Capital

Marcha para Jesus terá esquema especial da Prefeitura do Rio

A Prefeitura do Rio de Janeiro preparou uma operação especial para a Marcha para Jesus, evento cristão que acontece neste sábado (24), das 14h às 23h, na Praça da Apoteose, no Centro da cidade. Com expectativa de reunir aproximadamente 300 mil pessoas — 40 mil delas apenas dentro do Sambódromo —, a ação envolve sete secretarias e órgãos municipais, com foco no monitoramento da ordem pública, organização do trânsito, funcionamento do transporte e limpeza urbana.

O evento, que integra o calendário oficial da cidade, terá como tema “A Paz é Para Todos” e busca promover a espiritualidade, a paz e a unidade entre os cristãos. A entrada é gratuita. A concentração ocorrerá na Avenida Presidente Vargas, na altura da Avenida Passos, com caminhada até a Praça da Apoteose, onde haverá shows de nomes como Aline Barros, Thalles Roberto, Midian Lima, entre outros.

Monitoramento da Marcha para Jesus

O COR-Rio usará cerca de 70 câmeras e dois drones para monitorar a movimentação de público, com apoio de mais de 100 operadores. As interdições viárias começam na noite desta sexta-feira (23), com bloqueios em trechos da Avenida Presidente Vargas e vias adjacentes, e continuam ao longo do sábado. Um total de 74 agentes da CET-Rio, Guarda Municipal e apoiadores de tráfego atuarão na organização do trânsito e orientação aos motoristas.

Haverá ainda proibição de estacionamento em diversas ruas e a criação de bolsões para ônibus fretados. A Rua Amoroso Lima terá sentido invertido no sábado.

A Comlurb empregará 146 profissionais de limpeza em dois turnos, com apoio de caminhões, pipas d’água e contêineres distribuídos pela área do evento. A Secretaria de Ordem Pública e a Guarda Municipal atuarão com 95 agentes no ordenamento urbano e de trânsito, além de viaturas e reboques.

No transporte, o VLT Carioca funcionará das 5h às 23h com operação especial, e o MetrôRio estenderá o funcionamento até meia-noite. Estações como Central e Uruguaiana são recomendadas para chegada; Praça Onze e Central, para retorno. A SuperVia disponibilizará trens extras nos ramais Japeri, Santa Cruz e Saracuruna após o evento, com embarques até 22h15 na Central.

A organização do evento disponibilizará quatro postos médicos, 70 banheiros químicos e contará com a presença de 35 brigadistas. Mais de 70 profissionais de saúde estarão de plantão, e quatro ambulâncias acompanharão os trios elétricos.

A Secretaria de Políticas para Mulheres e Cuidados levará a campanha Rio Mais Seguro para as Mulheres ao evento, com distribuição de materiais informativos, mobilizadoras em campo e adesivagem dos banheiros femininos com QR codes para acesso a serviços de apoio.


Quer receber esta e outras notícias diretamente no seu Whatsapp? Entre no nosso canal. Clique aqui.

Posts Recentes

Livro debate o papel histórico do Rio como capital do Brasil

A vice-presidente da Associação Comercial do Rio de Janeiro (ACRJ), Aspásia Camargo, é uma das…

9 horas atrás

Firjan e Faperj ampliam parceria para inovação industrial

A Federação das Indústrias do Rio de Janeiro (Firjan) e a Fundação Carlos Chagas Filho…

10 horas atrás

Neguinho fora, Benedita dentro!

Por Nelson Lopes Neguinho da Beija-Flor, o lendário intérprete do Carnaval carioca, desistiu de ser…

11 horas atrás

Hospital de Varre-Sai recebe mini-subestação exclusiva de energia

O Hospital Municipal São Sebastião, em Varre-Sai, no Noroeste Fluminense, passou a contar com uma…

12 horas atrás

Plano de Contingência é ativado em São João de Meriti após temporal

A Prefeitura de São João de Meriti, por meio de suas secretarias, iniciou uma ação…

12 horas atrás

Dia do Cortador de Cana reforça importância da atividade no RJ

Celebrado em 16 de janeiro, o Dia do Cortador de Cana-de-Açúcar chama a atenção para…

12 horas atrás