Os deputados estaduais do Rio de Janeiro fizeram projeções do que esperam para os próximos quatro anos ao darem posse ao governador Claudio Castro neste domingo (1), no Palácio Tiradentes, antiga sede da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj).
A cerimônia também foi marcada por expectativas para a economia do estado e pela despedida ao presidente da Assembleia, André Ceciliano (PT). Candidato ao Senado Federal, Ceciliano não se elegeu e agora se despede da Casa após 20 anos como parlamentar.
O deputado fez uma retrospectiva dos últimos quatro anos de seu mandato no Legislativo fluminense. “O governador vai pegar um estado melhor do que há quatro anos, quando era o vice-governador. E o futuro presidente da Alerj, que será escolhido dentro de um mês, encontrará uma Assembleia muito melhor do que em tempos passados. Como todos sabem, depois de quase 20 anos dedicados à Alerj, eu me despeço do Parlamento estadual e saio com o sentimento de dever cumprido”, afirmou.
Cláudio Castro foi eleito governador do estado do Rio com quase 60% dos votos em 2022. O vice-governador eleito, Thiago Pampolha (União), também recebeu posse. Na cerimônia de posse, Castro destacou a importância da parceria entre o governo e os poderes. “Vejo em todos nós a força para transformar o Rio no estado que sonhamos e queremos, porque o melhor Rio de nossas vidas é aquele que a gente constrói junto, todos os dias”.
O líder do governo na Casa, deputado Chico Machado (SDD), afirmou que Castro continuará com o apoio do Parlamento nos próximos anos. “Tenho certeza de que o governador fará um grande mandato e nós daremos, aqui na Alerj, suporte para que o estado siga recebendo todas as melhorias que merece”, afirmou.
Com seis mandatos, um dos parlamentares mais experientes, Luiz Paulo (PSD) lembrou que o próximo ano será desafiador, com menos recursos em Caixa para o Estado. “Estamos ainda vivendo em Regime de Recuperação Fiscal e perdemos muitos recursos de ICMS, por conta da legislação federal que foi aprovada em julho de 2022. Então, talvez a gente tenha dificuldade de caixa. O governador afirma que tem muitos recursos por conta da venda da Cedae, mas esse dinheiro deverá ser usado para investimentos e ainda precisaremos de recursos para custeio”, afirmou.
Já o deputado Rodrigo Bacellar (PL), que é atual secretário de Estado de Governo, elogiou os avanços do governo no último mandato. “Foram quase três anos de muitos avanços no Rio e uma interlocução espetacular com o Parlamento fluminense conduzido pelo nosso querido presidente da Alerj, deputado André Ceciliano, e aí, em comum acordo, fizemos com que o Rio avançasse muito. Em especial na área econômica, de desenvolvimento e infraestrutura”, afirmou.
Durante a cerimônia de posse, Castro destacou que vai fortalecer ainda mais o interior do Rio de Janeiro, visando “a construção de um estado menos exposto a flutuações econômicas e sociais”. “As pessoas vivem nas cidades e buscam saúde, cultura, educação e qualidade de vida. A capital e a Região Metropolitana concentram oportunidades e recursos, mas o interior guarda um potencial a ser explorado e precisa de mais atenção”, afirmou.
Presentes na cerimônia, que aconteceu no Palácio Tiradentes, o prefeito de Angra dos Reis, na Costa Verde, Fernando Jordão (PL), sua esposa, a deputada Célia Jordão (PL), reeleita para o seu segundo mandato na Alerj, e o prefeito de Queimados, Glauco Kaizer, também destacaram os avanços do governo na relação com os municípios.
“O governador fez um bom trabalho e por isso foi reeleito. Nossa prefeitura só tem a contribuir e ajudar o Castro nessa nova fase. Ele se preocupou muito com o interior, tem uma ótima equipe e uma boa escuta”, elogiou Fernando Jordão.
O deputado Rodrigo Amorim (União) quer o fim do desconto da contribuição sindical na folha…
O município de Itaguaí, na Baixada Fluminense, foi uma das dez cidades do Estado do…
O 1º Congresso de Direito Privado da Baixada Fluminense acontecerá no próximo sábado (23), no…
Na última segunda-feira (18), a Casa da Cultura da Baixada Fluminense, em São João de…
No primeiro dia das reuniões de cúpula do G20 no Rio de Janeiro, realizadas no…
Na segunda-feira (18), a cidade de Volta Redonda, no Sul Fluminense, entrou para o seleto…