Últimos preparativos para competição de barcos movidos a energia solar em Niterói

Está chegando a hora. Niterói, no Leste Fluminense, entra na semana final de preparação para a realização da competição de barcos movidos a energia solar na enseada de São Francisco. De 16 a 22 de março, a prefeitura e o Núcleo Interdisciplinar para o Desenvolvimento Social (NIDES) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFFRJ) organizarão o evento.

A competição faz parte do Desafio Solar Brasil (DSB), projeto de extensão da UFRJ que reúne estudantes, técnicos e professores em equipes de todo o país, a bordo dos seus protótipos de embarcações movidas a energia solar.

Os barcos são construídos especificamente para essa competição, que terá como ponto de concentração a praça do Radioamador. De acordo com os organizadores, 15 equipes competirão para descobrir quem tem o melhor desempenho e domínio sobre a montagem e construção de embarcações movidas a energia solar, além de estratégias de competição, organização e gerenciamento energético.

“É um orgulho para Niterói sediar o Desafio Solar Brasil, um importante evento que reúne dois eixos fundamentais para a sustentabilidade, o incentivo ao esporte e a utilização de energia solar em embarcações de serviço, lazer e transporte de passageiros. Em nossa cidade, contribuir para a mitigação das mudanças climáticas é uma prioridade. Iniciativas como esta têm nosso total apoio”, destacou o prefeito Axel Grael.

Energia solar e o meio ambiente

A competição prevê uma prova pela manhã e uma prova no período da tarde durante toda semana. O público poderá visitar a área do paddock e conhecer de perto as embarcações, além de participar de atividades de extensão, palestras e exposição de vídeos que ocorrerão em paralelo com as provas.

A organização escolheu uma data emblemática para encerrar o evento. A competição será finalizada no Dia Mundial da Água. Segundo os organizadores, é uma forma  de “demonstrar que sempre existem alternativas para aproveitar o mar sem poluir o meio ambiente”.

Posts Recentes

Casa da Cultura da Baixada recebe visita de Ministra do Chile

Na última segunda-feira (18), a Casa da Cultura da Baixada Fluminense, em São João de…

44 minutos atrás

Hospital Souza Aguiar recebe equipe do G20 Social Brasil

No primeiro dia das reuniões de cúpula do G20 no Rio de Janeiro, realizadas no…

47 minutos atrás

Cirurgias gratuitas com uso de robô são realizadas em Volta Redonda

Na segunda-feira (18), a cidade de Volta Redonda, no Sul Fluminense, entrou para o seleto…

1 hora atrás

Nova válvula cardíaca combina tecnologias mecânicas e de tecido

*Por Flávio Cure Quando uma pessoa precisa de uma nova válvula cardíaca, as opções atuais,…

21 horas atrás

São Gonçalo oferece desconto para quitação de dívidas

A Prefeitura de São Gonçalo, no Leste Fluminense, promove entre 27 de novembro e 27…

1 dia atrás

Piscinão de Ramos está cheio novamente

A Fundação Rio-Águas concluiu nesta terça-feira (19) a manutenção anual do Piscinão de Ramos, na…

1 dia atrás