Cerca de 80 unidades escolares da rede municipal de Petrópolis, na Região Serrana, preparam seus alunos para participar do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), do governo federal. As provas estão programadas para começar na próxima semana e serão aplicadas para os alunos do Ensino Fundamental.
As médias obtidas no Saeb, juntamente com as taxas de aprovação, reprovação e abandono, que são coletadas no Censo Escolar, compõem o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb).
O prefeito Rubens Bomtempo ressaltou a importância dessa avaliação, especialmente considerando a queda nos índices da Educação Básica de Petrópolis nos últimos cinco anos e os desafios enfrentados durante a pandemia. Ele enfatizou o compromisso da administração em melhorar a educação pública da cidade por meio de projetos de recuperação e transformação, promovendo equidade e priorizando a alfabetização na idade apropriada.
“Quando assumimos, em dezembro de 2021, iniciamos um projeto de recuperação e transformação da educação pública da nossa cidade. Trabalhando em rede, buscando a equidade e tendo como meta a alfabetização na idade certa temos certeza que vamos conseguir melhorar os índices”, disse o prefeito.
O Saeb desempenha um papel fundamental ao permitir que as escolas, redes municipais e estaduais de ensino avaliem a qualidade da educação oferecida aos estudantes. Seus resultados fornecem indicadores da qualidade do ensino no Brasil e servem como base para a formulação, monitoramento e aprimoramento de políticas educacionais baseadas em evidências.
De acordo com a prefeitura, o município tem adotado diversas ações para fortalecer a educação, incluindo uma parceria com o Centro Lemann para a formação de lideranças educacionais voltadas para a equidade na educação, além de formações continuadas para os profissionais da Educação. A implementação da lei de 1/3 para planejamento e a criação do projeto Espiral, com foco na alfabetização, são outras iniciativas realizadas pela prefeitura nos últimos 22 meses.
A Secretaria de Educação enviou material motivacional para os estudantes e forneceu orientações para os gestores e professores das unidades escolares que participarão do Saeb. O objetivo é criar um ambiente tranquilo e favorável para que os alunos possam realizar as provas, envolvendo toda a comunidade escolar e suas famílias.
O compromisso da Prefeitura e da Secretaria de Educação é trabalhar com responsabilidade e empenho para transformar a educação em Petrópolis e melhorar seus índices, elevando a qualidade da educação pública na cidade. A secretária de Educação, Adriana de Paula, expressou sua confiança de que o município colherá bons resultados por meio dessas iniciativas.
“Trabalhamos nesses 22 meses com muita responsabilidade e comprometimento para transformar a educação da nossa cidade. Estamos confiantes que vamos colher bons frutos, melhorando os nossos índices e qualificando ainda mais a educação pública de Petrópolis”, comentou a secretária.
Quer receber esta e outras notícias diretamente no seu Whatsapp? Entre no nosso canal. Clique aqui.
O deputado Rodrigo Amorim (União) quer o fim do desconto da contribuição sindical na folha…
O município de Itaguaí, na Baixada Fluminense, foi uma das dez cidades do Estado do…
O 1º Congresso de Direito Privado da Baixada Fluminense acontecerá no próximo sábado (23), no…
Na última segunda-feira (18), a Casa da Cultura da Baixada Fluminense, em São João de…
No primeiro dia das reuniões de cúpula do G20 no Rio de Janeiro, realizadas no…
Na segunda-feira (18), a cidade de Volta Redonda, no Sul Fluminense, entrou para o seleto…