Um dos momentos mais aguardados do Pan-Americano é o duelo da categoria Open Masculina, entre Brasil e Rapa Nui.
A cidade de Niterói, no Leste Fluminense, é palco, desde terça-feira (19), do Campeonato Pan-Americano de Va’a 2024. A cidade é conhecida como o “Maracanã do Va’a” devido ao número expressivo de praticantes e aos grandes eventos do esporte.
O evento contará com uma estrutura diversificada, como arquibancadas para o público, áreas dedicadas aos atletas, expositores, um estúdio de tatuagem e apresentações musicais. A iniciativa promete uma experiência completa para fãs do esporte e visitantes.
As águas de São Francisco receberão cerca de 800 atletas de oito países: Argentina, Chile, Guiana Francesa, México, Panamá, Peru, Rapa Nui e Brasil. Um dos momentos mais aguardados é o duelo da categoria Open Masculina, entre Brasil e Rapa Nui. A disputa reedita a prova acirrada do último ano, onde o Brasil saiu vencedor.
A cerimônia de abertura acontecerá nesta terça-feira, às 19h. Além das competições, o evento também inclui um curso de arbitragem. O objetivo é incentivar a formação de novos árbitros e promover o crescimento do esporte no Brasil.
O Pan-Americano de Va’a seguirá até domingo (24). A expectativa da organização é que o evento seja um marco tanto nas competições aquáticas quanto na experiência em terra.
“Acreditamos que esse evento colocará o Brasil em outro patamar em um esporte tão nobre quanto o nosso. Pensamos nisso de maneira muito planejada e organizada. Fazemos o Va´a do nosso país com o um dos grandes polos de prática de canoa havaiana no mundo de uma maneira séria e que seja a melhor experiência. Tenho certeza que a semana que vem será um espetáculo para o nosso esporte, a cidade e os participantes demonstrando a força do Va´a no Brasil e no cenário mundial”, disse afirmou o presidente da CBVAA, Jefferson Cabral.
O secretário de esportes e lazer de Niterói, Rubens Goulart, destacou a importância da competição para a cidade. Segundo ele, são cerca de 40 clubes na cidade, que mobilizam aproximadamente três mil remadores.
“O Brasil vem crescendo muito com o Va´a e isso fez com que algumas cidades e evoluíssem muito, tanto na individual quanto coletiva, haja vista nos resultados nos Mundiais como o segundo lugar no Molokai Hoe. Se alguns dizem que Saquarema é o Maracanã do surfe, Niterói é o Maracanã do Va´a”, destacou.
Quer receber esta e outras notícias diretamente no seu Whatsapp? Entre no nosso canal. Clique aqui.
A fábrica da Granado, localizada em Japeri, foi palco, no último dia 15, de um…
A Prefeitura de Maricá lançou, no último dia 13 de maio, o projeto "Guarda Mirim",…
O Parque Arqueológico e Ambiental de São João Marcos, mantido pela Light no município de…
Apesar da clara situação atual de pouco investimento, Bangu e Olaria são dois dos mais…
A Prefeitura de Volta Redonda, no Sul Fluminense, anunciou a prorrogação das inscrições para o…
Neste mês de maio, aquela época especial de brinde às noivas, o VINO! Copacabana tem…