A Praia das Pedras de Sapiatiba, que fica situada no bairro Praia Linda, em São Pedro da Aldeia, na região dos lagos, recebeu o marco da Bandeira Azul. O marco ambiental inédito para a cidade foi inaugurado na sexta-feira (15) com a presença do prefeito Fábio do Pastel e demais autoridades locais.
Banhada pela Lagoa de Araruama, a praia passou pela aprovação do júri e o prêmio entrou em vigor para a temporada de verão 2023/2024.
O prefeito Fábio do Pastel hasteou pessoalmente a bandeira e destacou o trabalho intersetorial da Prefeitura para que este marco ambiental pudesse ser alcançado.
“A equipe trabalhou incansavelmente para cumprir todos os requisitos para conquistar a bandeira e fica aqui o meu pedido a todos os banhistas, que nos ajudem a manter essa praia limpa. Os frequentadores contam com estrutura, banheiros com acessibilidade, além de segurança, com a equipe de guarda-vidas a postos. Este é um selo que precisa sempre estar sendo renovado, então contamos com a colaboração de todos para mantermos essa bandeira”, exortou ele.
Para que pudesse receber o reconhecimento, o município cumpriu mais de 30 requisitos obrigatórios para receber a bandeira e os banhistas já contam com banheiros construídos com acessibilidade, torre de observação para os guarda-vidas, além de um caminho acessível na areia, de acordo com a prefeitura.
Em parceria com o Instituto Escola do Mar, por meio da consultora do Programa Bandeira Azul no município, Paloma Arias, uma cadeira anfíbia será disponibilizada dois dias por semana para que cadeirantes ou pessoas com mobilidade restrita também possam aproveitar o banho nas águas limpas da laguna.
O secretário de Meio Ambiente e Pesca, Mario Flavio Moreira, reforçou que o marco foi conquistado por meio de muito trabalho e disse que o primeiro passo foi dado com o reconlhimento de mais de 100 coletas e análises da qualidade da água feitas há dois anos em parceriacom a concessionária de águas e saneamento da região, a Prolagos, que cedeu os laboratórios certificados pelo Inea – Instituto Estadual do Ambiente.
“Seguimos cumprindo os outros requisitos, com uma infraestrutura de apoio ao turismo sustentável, com acessibilidade e, com isso, atingimos a meta. A Certificação Nacional esteve aqui na praia e deu aval positivo, além do Júri Internacional. Temos que passar pelas temporadas de quatro meses de duração até conseguirmos chegar às temporadas longas e vamos seguir trabalhando firme para mantermos essa bandeira”, comentou.
A cerimônia contou com a participação do Secretariado Municipal, além dos vereadores Mislene Conceição e Márcio Soares, representando o Legislativo. Demais autoridades do município e representantes do Instituto Estadual do Ambiente (Inea) e da Prolagos também acompanharam de perto o hasteamento da Bandeira Azul na Praia das Pedras de Sapiatiba.
O deputado Rodrigo Amorim (União) quer o fim do desconto da contribuição sindical na folha…
O município de Itaguaí, na Baixada Fluminense, foi uma das dez cidades do Estado do…
O 1º Congresso de Direito Privado da Baixada Fluminense acontecerá no próximo sábado (23), no…
Na última segunda-feira (18), a Casa da Cultura da Baixada Fluminense, em São João de…
No primeiro dia das reuniões de cúpula do G20 no Rio de Janeiro, realizadas no…
Na segunda-feira (18), a cidade de Volta Redonda, no Sul Fluminense, entrou para o seleto…