Categorias: Política

Empregos e inclusão de jovens. Pré-candidato do DC ao Senado apresenta suas prioridades

Por Matheus Gagliano
Especial para o Conexão Fluminense

Em vez de dar o peixe, ensinar a pescar e capacitar os jovens para o mercado. Essa é a principal plataforma do pré-candidato do Democracia Cristã ao Senado, Helvio Costa. O lançamento ocorreu no prédio do Faces – Faculdade Cooperar, em Itaboraí (RJ), no Leste Fluminense.

O pré-candidato elencou que pretende colocar em sua agenda no Senado questões como segurança pública e geração de empregos. De acordo com ele, o estado registra elevadas taxas de criminalidade e de desemprego. Para ele, o Rio é hoje um estado sem direção.

Helvio lembrou que Avenida Brasil, que antes abrigava diversas empresas e indústrias, ficaram com áreas abandonadas, por conta da saída das empresas. Para ele, há um potencial econômico no estado que está inerte e que precisa ser ativado.

Costa explicou alguns projetos desenvolvidos por ele na iniciativa privada, como o IVA Park – Inclusão que Vem das Águas, projeto de criação de peixes que envolve a participação de jovens e pessoas que buscam uma capacitação.

“É um projeto de criação de peixes em recirculação de água, sendo totalmente sustentável. Tem uma pegada hídrica baixa, não consome água”,

Segundo ele, são identificadas áreas de insegurança alimentar, com pessoas em situação de vulnerabilidade social. Essas pessoas são capacitadas e têm a chance de serem qualificadas em aquicultura. Ele explicou que o curso promove o ensino de criação de peixes, rãs, entre outros relativos à aquicultura.

Hélvio Costa acredita que a recuperação do Rio passa pela segurança pública e
geração de empregos. Crédito: Matheus Gagliano

De acordo com ele, cada tanque do IVA Park produz 1 toneladas de peixes. O parque situado em Itaboraí tem a meta de contar com 150 tanques, com capacidade de produção de 150 toneladas. Há o objetivo de gerar 300 empregos diretos nesse projeto. Foram os diretos, há ainda mais 150 a 200 postos de trabalho indiretos.

Outro projeto divulgado por ele é o Jovens que Sonham. Durante 7 meses um tanque do projeto IVA foi instalado no Degase de Campos, com utilização de mão-de-obra de internos da instituição. Eles passam por capacitação e saem preparados, de acordo com ele, para o mercado de trabalho. “Quando o jovem sai de lá, consegue trabalho no IVA Park”, complementou.

Ele explicou que projetos da política precisam valorizar o empresariado, porque estes são os responsáveis por gerar os empresas que movimentam a economia. Segundo o postulante ao Senado, o empresário é uma das figuras mais importantes da sociedade e vê que este possui uma função social.

“É mais importante que o presidente, do que o Senador, porque é ele que gera receita. Então, precisa ser valorizado”, comentou. A proposta dele, é replicar projetos como o IVA em todo o estado do Rio de Janeiro.

Apoio da UNC à candidatura ao Senado

O pré-candidato conta com o apoio da União Nacional Conservadora (UNC), grupo político pluripartidário que é composto por candidatos da corrente conservadora, da base de apoio ao presidente Jair Bolsonaro.

Antes do lançamento da candidatura de Costa, foi empossada a diretoria da seccional da UNC do Rio de Janeiro, cujo presidente é Edson Correia. Além da UNC, a base de apoio do pré-candidato é a Convenção Estadual das Assembleias de Deus e Outros, que é composto por cerca de 7 mil pastores da denominação no estado.

“Temos que olhar as experiências vividas para viver o hoje como expectativa do que está diante de nós para um futuro promissor”, comentou o pastor, Adilson Henrique dos Santos, vice-presidente da convenção da denominação.

Posts Recentes

Alerj pode acabar com desconto sindical na folha do servidor

O deputado Rodrigo Amorim (União) quer o fim do desconto da contribuição sindical na folha…

11 horas atrás

Prêmio da ONU-Habitat reconhece Itaguaí por gestão ambiental

O município de Itaguaí, na Baixada Fluminense, foi uma das dez cidades do Estado do…

12 horas atrás

Congresso de Direito Privado debate avanços no Código Civil

O 1º Congresso de Direito Privado da Baixada Fluminense acontecerá no próximo sábado (23), no…

12 horas atrás

Casa da Cultura da Baixada recebe visita de Ministra do Chile

Na última segunda-feira (18), a Casa da Cultura da Baixada Fluminense, em São João de…

14 horas atrás

Hospital Souza Aguiar recebe equipe do G20 Social Brasil

No primeiro dia das reuniões de cúpula do G20 no Rio de Janeiro, realizadas no…

14 horas atrás

Cirurgias gratuitas com uso de robô são realizadas em Volta Redonda

Na segunda-feira (18), a cidade de Volta Redonda, no Sul Fluminense, entrou para o seleto…

14 horas atrás