Museu Carmen Miranda reabre na capital fluminense

O Museu Carmen Miranda, espaço que conta a história da artista por meio de um acervo de mais de 3 mil itens, será reaberto ao público nesta sexta-feira(4). Situado no Aterro do Flamengo, Zona Sul da capital, o local conta com uma exposição que passa por todas as fases da carreira da chamada “Pequena Notável”. 

O evento oficial de reabertura está marcado para acontecer a partir das 18h e traz ao público a exposição “Viva Carmen”, que tem a curadoria do escritor e biógrafo da artista, Ruy Castro, e da jornalista Heloísa Seixas. O espaço também contará com a apresentação performática da cantora Juliana Maia.

A secretária de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro, Danielle Barros, afirmou que o Museu Carmen Miranda apresenta a história da cultura fluminense e brasileira. 

“Aqui, o público vai poder ter acesso a itens magníficos, como figurinos usados pela artista, fotografias raras, objetos pessoais e registros históricos, tudo cuidadosamente selecionado para oferecer uma experiência rica e emocionante aos visitantes”, disse a secretária. 

Sobre o Museu Carmen Miranda

Projetado por Affonso Reidy e inaugurado em 1976, o museu é uma homenagem à emblemática cantora e atriz portuguesa-brasileira, que deixou um legado artístico inestimável. 

Composto por 3.348 itens, o local será administrado pela Fundação Anita Mantuano de Artes do Rio de Janeiro(Funarj). Segundo o presidente da instituição, Jackson Emerick, a reforma e entrega de equipamentos culturais, como esse, é fundamental para a democratização da cultura em território fluminense.

“Nos últimos meses, conseguimos garantir a reabertura da Casa de Oliveira Vianna, em Niterói, e da Casa de Euclides da Cunha, em Cantagalo, e estamos reformando a Casa da Marquesa, em São Cristóvão. A nossa missão é estimular as artes, colocando o Rio de Janeiro como centro no cenário cultural nacional”, afirma Emerick.

O Museu Carmen Miranda funciona de segunda a sexta-feira, das 11h às 17h, e aos sábados, domingos e feriados, das 12h às 17h. A entrada é gratuita.

Posts Recentes

Faetec abre 4.411 vagas para processo seletivo do 2º semestre

A Fundação de Apoio à Escola Técnica (Faetec) está com inscrições abertas para o processo…

3 horas atrás

Primeira Casa do Trabalhador do RJ é inaugurada em Meriti

A cidade de São João de Meriti, na Baixada Fluminense, deu um passo relevante na…

7 horas atrás

Central do Trabalhador tem 589 vagas abertas em Macaé

A Prefeitura de Macaé, no Norte Fluminense, por meio da Secretaria de Trabalho e Renda,…

8 horas atrás

O Papel e a Importância do Conselheiro Consultivo principalmente com título de PhD e Experiência Prática em Gestão no Varejo

Por Juedir Teixeira* No atual cenário do varejo, no qual a volatilidade e a rapidez…

10 horas atrás

Granado recebe empresários da Baixada

A fábrica da Granado, localizada em Japeri, foi palco, no último dia 15, de um…

10 horas atrás

“Guarda Mirim” é lançado em Maricá para formar jovens cidadãos

A Prefeitura de Maricá lançou, no último dia 13 de maio, o projeto "Guarda Mirim",…

1 dia atrás