A Prefeitura de Niterói, por meio do Núcleo de Atendimento à Mulher (Nuam), atendeu e acolheu mais de 200 mulheres vítimas de violência doméstica. Os atendimentos foram realizados durante o último ano do funcionamento do serviço, que oferece apoio ao público feminino em uma sala no Plaza Shopping, no centro da cidade do Leste Fluminense.
O número é uma iniciativa da Coordenadoria de Políticas e Direitos das Mulheres (Codim) e fica sediado no piso G4 do shopping, com atendimento de segunda à sábado, de 12h às 18h. Segundo a secretária de Políticas e Direitos das Mulheres, Fernanda Sixel, o local foi escolhido por ter bastante movimento e fácil acesso para as mulheres buscarem ajuda.
“A Codim vem trabalhando em diversas ações, intensificando o acolhimento, a retaguarda e criando formas de dar portas de saída para as mulheres que estão em situação de violência”, completa.
A escolha do ponto foi fundamental para ajudar mulheres a romperem o silêncio. É o caso de Ana (nome fictício), 50 anos, que tomou conhecimento do núcleo quando foi ao banheiro e viu um cartaz informativo sobre o serviço.
“Era um casamento de 25 anos e eu não sabia a quem pedir ajuda porque as pessoas não acreditam. Entrei em contato e disse que queria todas as formas de ajuda profissional possível (jurídica e assistencial) e me encaminharam para o Ceam (Centro Especializado de Atendimento à Mulher) que tem a equipe interdisciplinar”, conta ela, que foi vítima de violência psicológica e moral.
Como muitas mulheres nessa situação, ela demorou a identificar que sofria abusos uma vez que não havia violência física na relação. O apoio do núcleo, ela conta, foi fundamental para superar o ciclo de violência que sofria.
Serviços de atendimento à mulher:
Centro Especializado de Atendimento à Mulher Neuza Santos (Ceam) da Prefeitura de Niterói
Endereço: Rua Cônsul Francisco Cruz, 49, Centro. Telefones: 21 96992-6557 / 21 2719-3047 (whatsapp). Codim: 21 98321-0548.
O deputado Rodrigo Amorim (União) quer o fim do desconto da contribuição sindical na folha…
O município de Itaguaí, na Baixada Fluminense, foi uma das dez cidades do Estado do…
O 1º Congresso de Direito Privado da Baixada Fluminense acontecerá no próximo sábado (23), no…
Na última segunda-feira (18), a Casa da Cultura da Baixada Fluminense, em São João de…
No primeiro dia das reuniões de cúpula do G20 no Rio de Janeiro, realizadas no…
Na segunda-feira (18), a cidade de Volta Redonda, no Sul Fluminense, entrou para o seleto…