Política

Maricá e Havana firmam acordo de irmandade

Durante visita oficial a Havana, capital de Cuba, o prefeito de Maricá, Washington Quaquá (PT), formalizou um acordo de irmandade entre a cidade do Leste Fluminense e o município cubano. O anúncio foi feito por meio das redes sociais do prefeito nesta segunda-feira (5). A parceria foi firmada com a governadora de Havana, Yanet Hernández Pérez, durante um jantar realizado na Casa de la Amistad, sede do governo municipal da capital cubana.

Segundo Quaquá, o convite para o encontro partiu da própria governadora, e a iniciativa visa fortalecer os laços culturais e institucionais entre as duas cidades. O documento que oficializa o acordo de cidades-irmãs foi assinado no encontro, consolidando uma parceria que, em tese, poderá promover intercâmbios nas áreas de cultura, educação, saúde e desenvolvimento social e econômico.

Durante o evento, houve troca de presentes simbólicos: o prefeito entregou à governadora o pavilhão da União de Maricá e uma camisa de uma escola de samba local que participa da Feira Internacional de Turismo (FitCuba), realizada em Havana. Em troca, recebeu livros, bebidas típicas e camisas representativas da cultura cubana.

Convite para a Assembleia Geral dos Prefeitos e Municípios dos Brics+ em Maricá

Ainda no encontro, Quaquá convidou a governadora Yanet Pérez para participar da Assembleia Geral dos Prefeitos e Municípios dos Brics+, que será realizada em Maricá entre os dias 26 e 28 de maio. O prefeito também expressou o desejo de que a relação entre as cidades avance para colaborações mais efetivas, citando inclusive um convite para que a gestora cubana conheça o carnaval carioca em 2026, na Marquês de Sapucaí.

Apesar da assinatura do acordo e do tom amistoso da visita, até o momento não foram apresentados detalhes concretos sobre projetos, metas ou resultados esperados da parceria. A prática de firmar cidades-irmãs é comum na diplomacia entre municípios e costuma abrir portas para cooperação internacional, mas os efeitos práticos dessas relações dependem de planejamento e ações efetivas.


Quer receber esta e outras notícias diretamente no seu Whatsapp? Entre no nosso canal. Clique aqui.

Posts Recentes

Campanha de vacinação contra o HPV começa em São Pedro da Aldeia

A Prefeitura de São Pedro da Aldeia iniciou, nesta terça-feira (7), a campanha de vacinação…

6 minutos atrás

Três praias de Saquarema conquistam o selo Bandeira Azul

A cidade de Saquarema, na Região dos Lagos, recebeu nesta sexta-feira (3) a certificação internacional…

16 horas atrás

CREA-RJ defende retomada da Linha 3 do metrô

O presidente do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Rio de Janeiro (CREA-RJ), engenheiro…

18 horas atrás

Jonas Dico é eleito prefeito de Três Rios

A população de Três Rios, na Região Serrana, foi às urnas neste domingo (5) escolher…

24 horas atrás

FlaMaster vence amistoso em Paulo de Frontin

Por Marcos Vinicius Cabral Com gols de Zé Roberto, Marcos Denner e Nelinho, o FlaMaster…

1 dia atrás

Transplantes no Rio somam 807 no semestre

O Rio de Janeiro realizou 807 transplantes de órgãos e tecidos no primeiro semestre de…

1 dia atrás