Maricá terá selo internacional de Turismo sustentável

A semana foi de ação importantíssima para o Turismo do município de Maricá, no Leste Fluminense. O presidente da Companhia de Desenvolvimento de Maricá (Codemar), Olavo Noleto, assinou na sexta-feira, em Barcelona, na Espanha, uma carta compromisso com o Instituto de Turismo Responsable.

A entidade administra o Biosphere Tourism, considerado o maior selo internacional de turismo sustentável do mundo. A certificação foi criada com base nos objetivos de desenvolvimento sustentável da Organização das Nações Unidas (ONU).

Com a assinatura do acordo do selo internacional de turismo sustentável, o município de Maricá tem oportunidade de orientar estrategicamente o turismo para vias sustentáveis e expressa o comprometimento da Prefeitura em avançar na construção de um modelo de desenvolvimento turístico com base nos princípios da sustentabilidade, da diversidade cultural e da responsabilidade social, definindo uma série de ações estratégicas.

Olavo Noleto explicou que buscou uma das cidades referência em turismo sustentável no mundo, visando os novos rumos que a cidade tomará a partir do investimento de grandes empreendimentos no município.

“Acabamos de assinar um protocolo no qual Maricá se compromete a buscar os objetivos sustentáveis para fazer da cidade uma referência para o Brasil e para o mundo. Maricá se apresenta como a cidade do futuro no país e estamos no caminho certo, aprendendo com que já faz isso há muito tempo”, afirmou Olavo Noleto, destacando ainda o início das operações offshore no aeroporto de Maricá

O seleto selo internacional de turismo sustentável

Na viagem a Barcelona, na Espanha, além do acordo sobre o selo internacional de turismo sustentável, uma comitiva de Maricá visitou a área de coordenação do turismo da cidade para entender o funcionamento do sistema e a agenda do turismo sustentável no município. A equipe visitou também a Barcelona Ativa, espécie de agência de fomento e apoio ao desenvolvimento de incubadoras e startups, trabalho semelhante ao adotado pela Codemar.

O secretário de Promoção e Projetos Especiais, José Alexandre Almeida, disse que esse selo internacional de turismo sustentável permite que Maricá participe de um seleto grupo de promoção internacional voltado para a área de sustentabilidade. “Nosso município dispõe de belezas naturais de grandes atrativos e que necessita de uma certificação internacional, já que, a partir de agora, o município vai abrigar grandes empreendimentos na área de hotelaria”, destacou.

Posts Recentes

Feira de vinhos agita o Rio

Às vésperas da Semana Santa – quando o consumo de vinhos aumenta no país –,…

2 minutos atrás

A frustração de Pedro Paulo

Por Nelson Lopes Aliado "zero-um" de Eduardo Paes, o deputado Pedro Paulo (PSD-RJ) se frustrou…

4 horas atrás

Prefeitura de Levy Gasparian inicia obra de expansão em ciclovia

A Prefeitura de Levy Gasparian, na Região Serrana, em parceria com o empresário local Maicon…

4 horas atrás

Programa Território Ancestral é lançado em Mangaratiba

A Prefeitura de Mangaratiba, por meio da Secretaria de Assistência Social e da Subsecretaria de…

5 horas atrás

Agricultura de Casimiro de Abreu recebe mais incentivo

A agricultura de Casimiro de Abreu, cidade do Leste Fluminense, deu um passo importante rumo…

5 horas atrás

Pedalada Inclusiva celebra o Dia Mundial do Autismo em Búzios

Neste sábado (5), a Secretaria da Pessoa com Deficiência de Armação dos Búzios promoverá a…

6 horas atrás