O cantor, compositor e imortal Gilberto Gil será o grande homenageado da 8ª Festa Literária Internacional de Maricá (Flim), que acontece entre 19 de setembro e 1º de outubro, em Maricá, no Leste Fluminense. O evento será realizado em Itaipuaçu, na região oceânica, com vasta programação que inclui atividades culturais e literárias.
A Prefeitura de Maricá já adiantou que Gilberto Gil terá uma praça com seu nome na Festa Literária. A homenagem será oficializada durante a ciranda literária do estande da Academia Brasileira de Letras, na Bienal do Livro, no próximo dia 10 de setembro. Um aluno da rede de ensino de Maricá, escolhido por meio de um concurso literário, será o responsável por entregar o convite oficial ao imortal.
Além da homenagem a Gilberto Gil, a Flim terá a participação de importantes nomes como o filósofo Leandro Karnal, o frade dominicano e escritor Frei Betto, o compositor Nei Lopes, o ator e roteirista Hélio de La Peña, o jornalista Juca Kfouri, a bailarina Ana Botafogo, entre outros.
No espaço musical, o Palco Multicultural, estão previstas apresentações de artistas como Adriana Calcanhoto, Zélia Duncan, a banda Maneva e o cantor Daniel Jobim, neto do compositor Tom Jobim. O Teatro Mágico e a cantora maranhense Flávia Bittencourt também se apresentarão no evento, além de bandas e artistas locais.
A Flim também contará com a presença de 50 escritores da cidade de Maricá, que poderão expor seu trabalho. A programação completa ainda será divulgada, mas o município já informou que terá palestras, debates e rodas de conversa, onde escritores, convidados, professores, filósofos e chefs terão a chance de interagir com o público.
A estrutura da Flim ocupará uma área de seis mil metros quadrados e incluirá mais de 100 editoras, espaços especiais para diferentes públicos, como o Espaço Criança, o Porão Cultural, a Tenda Literária e a Tenda Festart. Além disso, um amplo espaço gastronômico estará disponível na Praça Camburi.
Segundo o município, a festa literária contará com a distribuição de vouchers para estudantes comprarem livros. Chamado de “Mumbuca Literária”, em referência à moeda social do município, o cupom também poderá ser usado por alunos do Instituto Federal Fluminense (IFF), aposentados da Secretaria de Educação de Maricá e alunos do Passaporte Universitário. O voucher terá um valor equivalente a R$ 200, com exceção dos alunos do Passaporte Universitário, que receberão vouchers de R$ 100.
O deputado Rodrigo Amorim (União) quer o fim do desconto da contribuição sindical na folha…
O município de Itaguaí, na Baixada Fluminense, foi uma das dez cidades do Estado do…
O 1º Congresso de Direito Privado da Baixada Fluminense acontecerá no próximo sábado (23), no…
Na última segunda-feira (18), a Casa da Cultura da Baixada Fluminense, em São João de…
No primeiro dia das reuniões de cúpula do G20 no Rio de Janeiro, realizadas no…
Na segunda-feira (18), a cidade de Volta Redonda, no Sul Fluminense, entrou para o seleto…