Prefeitura de Maricá promove curso de controle biológico para agricultores rurais

O controle biológico é extremamente importante para a agricultura brasileira e é fundamental para a redução na aplicação de agrotóxicos no cultivo de alimentos.

Por isso, o Inova Agroecologia Maricá, projeto realizado pela Biotec, Companhia de Desenvolvimento de Maricá (Codemar) e Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), promoveu, na Fazenda Pública Joaquín Piñero, no Espraiado, no Leste Fluminense, o curso de controle biológico, destinado a produtores rurais da cidade, para que se potencialize a compreensão sobre o controle de pragas sem utilização de agrotóxicos em plantações.

Entre aulas teóricas e práticas sobre controle biológico, na horta da Cooperativa de Trabalho em Assessoria a Empresas Sociais em Assentamentos de Reforma Agrária (Cooperar), os agricultores presentes participaram de debates sobre a prática de controle biológico, que favorece a agricultura sustentável e é de alta produtividade. 

“É um método onde usamos inimigos naturais, insetos benéficos, que se alimentam das pragas, como vespas e insetos predadores, como joaninhas. O produtor precisa saber identificar o que é praga, que é o animal que causa dano econômico. Ele deve aprender formas de avaliar,  inspecionar a plantação periodicamente, seja semanal ou quinzenal, fazendo monitoramento, acompanhando o nível de controle e utilizando aplicação de  produtos alternativos”, explica o engenheiro agrônomo  e consultor em controle de pragas, Mauri Filho.

O secretário de Agricultura, Pecuária e Pesca de Maricá, Julio Carolino, destacou que a união dos órgãos municipais fomenta a produção na cidade. 

“Essa união entre a Codemar, secretaria de Agricultura, Cooperar e Inova é um grande golaço do nosso governo. Esse trabalho de capacitação é de suma importância já que Maricá é uma cidade que sempre teve esse viés agrícola, pecuário e pesqueiro, e capacitando eles, estamos fomentando a produção em nossa cidade. Hoje é super importante realizar capacitações, que visam o aumento da produção em nossa cidade, gerando renda”, afirma Carolino.

Controle biológico reduz o risco de poluição ambiental

De acordo com a residente agrônoma do Inova Agroecologia, Aline Costa, existe no ecossistema organismos vivos que se alimentam de plantas e animais, que têm benefícios do controle biológico, em comparação ao controle químico, como evitar alimentos contaminados, redução do  risco de poluição ambiental, evitar o uso de agrotóxicos e fortalecer a agricultura orgânica. 

“Nesta aula prática estamos verificando no local as pragas, junto aos agricultores que também irão aprender como cultivar os microrganismos para a realização deste controle”, conta.

Técnica de campo da Cooperar, Angélica Laurindo acompanhou a visita com otimismo. 

“Nos colocamos como companheiros do Inova, até porque estamos dentro da mesma temática no município de Maricá. É muito importante a gente ter essa colaboração em prol da agroecologia do município, visto que é um projeto que visa a soberania alimentar, difusão de tecnologias e nas nossas unidades que já estão implantadas e em período de expansão, até para eles adaptarem e conseguirem ajustar algumas demandas que eles também têm, sempre trocando e compartilhando experiências”, finaliza.

Posts Recentes

Jurema Bar vai de anarriê

No dia 12, das 12h às 22h, o Jurema Bar — localizado entre a boemia…

4 horas atrás

Michelle dá recado a Sóstenes: nada de mensagem para Bolsonaro

Por Nelson Lopes Michelle Bolsonaro foi direta com Sóstenes Cavalcante: não quer saber de mensagens…

12 horas atrás

Atletas de Rio das Ostras brilham em competição estadual

Atletas de Rio das Ostras, cidade da Região dos Lagos, conquistaram importantes resultados na Copa…

12 horas atrás

São Francisco de Itabapoana convoca aprovados em concurso

A Prefeitura de São Francisco de Itabapoana, no Norte Fluminense, convocou os candidatos aprovados nos…

12 horas atrás

Hospitais do RJ terão terapeutas ocupacionais obrigatórios

As equipes multidisciplinares dos hospitais públicos e privados do Estado do Rio de Janeiro passarão…

1 dia atrás

Festa do Aipim movimenta Tinguá com cultura e gastronomia

A tradicional Festa do Aipim está de volta ao distrito de Tinguá, em Nova Iguaçu,…

1 dia atrás