Com apresentação de projetos, obras do bairro Vila Felipe estão perto de sair do papel

Obras da Vila Felipe, em Petrópolis, na Região Serrana estão mais perto de sair do papel. A Prefeitura já apresentou os projetos das intervenções para reconstrução e prevenção aos desastres no local para os moradores e a previsão é de apresentar o projeto final em uma nova reunião a ser realizada nas próximas semanas.

O encontro foi realizado na Escola Municipal Dr. Rubens de Castro Bomtempo e contou com a presença de aproximadamente 120 moradores, além do Prefeito Rubens Bomtempo. Na reunião, foi apresentada a concepção dos projetos. Os moradores do Vila Felipe puderam tirar dúvidas e dar contribuições para as intervenções que serão feitas.

“Conseguiremos viabilizar essas obras com a linha de crédito que obtivemos junto à Caixa Econômica Federal neste ano. Além disso, desde quando assumimos o governo, em dezembro de 2021, trabalhamos para organizar as contas e hoje temos uma situação de estabilidade financeira, ao contrário da situação de brutal queda na arrecadação que encontramos”, lembrou o prefeito.

Também acompanharam o encontro os secretários Fernando Araújo (Assistência Social), Rafael Simão (Articulação Institucional), Ronaldo Ramos (Obras) e Gil Kempers (Proteção e Defesa Civil), além do vereador Léo França.

Contenção e drenagem no Vila Felipe

O projeto preliminar prevê obras de contenção e drenagem na Rua Jacinto Rabelo (no Vila Felipe) e nas servidões da via – dentre elas, a Rua João Rodrigues Batista e a Servidão Geovane Santos. Segundo o município, essas são vias que foram duramente atingidas pelas chuvas do início do ano, e obras de segurança são necessárias para que os moradores possam voltar para a região.

A Prefeitura afirma que o estudo técnico também inclui ações preventivas, como barragens em gabiões, estabilizações de taludes e demolições de blocos rochosos soltos, além da reorganização do fluxo das águas pluviais. “Esse estudo é o primeiro passo para que as obras, que são complexas, sejam efetivadas, após processo de licitação”, diz o comunicado.

“As catástrofes climáticas trouxeram uma mudança estrutural nas regiões, e a reconstrução demanda uma série de intervenções. A Prefeitura contratou os estudos para fazer as obras de forma a garantir a segurança das famílias, com responsabilidade”, disse o prefeito Rubens Bomtempo.

Na reunião, o prefeito anunciou que a Rua Paulino Guimarães também será contemplada com intervenções, que serão realizadas com recursos próprios da Prefeitura. O prefeito já autorizou o início do processo licitatório para essas obras.

Posts Recentes

Feira de vinhos agita o Rio

Às vésperas da Semana Santa – quando o consumo de vinhos aumenta no país –,…

5 horas atrás

A frustração de Pedro Paulo

Por Nelson Lopes Aliado "zero-um" de Eduardo Paes, o deputado Pedro Paulo (PSD-RJ) se frustrou…

9 horas atrás

Prefeitura de Levy Gasparian inicia obra de expansão em ciclovia

A Prefeitura de Levy Gasparian, na Região Serrana, em parceria com o empresário local Maicon…

10 horas atrás

Programa Território Ancestral é lançado em Mangaratiba

A Prefeitura de Mangaratiba, por meio da Secretaria de Assistência Social e da Subsecretaria de…

10 horas atrás

Agricultura de Casimiro de Abreu recebe mais incentivo

A agricultura de Casimiro de Abreu, cidade do Leste Fluminense, deu um passo importante rumo…

11 horas atrás

Pedalada Inclusiva celebra o Dia Mundial do Autismo em Búzios

Neste sábado (5), a Secretaria da Pessoa com Deficiência de Armação dos Búzios promoverá a…

11 horas atrás