Petrópolis recebe até domingo, 20 de novembro, Dia da Consciência Negra, a décima edição da Festa Afro Ubuntu, promovida pela Prefeitura e pelo Conselho Municipal de Proteção à Igualdade Racial (Compir), na Praça da Liberdade. A programação inclui atrações culturais e shows, além do lançamento do Disque Antirracista, um serviço de atendimento para denúncias de racismo na cidade. As atrações são gratuitas.
O prefeito do município da Região Serrana, Rubens Bomtempo, ressaltou que o Disque Antirracismo será uma ferramenta para combater o preconceito. “É uma ação prática que visa criar uma rede de proteção. Ninguém deve se sentir inseguro ou intimidado por conta da cor da pele”, afirmou.
A programação conta com apresentações do rapper MVBill, da sambista Leci Brandão e o Baile Charme de Madureira. Além disso, estão previstas oficinas, concursos, premiações, a atrações como a Marcha do Povo do Santo, a revitalização e ampliação dos painéis de Zumbi, Dandara e Tereza de Benguela, teatro e mostra de cinema.
“Pensamos numa programação recheada de cultura que começou nas comunidades onde estão o povo preto da nossa cidade e agora chega com uma grande festa na Praça da Liberdade. Não é apenas uma festa com música e gastronomia, mas sim a exaltação do povo preto e formação de uma consciência de políticas públicas”, ressaltou o presidente do Compir, Filipe Graciano.
A programação completa do evento pode ser conferida no site https://web2.petropolis.rj.gov.br/festaubuntu/a-festa/.
O deputado Rodrigo Amorim (União) quer o fim do desconto da contribuição sindical na folha…
O município de Itaguaí, na Baixada Fluminense, foi uma das dez cidades do Estado do…
O 1º Congresso de Direito Privado da Baixada Fluminense acontecerá no próximo sábado (23), no…
Na última segunda-feira (18), a Casa da Cultura da Baixada Fluminense, em São João de…
No primeiro dia das reuniões de cúpula do G20 no Rio de Janeiro, realizadas no…
Na segunda-feira (18), a cidade de Volta Redonda, no Sul Fluminense, entrou para o seleto…