Categorias: Baixada Fluminense

Prefeitura de Nilópolis promove festa cultural em celebração à Consciência Negra

Música, dança, artesanato e diversos elementos da cultura afro-brasileira estiveram presentes na festa cultural realizada pela Secretaria de Cidadania e Direitos Humanos, através da Superintendência de Igualdade Racial, no pátio da Prefeitura de Nilópolis, na Baixada Fluminense, na última sexta-feira (18), em celebração ao dia da Consciência Negra. 

Durante toda a tarde, o evento foi embalado por apresentações de Jongo, Carimbó, Capoeira, toque para os Orixás e até mesmo roda de samba. O prefeito Abraãozinho e a vice-prefeita Flávia Duarte prestigiaram a ação e foram contagiados pela alegria no local. “Nós temos agora que ter políticas públicas capazes de reparar historicamente essa dívida que o Brasil tem com o povo preto”, salientou o prefeito.

Mestre Montana foi o responsável pelo jogo de capoeira com seus alunos. Atuante na cultura há 40 anos, ele reforça a simbologia da data e a importância do evento nos dias atuais. “Todo aquele que luta por igualdade é Zumbi. Não estamos aqui lutando apenas pelo racismo de cor, e sim pelo racismo estrutural”, afirmou o mestre. 

Festa Cultural com empreendedorismo

Montana ainda expôs um acervo de livros e revistas sobre a verdadeira história da matriz negra e da trajetória de Zumbi, além de pratos em ‘craquelê’, trabalho feito por alunos de capoeira para gerar renda. Esse é o quarto evento realizado pela secretaria que ele participa. 

Quem passou pela festa cultural também se deparou com estandes de empreendedoras negras da cidade, com roupas e artesanatos, e ainda um espaço de beleza negra com serviços de tranças e maquiagem. Márcia Cristina da Silva, 47, foi procurar atendimento na prefeitura e aproveitou para aumentar a autoestima com o serviço oferecido. 

A festa cultural intitulado “A diferença não está na cor e sim no coração” teve como objetivo homenagear as culturas e as lutas dos povos negros e para a sociedade como um todo refletir e agir para combater o racismo no país. “Somos negros o ano inteiro, a cultura afro está em nossas raízes e deve sempre ser lembrada. E a prefeitura de Nilópolis combate o racismo todos os dias” reforçou a superintendente de Igualdade Racial, Jeanne Pierre. 

As secretarias de Educação e Cultura também marcaram presença na festa cultural. Os alunos do CEI Regina Sessim fizeram uma apresentação lembrando a importância da representatividade e da educação antirracista presente na rede municipal de ensino. Frases como “meu cabelo é a minha identidade” e “tenho orgulho das minhas raízes” estavam em cartazes segurados pelos alunos. Já a secretaria de Cultura, levou uma apresentação do coral nilopolitano. 

Em parceria com as secretarias de Trabalho e Desenvolvimento Social, o evento contou com balcão de empregos, orientações sobre o programa CADÚnico, emissão de CPF, isenções de documentação e atendimento do PROCON. O secretário de Cidadania, Renato da Van, agradeceu a integração das secretarias. “A mobilização das secretarias nesse evento foi muito importante, assim podemos chamar a atenção dos servidores públicos e de todos para a luta antirracista”, destacou ele. 

Posts Recentes

Alerj pode acabar com desconto sindical na folha do servidor

O deputado Rodrigo Amorim (União) quer o fim do desconto da contribuição sindical na folha…

13 horas atrás

Prêmio da ONU-Habitat reconhece Itaguaí por gestão ambiental

O município de Itaguaí, na Baixada Fluminense, foi uma das dez cidades do Estado do…

14 horas atrás

Congresso de Direito Privado debate avanços no Código Civil

O 1º Congresso de Direito Privado da Baixada Fluminense acontecerá no próximo sábado (23), no…

14 horas atrás

Casa da Cultura da Baixada recebe visita de Ministra do Chile

Na última segunda-feira (18), a Casa da Cultura da Baixada Fluminense, em São João de…

16 horas atrás

Hospital Souza Aguiar recebe equipe do G20 Social Brasil

No primeiro dia das reuniões de cúpula do G20 no Rio de Janeiro, realizadas no…

16 horas atrás

Cirurgias gratuitas com uso de robô são realizadas em Volta Redonda

Na segunda-feira (18), a cidade de Volta Redonda, no Sul Fluminense, entrou para o seleto…

16 horas atrás