Museu Carmen Miranda reabre na capital fluminense

O Museu Carmen Miranda, espaço que conta história da artista por meio de um acervo de mais de 3 mil itens, será reaberto ao público nesta sexta-feira(4). Situado no Aterro do Flamengo, Zona Sul da capital, o local conta com uma exposição que passa por todas as fases da carreira da chamada “Pequena Notável”. 

O evento oficial de reabertura está marcado para acontecer a partir das 18h e traz ao público a exposição “Viva Carmen”, que tem a curadoria do escritor e biógrafo da artista, Ruy Castro, e da jornalista Heloísa Seixas. O espaço também contará com a apresentação performática da cantora Juliana Maia.

A secretária de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro, Danielle Barros, afirmou que o Museu Carmen Miranda apresenta a história da cultura fluminense e brasileira. 

“Aqui, o público vai poder ter acesso a itens magníficos, como figurinos usados pela artista, fotografias raras, objetos pessoais e registros históricos, tudo cuidadosamente selecionado para oferecer uma experiência rica e emocionante aos visitantes”, disse a secretária. 

Sobre o Museu Carmen Miranda

Projetado por Affonso Reidy e inaugurado em 1976, o museu é uma homenagem à emblemática cantora e atriz portuguesa-brasileira, que deixou um legado artístico inestimável. 

Composto por 3.348 itens, o local será administrado pela Fundação Anita Mantuano de Artes do Rio de Janeiro(Funarj). Segundo o presidente da instituição, Jackson Emerick, a reforma e entrega de equipamentos culturais, como esse, é fundamental para a democratização da cultura em território fluminense.

“Nos últimos meses, conseguimos garantir a reabertura da Casa de Oliveira Vianna, em Niterói, e da Casa de Euclides da Cunha, em Cantagalo, e estamos reformando a Casa da Marquesa, em São Cristóvão. A nossa missão é estimular as artes, colocando o Rio de Janeiro como centro no cenário cultural nacional”, afirma Emerick.

O Museu Carmen Miranda funciona de segunda a sexta-feira, das 11h às 17h, e aos sábados, domingos e feriados, das 12h às 17h. A entrada é gratuita.

Posts Recentes

Alerj pode acabar com desconto sindical na folha do servidor

O deputado Rodrigo Amorim (União) quer o fim do desconto da contribuição sindical na folha…

15 horas atrás

Prêmio da ONU-Habitat reconhece Itaguaí por gestão ambiental

O município de Itaguaí, na Baixada Fluminense, foi uma das dez cidades do Estado do…

16 horas atrás

Congresso de Direito Privado debate avanços no Código Civil

O 1º Congresso de Direito Privado da Baixada Fluminense acontecerá no próximo sábado (23), no…

16 horas atrás

Casa da Cultura da Baixada recebe visita de Ministra do Chile

Na última segunda-feira (18), a Casa da Cultura da Baixada Fluminense, em São João de…

18 horas atrás

Hospital Souza Aguiar recebe equipe do G20 Social Brasil

No primeiro dia das reuniões de cúpula do G20 no Rio de Janeiro, realizadas no…

18 horas atrás

Cirurgias gratuitas com uso de robô são realizadas em Volta Redonda

Na segunda-feira (18), a cidade de Volta Redonda, no Sul Fluminense, entrou para o seleto…

18 horas atrás