Modernização em Macaé: Na foto (esq. p/ dir.), Fernando Eira (Fiscal de Obras Enel), Leonardo Arantes (Gerente Comercial da VA Engenharia), Fabiano Silva (Presidente do Conselho do Consumidor da Enel), Marcelle Bastos (Coordenadora Técnica de Projetos da Enel), Eduardo Frauche (Responsável Técnico de Eficiência Energética da Enel Rio), Leonardo Moura (Fiscal de Obras Enel), Marcelo Oliveira (Secretario de Iluminação Pública de Macaé), José Luiz Freitas (Engenheiro Eletricista de Macaé), Thiago Rocha (Secretário de Políticas Energéticas) e Ezaquiel Conceição (Vice-Presidente do Conselho do Consumidor da Enel)
A Prefeitura de Macaé, no Norte Fluminense, entregou a obra de modernização da iluminação pública do município, realizada por meio do Programa de Eficiência Energética da Enel. Pela iniciativa, foram investidos cerca de R$ 800 mil na substituição de 464 lâmpadas por modelos econômicos de LED. A ação faz parte da Chamada Pública de Projetos financiada com recursos do Programa de Eficiência Energética, regulado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).
O coordenador de Iluminação Pública de Macaé, Marcelo Oliveira, destacou os ganhos da execução do programa. “É uma felicidade muito grande para um gestor ter uma obra concluída. Esse projeto foi de grande valia para Macaé, somando com os nossos esforços na administração de mais de 30 mil pontos de luz”, afirmou.
As lâmpadas de LED foram instaladas em trechos de grande circulação: Avenida Agenor de Caldas e Avenida Rui Barbosa, no Centro, além da Avenida Hildebrando Alves Barbosa e Avenida Tancredo Neves, no Parque Aeroporto.
Marcelle Bastos, coordenadora técnica de Projetos de Eficiência – Enel Rio destacou os benefícios da implantação do novo sistema de iluminação.
“Eficiência energética implica em menos consumo, com maior potência de energia. O trabalho desenvolvido em Macaé representa uma economia de 525,22 MWh/ano, suficiente, por exemplo, para abastecer mensalmente 257 casas populares. Além dos ganhos ao meio ambiente, com a redução da emissão de 32,4 toneladas de gás carbônico (CO2), e aos cofres públicos, com a diminuição de um gasto de cerca de R$ 190 mil anuais”, detalhou.
Responsável pela área de Sustentabilidade da Enel no Rio, Leonardo Soares ressaltou que a modernização dos equipamentos também implica em mais segurança para os moradores de Macaé.
“Essa obra de iluminação pública vai beneficiar a região de Macaé, por permitir que as pessoas possam circular nas ruas com mais segurança e tranquilidade, além de promover maior eficiência no uso da energia elétrica pela utilização da tecnologia LED, que reduz as ocorrências de lâmpadas queimadas e gera uma maior economia na fatura de energia da Prefeitura”, concluiu.
A Fundação de Apoio à Escola Técnica (Faetec) está com inscrições abertas para o processo…
A cidade de São João de Meriti, na Baixada Fluminense, deu um passo relevante na…
A Prefeitura de Macaé, no Norte Fluminense, por meio da Secretaria de Trabalho e Renda,…
Por Juedir Teixeira* No atual cenário do varejo, no qual a volatilidade e a rapidez…
A fábrica da Granado, localizada em Japeri, foi palco, no último dia 15, de um…
A Prefeitura de Maricá lançou, no último dia 13 de maio, o projeto "Guarda Mirim",…