional de Educação 2024-2034: Política de Estado para garantir a educação como um direito humano com justiça social e desenvolvimento socioambiental sustentável”.

A secretária municipal de Educação, Leandra Lopes, destacou que do encontro deverá sair uma proposta que buscará elaborar um documento integrado e democrático.

“Os municípios da região estão envolvidos na construção de um diagnóstico que seja exequível e com qualidade. As nossas propostas irão para a etapa estadual e, posteriormente, para a nacional”, disse a secretária.

Macaé estará em evento nacional em 2024

A Conferência Nacional, programada para o início de 2024 pelo Ministério da Educação, está sendo precedida pelas etapas municipais e estaduais. Seus resultados incluirão não apenas o diagnóstico da situação educacional, mas também as diretrizes, metas e estratégias para a próxima década. De acordo com a secretária de Educação, o município enviará delegados para o evento.

Os eixos da intermunicipal debateram assuntos como: ações integradas e intersetoriais, em regime de colaboração interfederativa; garantia do direito de todas as pessoas à educação de qualidade social; educação, direitos humanos, inclusão e diversidade; gestão democrática e educação de qualidade; valorização de profissionais da educação; financiamento público da educação pública; educação comprometida com a justiça social, a proteção da biodiversidade, o desenvolvimento socioambiental sustentável.

A Conae tem objetivos específicos, como avaliar a implementação do Plano Nacional de Educação (PNE) vigente, subsidiar a elaboração do próximo (decênio 2024-2034) e contribuir para a identificação dos desafios e necessidades educacionais. Além disso, a conferência produzirá referências que orientarão a formulação e implementação dos planos de educação estaduais, distrital e municipais.


Quer receber esta e outras notícias diretamente no seu Whatsapp? Entre no nosso canal. Clique aqui.

Posts Recentes

Alerj pode acabar com desconto sindical na folha do servidor

O deputado Rodrigo Amorim (União) quer o fim do desconto da contribuição sindical na folha…

18 horas atrás

Prêmio da ONU-Habitat reconhece Itaguaí por gestão ambiental

O município de Itaguaí, na Baixada Fluminense, foi uma das dez cidades do Estado do…

19 horas atrás

Congresso de Direito Privado debate avanços no Código Civil

O 1º Congresso de Direito Privado da Baixada Fluminense acontecerá no próximo sábado (23), no…

19 horas atrás

Casa da Cultura da Baixada recebe visita de Ministra do Chile

Na última segunda-feira (18), a Casa da Cultura da Baixada Fluminense, em São João de…

21 horas atrás

Hospital Souza Aguiar recebe equipe do G20 Social Brasil

No primeiro dia das reuniões de cúpula do G20 no Rio de Janeiro, realizadas no…

21 horas atrás

Cirurgias gratuitas com uso de robô são realizadas em Volta Redonda

Na segunda-feira (18), a cidade de Volta Redonda, no Sul Fluminense, entrou para o seleto…

21 horas atrás