A Prefeitura de Niterói, no Leste Fluminense, lançou seu Plano de Inverno para conter estragos causados por adversidades climáticas nesta época do ano. Segundo o município, o plano prevê ações coordenadas e monitoramento constante de ocorrências naturais, como eventos meteorológicos, e não naturais, como incêndios, para uma mobilização rápida e eficiente das equipes.
O prefeito de Niterói, Axel Grael, ressaltou o compromisso da cidade em desenvolver políticas públicas inovadoras e responsáveis. Ele enfatizou a importância de um plano de emergência e contingência organizado, destacando a qualificação e tecnologia da Defesa Civil de Niterói, que permite monitoramento 24 horas durante todo o ano.
“Niterói tem um grande compromisso em desenvolver políticas públicas inovadoras e compartilhar com a população e com outras cidades. É uma grande responsabilidade com as atuais e futuras gerações”, disse Axel.
Segundo a prefeitura, o Plano de Inverno foi elaborado com foco na prevenção e preparação antecipada, envolvendo a integração e alinhamento de ações entre secretarias e órgãos que atuam no Sistema Municipal de Proteção e Defesa Civil. O secretário de Defesa Civil, Walace Medeiros, destacou que o foco é nos desafios climáticos atuais, como a estiagem, baixas temperaturas e baixa umidade do ar.
“O plano de inverno prevê, de forma geral, o monitoramento meteorológico para fazer prevenção e uma preparação antecipada para casos como as queimadas em vegetação. O trabalho precisa ser integrado e alinhado entre diversos órgãos. Também contamos com o apoio dos voluntários, das lideranças comunitárias e das administrações regionais. Com protocolos definidos com cada órgão, vamos trabalhar de forma sistêmica e com foco na prevenção e no cuidado daqueles que mais precisam”, detalhou o secretário.
O Plano de Inverno também inclui o monitoramento sistemático da temperatura e umidade do ar, acionando equipes de abordagem social da Secretaria Municipal de Assistência Social e Economia Solidária em noites com temperaturas abaixo de 20ºC, para intensificar as ações de acolhimento da população em situação de rua.
Outra iniciativa prevista é a arrecadação de itens de inverno. O programa Niterói Solidária, presidido voluntariamente pela primeira-dama Christa Vogel Grael, será responsável por organizar campanhas de arrecadação de agasalhos, cobertores e outros itens em boas condições de uso.
O deputado Rodrigo Amorim (União) quer o fim do desconto da contribuição sindical na folha…
O município de Itaguaí, na Baixada Fluminense, foi uma das dez cidades do Estado do…
O 1º Congresso de Direito Privado da Baixada Fluminense acontecerá no próximo sábado (23), no…
Na última segunda-feira (18), a Casa da Cultura da Baixada Fluminense, em São João de…
No primeiro dia das reuniões de cúpula do G20 no Rio de Janeiro, realizadas no…
Na segunda-feira (18), a cidade de Volta Redonda, no Sul Fluminense, entrou para o seleto…