Com foco no desenvolvimento sustentável, a Prefeitura de Niterói , no Leste Fluminense, sediou, no último final de semana, o III Encontro da Rede Brasileira de Institutos de Planejamento (InRede) com a presença de gestores de diferentes regiões do Brasil.
A InRede, lançada na quinta-feira (17) no Rio de Janeiro, tem como objetivo fortalecer o desenvolvimento sustentável urbano das cidades por meio da cooperação e consolidação dos Institutos de Planejamento. Na visita em Niterói, os gestores conheceram projetos e equipamentos públicos relevantes para o desenvolvimento sustentável do município, como o Parque Orla Piratininga Alfredo Sirkis (POP).
O III Encontro teve início na sexta-feira (18), na cidade do Rio de Janeiro, onde foi amplamente discutida a Carta da Rede Brasileira de Institutos de Planejamento, que define princípios e valores para a rede com vistas a firmar políticas de desenvolvimento urbano integrado sustentáveis e inclusivas no Brasil.
Em Niterói, o evento foi organizado pela Subsecretaria de Planejamento, vinculada à Secretaria de Planejamento, Orçamento e Modernização da Gestão (Seplag), em parceria com a Prefeitura do Rio de Janeiro, através do Instituto Pereira Passos (IPP/RJ). A Secretaria Municipal de Urbanismo e Mobilidade de Niterói também participou da inRede.
O grupo foi recebido na cidade pela chefe de gabinete do prefeito Axel Grael, Mariane Thamsten. “Esta é uma agenda muito importante para o prefeito e para o desenvolvimento de Niterói que tem um histórico muito forte de pautar seus projetos a partir de planejamentos a curto, médio e longo prazo. A rede de planejamento demonstra o compromisso dos municípios em buscar soluções locais sustentáveis e inovadoras”, enfatizou Mariane Thamsten.
A subsecretária de Planejamento, Elissa Rasma, que representa a Prefeitura de Niterói desde o I Encontro em Fortaleza, destacou que a participação do município na InRede demonstra o compromisso com um planejamento integrado e sustentável.
“Desde 2013, Niterói tem sua gestão guiada por um planejamento de longo prazo, que tem em vista políticas públicas transversais orientadas para resultados. A participação ativa de Niterói na Rede Brasileira de Institutos de Planejamento fortalece esse processo e fomenta a articulação, integração e cooperação técnica junto a outros municípios. A InRede representa um importante novo marco para o desenvolvimento urbano integrado, sustentável e inclusivo, especialmente frente aos crescentes e complexos desafios das cidades no século XXI”, comentou Elissa Rasma.
Os integrantes da InRede conheceram o Caminho Niemeyer, um conjunto de equipamentos culturais projetado pelo arquiteto Oscar Niemeyer, e seguiram para o corredor viário Transoceânica, passando pelo túnel que liga a Zona Sul à Região Oceânica.
O grupo visitou as obras do Parque Orla Piratininga (POP), projeto que promove ações de recuperação de ecossistemas através de soluções baseadas na natureza, exemplo de desenvolvimento sustentável, o Centro Integrado de Segurança Pública (CISP) e o Centro de Controle Operacional (CCO Mobilidade), onde a cidade é monitorada. A visita terminou em um dos cartões postais da cidade, o Museu de Arte Contemporânea (MAC), também projetado por Niemeyer.
“Os Institutos de Planejamento são órgãos muito importantes para o desenvolvimento integrado das cidades. Por isso, a criação da rede é um movimento estratégico para implementarmos políticas públicas ainda mais eficazes. Estamos em nosso terceiro encontro, definindo valores e direcionamentos para a nossa atuação em rede em benefício do desenvolvimento urbano sustentável das cidades”, argumentou o presidente do Instituto Pereira Passos, da Prefeitura do Rio de Janeiro, Carlos Alberto Peres Krykhtine.
O vice-prefeito de Fortaleza e superintendente do Instituto de Planejamento IPLANFOR, Élcio Batista, afirmou que o evento foi um momento de consolidação do planejamento em direção ao desenvolvimento sustentável. “Principalmente porque ocorreu o lançamento oficial da InRede com seus princípios e valores e também com o que a gente quer alcançar na sociedade brasileira em relação a desenvolvimento urbano sustentável. Queremos unir esforços para fortalecer a rede e fazer um trabalho de articulação e integração para que essa pauta entre na agenda dos governos em todos os níveis com ainda mais força”, explicou Élcio Batista.
O anúncio da criação da InRede foi feito na quinta-feira (17), no Museu Histórico Nacional, no Rio, durante o EncerrAndus, congresso do Projeto Andus (Apoio à Agenda Nacional de Desenvolvimento Urbano Sustentável). Os outros dois encontros da rede foram realizados em Fortaleza e Maringá.
O III Encontro contou com a participação das cidades de Fortaleza (CE), Curitiba (PR), Recife (PE), Cuiabá (MT), Campo Grande (MS), São Luís (MA), Londrina (PR), Maringá (PR), Apuracana (PR), Redenção (PA), Canaã dos Carajás (PA), Rondonópolis (MT), Santa Maria (RS), São Paulo (SP), Maceió (AL), São Gonçalo (RJ), Sobral (CE), Caruaru (PE), Juiz de Fora (MG), Naviraí (MS) e o estado de Alagoas.
O evento de desenvolvimento sustentável teve o apoio institucional da agência de cooperação técnica alemã Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit (GIZ) e da ONU-Habitat, entre outras instituições.
Participaram também da agenda de desenvolvimento sustentável em Niterói o secretário municipal de Urbanismo, Renato Barandier, e o subsecretário de Urbanismo, Rogério Gama, além de equipes da Subsecretaria de Planejamento e dos gestores responsáveis pelo CISP, CCO e Programa Pro-Sustentável.
O deputado Rodrigo Amorim (União) quer o fim do desconto da contribuição sindical na folha…
O município de Itaguaí, na Baixada Fluminense, foi uma das dez cidades do Estado do…
O 1º Congresso de Direito Privado da Baixada Fluminense acontecerá no próximo sábado (23), no…
Na última segunda-feira (18), a Casa da Cultura da Baixada Fluminense, em São João de…
No primeiro dia das reuniões de cúpula do G20 no Rio de Janeiro, realizadas no…
Na segunda-feira (18), a cidade de Volta Redonda, no Sul Fluminense, entrou para o seleto…