Com a carteirinha artesãos e artesãs garantem até desconto em insumos. Crédito: Prefeitura de Nova Iguaçu
A Prefeitura de Nova Iguaçu, por meio da Fundação Educacional de Cultural de Nova Iguaçu (Fenig), entregou, nesta quinta-feira (11), as carteirinhas do Programa Municipal de Artesanato para 633 artesãos da cidade. A iniciativa, que completa cinco anos este ano, tem como objetivo estabelecer uma política pública de fomento ao artesanato da cidade da Baixada Fluminense.
Das 633 carteirinhas, 349 foram renovadas e outras 284 entregues para novos artesãos, que ingressaram no Programa Municipal de Artesanato, coordenado pela FENIG. A carteirinha oferece benefícios para os trabalhadores na participação em feiras, eventos, descontos nas lojas parceiras, que podem chegar a 30% nas compras de matérias-primas e equipamentos para confecção de seus produtos.
Segundo a Prefeitura, também são oferecidos aos artesãos cadastrados oficinas de capacitação e aperfeiçoamento de suas técnicas de trabalho e venda, além de palestras. Todos os anos, eles são enviados para grandes eventos e encontros estaduais e nacionais, como a Rio Artes Manuais e a Mega Artesanal, que acontece em São Paulo.
No total, o Programa reúne 2.373 artesãs e artesãos na cidade. Beneficiada nesta nova entrega de carteirinhas, a enfermeira Carla Núbia Matos dos Santos, de 48 anos, comemorou a conquista do documento.
“Agora me sinto oficialmente uma profissional do artesanato. Durante a pandemia, comecei a levar o artesanato que faço com crochê e flores mais a sério. Se antes era uma renda extra, agora essa é a minha profissão. Quero trabalhar em feiras e polos para vender cada vez mais”, destacou.
A Prefeitura do Rio de Janeiro divulgou o resultado final do terceiro edital do Programa…
Arraial do Cabo, na Região dos Lagos, é o município brasileiro com maior dependência econômica…
O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) de Mesquita alcançou o primeiro lugar no…
*Por Paulo Marinho Infelizmente, Iata Anderson não está mais por aqui. Mas, quero pedir desculpas…
A Policlínica da Cidadania Bernardino de Souza, localizada no Estádio Raulino de Oliveira, em Volta…
Se o charme de outrora não é mais tão evidente, não faltam ingredientes para quem…