Evento cristão acontece neste sábado (24), das 14h às 23h, na Praça da Apoteose, no Centro. (Foto: Fabio Motta / Prefeitura do Rio)
A Prefeitura do Rio de Janeiro preparou uma operação especial para a Marcha para Jesus, evento cristão que acontece neste sábado (24), das 14h às 23h, na Praça da Apoteose, no Centro da cidade. Com expectativa de reunir aproximadamente 300 mil pessoas — 40 mil delas apenas dentro do Sambódromo —, a ação envolve sete secretarias e órgãos municipais, com foco no monitoramento da ordem pública, organização do trânsito, funcionamento do transporte e limpeza urbana.
O evento, que integra o calendário oficial da cidade, terá como tema “A Paz é Para Todos” e busca promover a espiritualidade, a paz e a unidade entre os cristãos. A entrada é gratuita. A concentração ocorrerá na Avenida Presidente Vargas, na altura da Avenida Passos, com caminhada até a Praça da Apoteose, onde haverá shows de nomes como Aline Barros, Thalles Roberto, Midian Lima, entre outros.
O COR-Rio usará cerca de 70 câmeras e dois drones para monitorar a movimentação de público, com apoio de mais de 100 operadores. As interdições viárias começam na noite desta sexta-feira (23), com bloqueios em trechos da Avenida Presidente Vargas e vias adjacentes, e continuam ao longo do sábado. Um total de 74 agentes da CET-Rio, Guarda Municipal e apoiadores de tráfego atuarão na organização do trânsito e orientação aos motoristas.
Haverá ainda proibição de estacionamento em diversas ruas e a criação de bolsões para ônibus fretados. A Rua Amoroso Lima terá sentido invertido no sábado.
A Comlurb empregará 146 profissionais de limpeza em dois turnos, com apoio de caminhões, pipas d’água e contêineres distribuídos pela área do evento. A Secretaria de Ordem Pública e a Guarda Municipal atuarão com 95 agentes no ordenamento urbano e de trânsito, além de viaturas e reboques.
No transporte, o VLT Carioca funcionará das 5h às 23h com operação especial, e o MetrôRio estenderá o funcionamento até meia-noite. Estações como Central e Uruguaiana são recomendadas para chegada; Praça Onze e Central, para retorno. A SuperVia disponibilizará trens extras nos ramais Japeri, Santa Cruz e Saracuruna após o evento, com embarques até 22h15 na Central.
A organização do evento disponibilizará quatro postos médicos, 70 banheiros químicos e contará com a presença de 35 brigadistas. Mais de 70 profissionais de saúde estarão de plantão, e quatro ambulâncias acompanharão os trios elétricos.
A Secretaria de Políticas para Mulheres e Cuidados levará a campanha Rio Mais Seguro para as Mulheres ao evento, com distribuição de materiais informativos, mobilizadoras em campo e adesivagem dos banheiros femininos com QR codes para acesso a serviços de apoio.
Quer receber esta e outras notícias diretamente no seu Whatsapp? Entre no nosso canal. Clique aqui.
A vice-presidente da Associação Comercial do Rio de Janeiro (ACRJ), Aspásia Camargo, é uma das…
A Federação das Indústrias do Rio de Janeiro (Firjan) e a Fundação Carlos Chagas Filho…
Por Nelson Lopes Neguinho da Beija-Flor, o lendário intérprete do Carnaval carioca, desistiu de ser…
O Hospital Municipal São Sebastião, em Varre-Sai, no Noroeste Fluminense, passou a contar com uma…
A Prefeitura de São João de Meriti, por meio de suas secretarias, iniciou uma ação…
Celebrado em 16 de janeiro, o Dia do Cortador de Cana-de-Açúcar chama a atenção para…