Leste Fluminense

MARAEY e Prefeitura de Maricá assinam parceria para obras

A Prefeitura de Maricá e o projeto turístico-residencial MARAEY firmaram, nesta quarta-feira (24), um acordo de intenção para financiar obras de infraestrutura em áreas de interesse público ligadas ao empreendimento. O investimento, de R$360 milhões, será viabilizado por meio da Maricá Global Invest (MGI), empresa pública criada pelo município.

As intervenções incluem a construção de estradas, pavimentação, redes de eletricidade, saneamento e abastecimento de água potável. Segundo a Prefeitura, a estimativa é de geração de 8 mil empregos na fase de construção e 4,5 mil postos permanentes após a conclusão da primeira etapa, além de arrecadação anual de R$485 milhões em impostos.

O prefeito Washington Quaquá destacou a relevância do projeto. “São obras que vão transformar a mobilidade urbana, elevar a qualidade de vida da população e consolidar Maricá como uma referência mundial em turismo sustentável”, afirmou.

Entre as contrapartidas, estão a doação de 16 quilômetros de vias rápidas, incluindo a ligação viária entre Itaipuaçu e Barra de Maricá, a integração da Comunidade de Zacarias ao centro da cidade, com regularização fundiária, e o acesso facilitado a praias e áreas turísticas.

Outro destaque é a implantação da maior ciclovia em empreendimentos privados do Brasil, com 20 quilômetros de extensão e acesso público, além da criação da 5ª maior Reserva Particular do Patrimônio Natural de restinga do país e de um Centro de Referência Ambiental para estudos científicos.

Sobre o MARAEY

Premiado pelo Americas Property Awards (2023-2024) como melhor projeto de usos públicos do mundo, o MARAEY reúne hotéis internacionais, universidade de hotelaria, campo de golfe e áreas de lazer. Apenas 6,6% da área será edificada, com recuperação de 270 hectares de vegetação nativa.

De acordo com os responsáveis, o empreendimento se propõe a unir crescimento econômico, sustentabilidade e inclusão social. “MARAEY foi desenhado por e para Maricá, garantindo o desenvolvimento sustentável da região e a preservação da Restinga de Maricá como patrimônio natural”, ressaltou David Galipienzo, diretor-executivo do projeto.


Quer receber esta e outras notícias diretamente no seu Whatsapp? Entre no nosso canal. Clique aqui.

Posts Recentes

Três praias de Saquarema conquistam o selo Bandeira Azul

A cidade de Saquarema, na Região dos Lagos, recebeu nesta sexta-feira (3) a certificação internacional…

9 horas atrás

CREA-RJ defende retomada da Linha 3 do metrô

O presidente do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Rio de Janeiro (CREA-RJ), engenheiro…

10 horas atrás

Jonas Dico é eleito prefeito de Três Rios

A população de Três Rios, na Região Serrana, foi às urnas neste domingo (5) escolher…

16 horas atrás

FlaMaster vence amistoso em Paulo de Frontin

Por Marcos Vinicius Cabral Com gols de Zé Roberto, Marcos Denner e Nelinho, o FlaMaster…

17 horas atrás

Transplantes no Rio somam 807 no semestre

O Rio de Janeiro realizou 807 transplantes de órgãos e tecidos no primeiro semestre de…

17 horas atrás

Campanha de Multivacinação começa em Nova Iguaçu

A Prefeitura de Nova Iguaçu, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, iniciou nesta segunda-feira…

17 horas atrás