Maricá terá selo internacional de Turismo sustentável

A semana foi de ação importantíssima para o Turismo do município de Maricá, no Leste Fluminense. O presidente da Companhia de Desenvolvimento de Maricá (Codemar), Olavo Noleto, assinou na sexta-feira, em Barcelona, na Espanha, uma carta compromisso com o Instituto de Turismo Responsable.

A entidade administra o Biosphere Tourism, considerado o maior selo internacional de turismo sustentável do mundo. A certificação foi criada com base nos objetivos de desenvolvimento sustentável da Organização das Nações Unidas (ONU).

Com a assinatura do acordo do selo internacional de turismo sustentável, o município de Maricá tem oportunidade de orientar estrategicamente o turismo para vias sustentáveis e expressa o comprometimento da Prefeitura em avançar na construção de um modelo de desenvolvimento turístico com base nos princípios da sustentabilidade, da diversidade cultural e da responsabilidade social, definindo uma série de ações estratégicas.

Olavo Noleto explicou que buscou uma das cidades referência em turismo sustentável no mundo, visando os novos rumos que a cidade tomará a partir do investimento de grandes empreendimentos no município.

“Acabamos de assinar um protocolo no qual Maricá se compromete a buscar os objetivos sustentáveis para fazer da cidade uma referência para o Brasil e para o mundo. Maricá se apresenta como a cidade do futuro no país e estamos no caminho certo, aprendendo com que já faz isso há muito tempo”, afirmou Olavo Noleto, destacando ainda o início das operações offshore no aeroporto de Maricá

O seleto selo internacional de turismo sustentável

Na viagem a Barcelona, na Espanha, além do acordo sobre o selo internacional de turismo sustentável, uma comitiva de Maricá visitou a área de coordenação do turismo da cidade para entender o funcionamento do sistema e a agenda do turismo sustentável no município. A equipe visitou também a Barcelona Ativa, espécie de agência de fomento e apoio ao desenvolvimento de incubadoras e startups, trabalho semelhante ao adotado pela Codemar.

O secretário de Promoção e Projetos Especiais, José Alexandre Almeida, disse que esse selo internacional de turismo sustentável permite que Maricá participe de um seleto grupo de promoção internacional voltado para a área de sustentabilidade. “Nosso município dispõe de belezas naturais de grandes atrativos e que necessita de uma certificação internacional, já que, a partir de agora, o município vai abrigar grandes empreendimentos na área de hotelaria”, destacou.

Posts Recentes

Volta Redonda e Barra Mansa recebem edição do CONECTA

A Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Estado do Rio de Janeiro (Facerj) realizará…

9 minutos atrás

Circuito Rural de Barra Mansa reúne 700 pessoas em Floriano

O distrito de Floriano recebeu, no domingo (17), a 2ª etapa do Circuito Rural de…

45 minutos atrás

Visconde é campeão da Copa Calcário 2025

Ao vencer a equipe do Bom Jardim por 2 a 0 nesse domingo (17), o…

3 horas atrás

IFRJ de Arraial do Cabo abre vagas em curso gratuito para mulheres

O Instituto Federal do Rio de Janeiro (IFRJ) – Campus Arraial do Cabo, na Região…

3 horas atrás

Pelé, Milton Gonçalves e Gloria Maria

*Por Paulo Marinho Ganhou força na TV Globo a descoberta de um pedido inédito dos…

4 horas atrás

Festival celebra mulheres negras e movimenta Rio de Janeiro

A Conexão G, Fórum Estadual de Mulheres Negras RJ, Instituto Búzios, Instituto Marielle Franco, Movimento…

4 horas atrás