Capital

Navalshore 2024 terá retomada da indústria naval como tema

A 18ª edição da Navalshore 2024 – Feira e Conferência da Indústria Marítima, que acontece de 20 a 23 de agosto no ExpoMag, localizado na Cidade Nova, região Central da capital, terá como tema central “Os novos desafios para a retomada da indústria naval – uma visão para as próximas décadas”. O evento promete abordar as perspectivas e os desafios que o setor enfrenta, visando impulsionar o crescimento e a inovação na indústria naval brasileira.

O painel de abertura da conferência da Navalshore, no primeiro dia do evento, tratará do assunto que é foco de grupo de trabalho voltado à indústria naval, organizado pelo Departamento de Desenvolvimento da Indústria de Alta-Média Complexidade Tecnológica do Ministério de Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC).

O governo federal está próximo de anunciar as primeiras medidas para o fomento à indústria naval, com foco na capacitação de mão de obra, fortalecimento da cadeia de fornecedores, investimentos em pesquisa, questões tributárias, compras públicas e mecanismos de financiamento. Estima-se que ao menos 16 estaleiros no país têm condições técnicas de disputar contratos para a construção de navios e embarcações de apoio offshore.

No último dia 11 de julho, entidades setoriais apresentaram ao governo um conjunto de propostas com o objetivo de aumentar a participação da indústria local de bens e serviços no setor de petróleo e gás natural. A ideia é garantir conteúdo local mínimo que dê segurança aos investimentos. O Sindicato Nacional da Indústria da Construção e Reparação Naval e Offshore (Sinaval), a Associação Brasileira de Engenharia Industrial (Abemi) e a Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos (Abimaq) reafirmaram a necessidade de uma política de conteúdo local previsível e juridicamente estável para atrair investimentos e utilizar a capacidade ociosa da indústria nacional.

O painel terá a participação da Transpetro, Sinaval, Câmara Setorial de Equipamentos Navais, Offshore e Onshore (CSENO) da Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos (Abimaq), deputado Alexandre Lindenmeyer – presidente da Frente Parlamentar da Indústria Naval, Ministério de Portos e Aeroportos (MPOR) e Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC).

No segundo dia da Navalshore, a “Formação e disponibilidade da mão de obra marítima – demanda atual e futura” e a “Transição energética na indústria marítima” serão temas dos dois painéis da conferência.

O terceiro dia da conferência, sob a curadoria do Cluster Tecnológico Naval do Rio de Janeiro, terá como painéis “Planejamento espacial marinho: conectando ciência, política e comunidade” e “Descomissionamento: reciclagem, alternativas offshore e infraestrutura marítima”.

Ao todo, serão 25 palestrantes. Os painéis reunirão as entidades mais representativas da indústria marítima, o setor empresarial e o poder público.

Navalshore 2024 terá Ciclo de Palestras e Rodada de Negócios

Além da conferência, a Navalshore promoverá mais uma vez seu Ciclo de Palestras, com 23 palestrantes apresentando inovações tecnológicas,além de produtos e serviços para o setor naval. No total, serão três salas com programações paralelas e simultâneas.

Nos dois primeiros dias da Navalshore, fornecedores terão a oportunidade de apresentarem seus produtos e serviços a sete empresas-âncora em entrevistas pessoais durando 15 minutos. São elas a Transpetro, o Estaleiro Enseada, a Emgepron, Estaleiro São Miguel, Estaleiro Dock Brasil, Estaleiro Mauá e Estaleiro Juruá. O agendamento estará disponível a partir de segunda-feira no site da Navalshore. A Navalshore 2024 tem o patrocínio Master da Transpetro.

Serviço Navalshore

Realizada pela Navalshore Organização de Eventos.
Local: ExpoMag, na Rua Beatriz Larragoiti Lucas, s/n – Cidade Nova, Rio de Janeiro.
Horário: 13h às 20h
O acesso à conferência e ao Ciclo de palestras é gratuito.
É necessário obter o credenciamento de visitante neste site.
Programação completa neste link.


Quer receber esta e outras notícias diretamente no seu Whatsapp? Entre no nosso canal. Clique aqui.

Posts Recentes

Campanha de vacinação contra o HPV começa em São Pedro da Aldeia

A Prefeitura de São Pedro da Aldeia iniciou, nesta terça-feira (7), a campanha de vacinação…

11 minutos atrás

Três praias de Saquarema conquistam o selo Bandeira Azul

A cidade de Saquarema, na Região dos Lagos, recebeu nesta sexta-feira (3) a certificação internacional…

17 horas atrás

CREA-RJ defende retomada da Linha 3 do metrô

O presidente do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Rio de Janeiro (CREA-RJ), engenheiro…

18 horas atrás

Jonas Dico é eleito prefeito de Três Rios

A população de Três Rios, na Região Serrana, foi às urnas neste domingo (5) escolher…

24 horas atrás

FlaMaster vence amistoso em Paulo de Frontin

Por Marcos Vinicius Cabral Com gols de Zé Roberto, Marcos Denner e Nelinho, o FlaMaster…

1 dia atrás

Transplantes no Rio somam 807 no semestre

O Rio de Janeiro realizou 807 transplantes de órgãos e tecidos no primeiro semestre de…

1 dia atrás