O empresário Luiz Césio Caetano, acionista da Sal Cisne e ex-vice-presidente da Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan), é o novo presidente da Firjan e do Centro Industrial do Rio de Janeiro (CIRJ) até 2028.
A cerimônia de posse aconteceu nesta segunda-feira (14) e contou com a presença de líderes empresariais de diversas regiões do estado, além de autoridades como o vice-presidente da República, Geraldo Alckmin, e o presidente da Confederação Nacional da Indústria (CNI), Ricardo Alban.
Luiz Césio Caetano, que sucede Eduardo Eugenio Gouvêa Vieira, ressaltou a importância de questões como a eficiência da gestão pública, a qualificação da mão de obra e a transição energética como pilares para aumentar a competitividade da indústria e promover o desenvolvimento socioeconômico. Ele também destacou a importância de uma atuação firme da Firjan em defesa do setor industrial. “Vamos trabalhar para contribuir no enfrentamento a essas questões, sempre atuando de forma efetiva e incansável pela defesa de interesses da nossa indústria, numa Firjan ainda mais ágil, dinâmica, participativa, propositiva e inovadora”, afirmou o novo presidente.
Em seu discurso, Luiz Césio enfatizou a necessidade de adaptação ao cenário global atual, que exige das empresas mais agilidade e inovação. “A experiência da pandemia de Covid-19, que afetou todos nós num passado recente, deixou ainda mais evidente que o mundo hiper conectado aumenta a complexidade dos problemas e das soluções. E exige mais agilidade de pensamento e ação, mais capacidade de adaptação a uma realidade de mudanças permanentes, mais criatividade para imaginarmos, projetarmos e construirmos futuros possíveis”, disse.
Caetano também abordou questões externas que afetam a economia brasileira, como a guerra entre Rússia e Ucrânia e as tensões comerciais entre Estados Unidos e China. Ele ressaltou a necessidade de desenvolver cadeias produtivas locais para diminuir a dependência de fornecedores globais. Além disso, o novo presidente destacou a importância de decisões responsáveis diante da crise climática e dos desafios impostos pelas incertezas econômicas globais.
O vice-presidente da República, Geraldo Alckmin, participou da cerimônia e elogiou a atuação da Firjan em defesa da indústria, destacando a importância da inovação e da sustentabilidade para o setor. “A Nova Indústria Brasil tem alicerces na inovação, sustentabilidade e competitividade. Estamos promovendo medidas de estímulos ao setor que já estão tendo resultados positivos para a economia. E continuamos à disposição da Firjan para trabalharmos juntos para fazer a indústria crescer ainda mais”, afirmou Alckmin.
Com 50 anos de experiência na indústria fluminense, Luiz Césio Caetano acumula um histórico extenso de atuação em entidades representativas do setor. Além de ser diretor corporativo da Sal Cisne, ele preside desde 1997 o Sindicato da Indústria de Refinação e Moagem de Sal do Estado do Rio de Janeiro (Sindisal). Entre os projetos liderados por Caetano, destacam-se o “Projeto Firjan da Pequena Empresa”, que busca fomentar a geração de empregos, e a “Agenda de Propostas Firjan para um Brasil 4.0”, documento que serviu de base para a política industrial do governo federal, lançada este ano.
Caetano sucede Eduardo Eugenio Gouvêa Vieira, que agora assume a presidência do Conselho Superior de Representantes da Firjan, e foi elogiado pelo antecessor. “Caetano é uma liderança empresarial competente, com vasto conhecimento sobre o setor industrial do estado”, disse Gouvêa Vieira, destacando o papel do novo presidente na continuidade do fortalecimento da Firjan.
A nova diretoria da Firjan, eleita em agosto, também tomou posse durante a cerimônia, composta por representantes de todas as regiões do Estado.
Quer receber esta e outras notícias diretamente no seu Whatsapp? Entre no nosso canal. Clique aqui.
Na última segunda-feira (18), a Casa da Cultura da Baixada Fluminense, em São João de…
No primeiro dia das reuniões de cúpula do G20 no Rio de Janeiro, realizadas no…
Na segunda-feira (18), a cidade de Volta Redonda, no Sul Fluminense, entrou para o seleto…
*Por Flávio Cure Quando uma pessoa precisa de uma nova válvula cardíaca, as opções atuais,…
A Prefeitura de São Gonçalo, no Leste Fluminense, promove entre 27 de novembro e 27…
A Fundação Rio-Águas concluiu nesta terça-feira (19) a manutenção anual do Piscinão de Ramos, na…