Plano de Inverno prevê ações em Niterói

A Prefeitura de Niterói, no Leste Fluminense, lançou seu Plano de Inverno para conter estragos causados por adversidades climáticas nesta época do ano. Segundo o município, o plano prevê ações coordenadas e monitoramento constante de ocorrências naturais, como eventos meteorológicos, e não naturais, como incêndios, para uma mobilização rápida e eficiente das equipes.

O prefeito de Niterói, Axel Grael, ressaltou o compromisso da cidade em desenvolver políticas públicas inovadoras e responsáveis. Ele enfatizou a importância de um plano de emergência e contingência organizado, destacando a qualificação e tecnologia da Defesa Civil de Niterói, que permite monitoramento 24 horas durante todo o ano.

“Niterói tem um grande compromisso em desenvolver políticas públicas inovadoras e compartilhar com a população e com outras cidades. É uma grande responsabilidade com as atuais e futuras gerações”, disse Axel.

Segundo a prefeitura, o Plano de Inverno foi elaborado com foco na prevenção e preparação antecipada, envolvendo a integração e alinhamento de ações entre secretarias e órgãos que atuam no Sistema Municipal de Proteção e Defesa Civil. O secretário de Defesa Civil, Walace Medeiros, destacou que o foco é nos desafios climáticos atuais, como a estiagem, baixas temperaturas e baixa umidade do ar.

“O plano de inverno prevê, de forma geral, o monitoramento meteorológico para fazer prevenção e uma preparação antecipada para casos como as queimadas em vegetação. O trabalho precisa ser integrado e alinhado entre diversos órgãos. Também contamos com o apoio dos voluntários, das lideranças comunitárias e das administrações regionais. Com protocolos definidos com cada órgão, vamos trabalhar de forma sistêmica e com foco na prevenção e no cuidado daqueles que mais precisam”, detalhou o secretário.

Plano de Inverno prevê acolhimento da população de rua

O Plano de Inverno também inclui o monitoramento sistemático da temperatura e umidade do ar, acionando equipes de abordagem social da Secretaria Municipal de Assistência Social e Economia Solidária em noites com temperaturas abaixo de 20ºC, para intensificar as ações de acolhimento da população em situação de rua.

Outra iniciativa prevista é a arrecadação de itens de inverno. O programa Niterói Solidária, presidido voluntariamente pela primeira-dama Christa Vogel Grael, será responsável por organizar campanhas de arrecadação de agasalhos, cobertores e outros itens em boas condições de uso.

Posts Recentes

São Francisco de Itabapoana promove campanha sobre riscos de agrotóxicos

A Secretaria de Saúde de São Francisco de Itabapoana, no Norte Fluminense, está realizando a…

9 minutos atrás

Campanha de vacinação contra o HPV começa em São Pedro da Aldeia

A Prefeitura de São Pedro da Aldeia iniciou, nesta terça-feira (7), a campanha de vacinação…

24 minutos atrás

Três praias de Saquarema conquistam o selo Bandeira Azul

A cidade de Saquarema, na Região dos Lagos, recebeu nesta sexta-feira (3) a certificação internacional…

17 horas atrás

CREA-RJ defende retomada da Linha 3 do metrô

O presidente do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Rio de Janeiro (CREA-RJ), engenheiro…

18 horas atrás

Jonas Dico é eleito prefeito de Três Rios

A população de Três Rios, na Região Serrana, foi às urnas neste domingo (5) escolher…

24 horas atrás

FlaMaster vence amistoso em Paulo de Frontin

Por Marcos Vinicius Cabral Com gols de Zé Roberto, Marcos Denner e Nelinho, o FlaMaster…

1 dia atrás