Maricá terá selo internacional de Turismo sustentável

A semana foi de ação importantíssima para o Turismo do município de Maricá, no Leste Fluminense. O presidente da Companhia de Desenvolvimento de Maricá (Codemar), Olavo Noleto, assinou na sexta-feira, em Barcelona, na Espanha, uma carta compromisso com o Instituto de Turismo Responsable.

A entidade administra o Biosphere Tourism, considerado o maior selo internacional de turismo sustentável do mundo. A certificação foi criada com base nos objetivos de desenvolvimento sustentável da Organização das Nações Unidas (ONU).

Com a assinatura do acordo do selo internacional de turismo sustentável, o município de Maricá tem oportunidade de orientar estrategicamente o turismo para vias sustentáveis e expressa o comprometimento da Prefeitura em avançar na construção de um modelo de desenvolvimento turístico com base nos princípios da sustentabilidade, da diversidade cultural e da responsabilidade social, definindo uma série de ações estratégicas.

Olavo Noleto explicou que buscou uma das cidades referência em turismo sustentável no mundo, visando os novos rumos que a cidade tomará a partir do investimento de grandes empreendimentos no município.

“Acabamos de assinar um protocolo no qual Maricá se compromete a buscar os objetivos sustentáveis para fazer da cidade uma referência para o Brasil e para o mundo. Maricá se apresenta como a cidade do futuro no país e estamos no caminho certo, aprendendo com que já faz isso há muito tempo”, afirmou Olavo Noleto, destacando ainda o início das operações offshore no aeroporto de Maricá

O seleto selo internacional de turismo sustentável

Na viagem a Barcelona, na Espanha, além do acordo sobre o selo internacional de turismo sustentável, uma comitiva de Maricá visitou a área de coordenação do turismo da cidade para entender o funcionamento do sistema e a agenda do turismo sustentável no município. A equipe visitou também a Barcelona Ativa, espécie de agência de fomento e apoio ao desenvolvimento de incubadoras e startups, trabalho semelhante ao adotado pela Codemar.

O secretário de Promoção e Projetos Especiais, José Alexandre Almeida, disse que esse selo internacional de turismo sustentável permite que Maricá participe de um seleto grupo de promoção internacional voltado para a área de sustentabilidade. “Nosso município dispõe de belezas naturais de grandes atrativos e que necessita de uma certificação internacional, já que, a partir de agora, o município vai abrigar grandes empreendimentos na área de hotelaria”, destacou.

Posts Recentes

“Guarda Mirim” é lançado em Maricá para formar jovens cidadãos

A Prefeitura de Maricá lançou, no último dia 13 de maio, o projeto "Guarda Mirim",…

10 horas atrás

Parque São João Marcos inaugura espaço interativo de arqueologia

O Parque Arqueológico e Ambiental de São João Marcos, mantido pela Light no município de…

10 horas atrás

Série A2 tem 1ª rodada com clássicos históricos

Apesar da clara situação atual de pouco investimento, Bangu e Olaria são dois dos mais…

13 horas atrás

“Caravana + Qualifica Rio” com inscrições prorrogadas em Volta Redonda

A Prefeitura de Volta Redonda, no Sul Fluminense, anunciou a prorrogação das inscrições para o…

15 horas atrás

VINO! e as despedidas de solteiro

Neste mês de maio, aquela época especial de brinde às noivas, o VINO! Copacabana tem…

3 dias atrás

Seminário discute futuro sustentável do Rio de Janeiro

Nesta sexta-feira (16), o Instituto Coalizão Rio, em parceria com o Sistema OCB/RJ, promoveu o…

3 dias atrás