Plano de Inverno prevê ações em Niterói

A Prefeitura de Niterói, no Leste Fluminense, lançou seu Plano de Inverno para conter estragos causados por adversidades climáticas nesta época do ano. Segundo o município, o plano prevê ações coordenadas e monitoramento constante de ocorrências naturais, como eventos meteorológicos, e não naturais, como incêndios, para uma mobilização rápida e eficiente das equipes.

O prefeito de Niterói, Axel Grael, ressaltou o compromisso da cidade em desenvolver políticas públicas inovadoras e responsáveis. Ele enfatizou a importância de um plano de emergência e contingência organizado, destacando a qualificação e tecnologia da Defesa Civil de Niterói, que permite monitoramento 24 horas durante todo o ano.

“Niterói tem um grande compromisso em desenvolver políticas públicas inovadoras e compartilhar com a população e com outras cidades. É uma grande responsabilidade com as atuais e futuras gerações”, disse Axel.

Segundo a prefeitura, o Plano de Inverno foi elaborado com foco na prevenção e preparação antecipada, envolvendo a integração e alinhamento de ações entre secretarias e órgãos que atuam no Sistema Municipal de Proteção e Defesa Civil. O secretário de Defesa Civil, Walace Medeiros, destacou que o foco é nos desafios climáticos atuais, como a estiagem, baixas temperaturas e baixa umidade do ar.

“O plano de inverno prevê, de forma geral, o monitoramento meteorológico para fazer prevenção e uma preparação antecipada para casos como as queimadas em vegetação. O trabalho precisa ser integrado e alinhado entre diversos órgãos. Também contamos com o apoio dos voluntários, das lideranças comunitárias e das administrações regionais. Com protocolos definidos com cada órgão, vamos trabalhar de forma sistêmica e com foco na prevenção e no cuidado daqueles que mais precisam”, detalhou o secretário.

Plano de Inverno prevê acolhimento da população de rua

O Plano de Inverno também inclui o monitoramento sistemático da temperatura e umidade do ar, acionando equipes de abordagem social da Secretaria Municipal de Assistência Social e Economia Solidária em noites com temperaturas abaixo de 20ºC, para intensificar as ações de acolhimento da população em situação de rua.

Outra iniciativa prevista é a arrecadação de itens de inverno. O programa Niterói Solidária, presidido voluntariamente pela primeira-dama Christa Vogel Grael, será responsável por organizar campanhas de arrecadação de agasalhos, cobertores e outros itens em boas condições de uso.

Posts Recentes

A frustração de Pedro Paulo

Por Nelson Lopes Aliado "zero-um" de Eduardo Paes, o deputado Pedro Paulo (PSD-RJ) se frustrou…

2 horas atrás

Prefeitura de Levy Gasparian inicia obra de expansão em ciclovia

A Prefeitura de Levy Gasparian, na Região Serrana, em parceria com o empresário local Maicon…

2 horas atrás

Programa Território Ancestral é lançado em Mangaratiba

A Prefeitura de Mangaratiba, por meio da Secretaria de Assistência Social e da Subsecretaria de…

3 horas atrás

Agricultura de Casimiro de Abreu recebe mais incentivo

A agricultura de Casimiro de Abreu, cidade do Leste Fluminense, deu um passo importante rumo…

3 horas atrás

Pedalada Inclusiva celebra o Dia Mundial do Autismo em Búzios

Neste sábado (5), a Secretaria da Pessoa com Deficiência de Armação dos Búzios promoverá a…

4 horas atrás

Queda na Mortalidade Materna no Rio de Janeiro

O Estado do Rio de Janeiro registrou uma queda de 18% na Razão da Mortalidade…

4 horas atrás