O foco do plano são a resposta e preparação para as fortes chuvas.
A Secretaria Municipal de Proteção e Defesa Civil de Petrópolis, na Região Serrana, apresentou o Plano de Contingência para o Verão 2024-2025. O foco do documento são a resposta e preparação para as fortes chuvas.
O plano conta com o apoio de 52 órgãos. Ele prevê a coordenação de esforços para enfrentar eventos típicos do período, como deslizamentos, inundações, queda de blocos rochosos, alagamentos, ventos fortes e tempestades.
A Defesa Civil reforça ainda a importância da colaboração da população. Em casos de chuvas intensas, o toque das sirenes alerta os moradores em áreas de risco. Eles devem se dirigir imediatamente ao ponto de apoio mais próximo.
O plano recebe atualizações anualmente. Ele define as responsabilidades específicas de cada órgão, além de destacar os avanços recentes na prevenção de desastres.
Entre as inovações deste ano estão o aumento da equipe técnica com a contratação de meteorologista e hidróloga, o lançamento da ferramenta “Cell Broadcast” para comunicação em massa e a instalação de câmeras de monitoramento dos rios. Também está prevista a aquisição de um radar meteorológico para o município.
A apresentação oficial do plano acontecerá oficialmente durante a “Semana Municipal de Redução de Risco de Desastre”. A iniciativa ocorrerá entre 27 e 30 de novembro. A programação da semana contará ainda com palestras, mesas temáticas e uma simulação de evacuação.
Quer receber esta e outras notícias diretamente no seu Whatsapp? Entre no nosso canal. Clique aqui.
A Fundação de Apoio à Escola Técnica (Faetec) está com inscrições abertas para o processo…
A cidade de São João de Meriti, na Baixada Fluminense, deu um passo relevante na…
A Prefeitura de Macaé, no Norte Fluminense, por meio da Secretaria de Trabalho e Renda,…
Por Juedir Teixeira* No atual cenário do varejo, no qual a volatilidade e a rapidez…
A fábrica da Granado, localizada em Japeri, foi palco, no último dia 15, de um…
A Prefeitura de Maricá lançou, no último dia 13 de maio, o projeto "Guarda Mirim",…