Categorias: Política

Educação, saúde e emprego. Daniela do Waguinho, deputada mais votada do Rio, projeta o novo mandato

O cenário político brasileiro ainda é formado em sua maioria por homens, mas ao longo do tempo a luta de mulheres na conquista do poder tem dado importantes resultados. Um exemplo de tal transformação é o fato do estado do Rio de Janeiro ter eleito Daniela do Waguinho (União) com 213.706 votos, o que a coloca no topo entre deputados federais e estaduais no pleito deste ano.

Para entendermos o que a deputada mais votada do Rio projeta para mais quatro anos de mandato na Câmara dos Deputados conversamos com Daniela do Waguinho. A parlamentar fala sobre o interior do estado, transporte na Baixada Fluminense e aponta as bases de suas bandeiras políticas.

Confira a entrevista com Daniela do Waguinho

Conexão Fluminense – Você conquistou 213.706 votos e foi a deputada mais votada do estado. O resultado é um termômetro do trabalho desenvolvido na Câmara nos últimos quatro anos?
Daniela do Waguinho: Com certeza, foram quatro anos de muito trabalho e aprendizado, de receber inúmeras demandas de todas as regiões do estado e buscar dar um retorno satisfatório, através da destinação de emendas parlamentares. O excelente trabalho do prefeito Waguinho em Belford Roxo também contribuiu demais. A votação recebida mostra que funcionou bem a prestação de contas do mandato, junto da aprovação de 81% da gestão Waguinho, único prefeito reeleito na história do município. É gratificante fazer políticas públicas para melhorar a vida das pessoas.

CF – Mais da metade dos seus votos foram conquistados em Belford Roxo, na Baixada Fluminense. Como você pensa a Mobilidade Urbana no Grande Rio e Baixada Fluminense? A integração entre os modais é o caminho?
DW: Precisamos reduzir o tempo que a população passa no transporte em deslocamento para o trabalho e na volta para casa. Acredito que não só a integração é suficiente, mas uma fiscalização mais eficiente para assegurar que as condições dos modais e horários estejam em contínua melhoria. O transporte ineficiente sacrifica o trabalhador, temos de melhorar muito para atingir um nível satisfatório.

“Precisamos reduzir o tempo que a população passa no transporte em deslocamento para o trabalho e na volta para casa.”

Daniela do Waguinho, Deputada Federal

CF – Nos últimos anos discutiu-se na esfera federal questões relacionadas ao ensino integral e ao método schooling, colocando de cada lado correntes que atualmente disputam a presidência. Qual sua opinião sobre o assunto?
DW: A minha formação em pedagogia faz com que eu sempre busque a valorização dos profissionais da educação e melhorias na infraestrutura escolar, pois assim contribuímos muito na qualidade do ensino, tornando a escola um espaço onde crianças e jovens queiram estar.

CF – Você nasceu em Italva, no Noroeste do Rio de Janeiro e tem residência em Cardoso Moreira, no Norte do estado. Os municípios da região estão entre os piores IDH do estado. Como mudar esse cenário?
DW: Através de políticas públicas que envolvam Município, Estado e Governo Federal. É com a união e comprometimento dessas três esferas que conseguiremos planejar, estruturar e executar as ações e projetos necessários para garantir dignidade e qualidade de vida à população. O meu gabinete está sempre aberto para ouvir as demandas e destinar emendas para contribuir no desenvolvimento do estado.

CF – Qual serão suas principais frentes de trabalho nos próximos quatro anos de mandato na Câmara?
DW: Quero dar andamento às propostas que já iniciamos, com ênfase em resgatar a cidadania perdida porque os efeitos da pandemia ainda são gravíssimos. Precisamos combater o desemprego, os atrasos na saúde e na assistência social, cuidar melhor das pessoas mais necessitadas. Continuaremos trabalhando por melhorias na primeira infância, em defesa dos autistas, dos idosos e das mulheres, na luta contra o feminicídio. Vamos buscar o aprimoramento das leis para que sejam mais rígidas e eficazes, de forma que as vítimas de violência se sintam cada vez mais valorizadas, protegidas e representadas.

Daniela do Waguinho: “Precisamos combater o desemprego, os atrasos na saúde e na assistência social, cuidar melhor das pessoas mais necessitadas”

Posts Recentes

Alerj pode acabar com desconto sindical na folha do servidor

O deputado Rodrigo Amorim (União) quer o fim do desconto da contribuição sindical na folha…

11 horas atrás

Prêmio da ONU-Habitat reconhece Itaguaí por gestão ambiental

O município de Itaguaí, na Baixada Fluminense, foi uma das dez cidades do Estado do…

11 horas atrás

Congresso de Direito Privado debate avanços no Código Civil

O 1º Congresso de Direito Privado da Baixada Fluminense acontecerá no próximo sábado (23), no…

12 horas atrás

Casa da Cultura da Baixada recebe visita de Ministra do Chile

Na última segunda-feira (18), a Casa da Cultura da Baixada Fluminense, em São João de…

13 horas atrás

Hospital Souza Aguiar recebe equipe do G20 Social Brasil

No primeiro dia das reuniões de cúpula do G20 no Rio de Janeiro, realizadas no…

13 horas atrás

Cirurgias gratuitas com uso de robô são realizadas em Volta Redonda

Na segunda-feira (18), a cidade de Volta Redonda, no Sul Fluminense, entrou para o seleto…

14 horas atrás