Museu Carmen Miranda reabre na capital fluminense

O Museu Carmen Miranda, espaço que conta história da artista por meio de um acervo de mais de 3 mil itens, será reaberto ao público nesta sexta-feira(4). Situado no Aterro do Flamengo, Zona Sul da capital, o local conta com uma exposição que passa por todas as fases da carreira da chamada “Pequena Notável”. 

O evento oficial de reabertura está marcado para acontecer a partir das 18h e traz ao público a exposição “Viva Carmen”, que tem a curadoria do escritor e biógrafo da artista, Ruy Castro, e da jornalista Heloísa Seixas. O espaço também contará com a apresentação performática da cantora Juliana Maia.

A secretária de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro, Danielle Barros, afirmou que o Museu Carmen Miranda apresenta a história da cultura fluminense e brasileira. 

“Aqui, o público vai poder ter acesso a itens magníficos, como figurinos usados pela artista, fotografias raras, objetos pessoais e registros históricos, tudo cuidadosamente selecionado para oferecer uma experiência rica e emocionante aos visitantes”, disse a secretária. 

Sobre o Museu Carmen Miranda

Projetado por Affonso Reidy e inaugurado em 1976, o museu é uma homenagem à emblemática cantora e atriz portuguesa-brasileira, que deixou um legado artístico inestimável. 

Composto por 3.348 itens, o local será administrado pela Fundação Anita Mantuano de Artes do Rio de Janeiro(Funarj). Segundo o presidente da instituição, Jackson Emerick, a reforma e entrega de equipamentos culturais, como esse, é fundamental para a democratização da cultura em território fluminense.

“Nos últimos meses, conseguimos garantir a reabertura da Casa de Oliveira Vianna, em Niterói, e da Casa de Euclides da Cunha, em Cantagalo, e estamos reformando a Casa da Marquesa, em São Cristóvão. A nossa missão é estimular as artes, colocando o Rio de Janeiro como centro no cenário cultural nacional”, afirma Emerick.

O Museu Carmen Miranda funciona de segunda a sexta-feira, das 11h às 17h, e aos sábados, domingos e feriados, das 12h às 17h. A entrada é gratuita.

Posts Recentes

Teresópolis: desfile e eventos culturais para celebrar 133 anos

As comemorações pelo aniversário de 133 anos de Teresópolis, na Região Serrana, celebrado oficialmente neste…

2 horas atrás

Fiocruz alerta para meningite transmitida por caramujo

A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) divulgou um alerta para a transmissão de meningite por meio…

3 horas atrás

Iguaba Grande realiza o tradicional Arraiá Iguapira

A Prefeitura de Iguaba Grande, através da Secretaria de Turismo e Lazer, realizará nos dias…

5 horas atrás

Corretores se capacitam para atuar no mercado imobiliário internacional

Em um mercado cada vez mais competitivo, é fundamental que os corretores de imóveis busquem…

6 horas atrás

Maricá inicia 6º Festival Gastronômico de Inverno nesta sexta-feira

A cidade de Maricá, no Leste Fluminense, inicia nesta sexta-feira (5) a sexta edição do…

7 horas atrás

São Januário: lei para reforma é sancionada

O prefeito da capital fluminense, Eduardo Paes, sancionou na noite desta quarta-feira (3) a Lei…

7 horas atrás