Com apresentação de projetos, obras do bairro Vila Felipe estão perto de sair do papel

Obras da Vila Felipe, em Petrópolis, na Região Serrana estão mais perto de sair do papel. A Prefeitura já apresentou os projetos das intervenções para reconstrução e prevenção aos desastres no local para os moradores e a previsão é de apresentar o projeto final em uma nova reunião a ser realizada nas próximas semanas.

O encontro foi realizado na Escola Municipal Dr. Rubens de Castro Bomtempo e contou com a presença de aproximadamente 120 moradores, além do Prefeito Rubens Bomtempo. Na reunião, foi apresentada a concepção dos projetos. Os moradores do Vila Felipe puderam tirar dúvidas e dar contribuições para as intervenções que serão feitas.

“Conseguiremos viabilizar essas obras com a linha de crédito que obtivemos junto à Caixa Econômica Federal neste ano. Além disso, desde quando assumimos o governo, em dezembro de 2021, trabalhamos para organizar as contas e hoje temos uma situação de estabilidade financeira, ao contrário da situação de brutal queda na arrecadação que encontramos”, lembrou o prefeito.

Também acompanharam o encontro os secretários Fernando Araújo (Assistência Social), Rafael Simão (Articulação Institucional), Ronaldo Ramos (Obras) e Gil Kempers (Proteção e Defesa Civil), além do vereador Léo França.

Contenção e drenagem no Vila Felipe

O projeto preliminar prevê obras de contenção e drenagem na Rua Jacinto Rabelo (no Vila Felipe) e nas servidões da via – dentre elas, a Rua João Rodrigues Batista e a Servidão Geovane Santos. Segundo o município, essas são vias que foram duramente atingidas pelas chuvas do início do ano, e obras de segurança são necessárias para que os moradores possam voltar para a região.

A Prefeitura afirma que o estudo técnico também inclui ações preventivas, como barragens em gabiões, estabilizações de taludes e demolições de blocos rochosos soltos, além da reorganização do fluxo das águas pluviais. “Esse estudo é o primeiro passo para que as obras, que são complexas, sejam efetivadas, após processo de licitação”, diz o comunicado.

“As catástrofes climáticas trouxeram uma mudança estrutural nas regiões, e a reconstrução demanda uma série de intervenções. A Prefeitura contratou os estudos para fazer as obras de forma a garantir a segurança das famílias, com responsabilidade”, disse o prefeito Rubens Bomtempo.

Na reunião, o prefeito anunciou que a Rua Paulino Guimarães também será contemplada com intervenções, que serão realizadas com recursos próprios da Prefeitura. O prefeito já autorizou o início do processo licitatório para essas obras.

Posts Recentes

Farinha Pura na sua casa

O Empório Farinha Pura, mercado gourmet mais tradicional do Rio, apresenta seu Menu de Ceia…

5 horas atrás

Cine Quatro Estações Mangaratiba anuncia selecionados da Edição Verão

O Cine Quatro Estações Mangaratiba, que conta com patrocínio do Instituto Cultural Vale por meio…

16 horas atrás

COMFAV empossa 44 novos conselheiros no Palácio da Cidade

O vice-prefeito do Rio, Eduardo Cavaliere, empossou na última quarta-feira (26), no Palácio da Cidade,…

16 horas atrás

Paes quer mais arrecadação para municípios

Por Marcos Vinicius Cabral Cerca de 300 gestores municipais — incluindo prefeitos de algumas cidades…

17 horas atrás

Natal Sesc RJ 2025 ilumina o Norte Fluminense

Com o tema “Vem viver + encontros”, o Natal Sesc RJ 2025 dá início à…

18 horas atrás

Seminário em Nova Friburgo reforça ações contra desastres naturais

Após reunir 71 municípios no lançamento do Programa Ambiente Resiliente, desenvolvido em parceria com o…

19 horas atrás