Categorias: EconomiaTurismo

Política Estadual de Turismo pretende fomentar e profissionalizar o setor fluminense

Só falta a sanção do governador Cláudio Castro. O estado do Rio de Janeiro passará a ter uma política estadual de Turismo. A medida, de autoria do poder Executivo, foi aprovada pela Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) em discussão única na última terça-feira (2).

Na justificativa do governo, o projeto que cria a Política Estadual de Turismo tem objetivo de estabelecer as diretrizes fundamentais para o desenvolvimento sustentável do turismo no estado. A proposta institui orientações sobre as principais estratégias e elementos a serem considerados no planejamento, gestão e promoção do setor. Além disso, a proposta cria regras sobre a organização e a sistematização da atividade, indicando a estrutura necessária para a aplicação da Política Estadual do Turismo. 

Além da Política Estadual de Turismo

O projeto também cria o Observatório do Turismo Fluminense, que ficará responsável pelo monitoramento da atividade turística no estado, além do incentivo à inovação, inteligência de mercado e fomento à pesquisa acadêmica no setor.

De acordo com o governo do estado, a criação do Observatório será custeada pelo Fundo Estadual de Desenvolvimento do Turismo (Fundetur). Segundo ele, a motivação para a criação do Fundo está embasada na necessidade de obter receitas próprias e vincular receitas orçamentárias para estimular o desenvolvimento do setor em todas as regiões fluminenses.

O governo também justifica que a medida ajuda a profissionalizar o setor em meio à competição do mercado. Nesse sentido, tanto a Secretaria de Estado de Turismo (Setur-RJ), quanto a Companhia de Turismo do Estado do Rio de Janeiro (Turis-RIO), assumem papel preponderante na regulamentação e na determinação das normativas que possam apoiar o desenvolvimento turístico sustentável e integrado no território fluminense.

Posts Recentes

Alerj pode acabar com desconto sindical na folha do servidor

O deputado Rodrigo Amorim (União) quer o fim do desconto da contribuição sindical na folha…

14 horas atrás

Prêmio da ONU-Habitat reconhece Itaguaí por gestão ambiental

O município de Itaguaí, na Baixada Fluminense, foi uma das dez cidades do Estado do…

15 horas atrás

Congresso de Direito Privado debate avanços no Código Civil

O 1º Congresso de Direito Privado da Baixada Fluminense acontecerá no próximo sábado (23), no…

15 horas atrás

Casa da Cultura da Baixada recebe visita de Ministra do Chile

Na última segunda-feira (18), a Casa da Cultura da Baixada Fluminense, em São João de…

17 horas atrás

Hospital Souza Aguiar recebe equipe do G20 Social Brasil

No primeiro dia das reuniões de cúpula do G20 no Rio de Janeiro, realizadas no…

17 horas atrás

Cirurgias gratuitas com uso de robô são realizadas em Volta Redonda

Na segunda-feira (18), a cidade de Volta Redonda, no Sul Fluminense, entrou para o seleto…

17 horas atrás