O prefeito de Campos, Wladimir Garotinho, participou do I Fórum Líder Norte Fluminense, promovido pelo Sebrae-RJ no Centro de Convenções da Uenf, na última quarta-feira (26). O evento reuniu de chefes de Executivos, como prefeita de Quissamã, Fátima Pacheco; secretários municipais; vereadores; membros da academia e representantes de entidades de classe e de instituições da sociedade civil organizada da região Norte.
O secretário de Desenvolvimento Econômico, Indústria, Comércio e Serviço do Estado do Rio de Janeiro, Vinícius Farah, representou o governador Cláudio Castro.
Representando Campos, além de Wladimir, participaram do evento o vice-prefeito Frederico Paes; o secretário de Desenvolvimento Econômico, Mauro Silva; o procurador Geral Roberto Landes, e o secretário de Agricultura, Pecuária e Pesca, Almy Júnior, além de gestores de outras pastas.
Lançado há cerca de um ano, o Líder Norte Fluminense é uma iniciativa que objetiva incentivar a criação de um grupo de lideranças regionais para identificar, estudar e desenvolver eixos prioritários que podem alavancar o desenvolvimento econômico e social em todo o território do Norte do estado.
No fórum, participantes do programa apresentaram levantamentos e diagnósticos dos municípios com o propósito de mobilizar as lideranças para a construção coletiva de agendas de desenvolvimento regional focado nos eixos Educação; Mobilidade e Logística; e Economia Local, sendo este último dividido em três subeixos: Agronegócios, Serviços e Indústrias.
“É um fórum importante, porque agrega informações, ideias e propostas de nove municípios e, em termos de políticas públicas, temos que pensar sob uma perspectiva regional. Eu não acredito em desenvolvimento isolado e nem em movimentos desconectados. Então o Sebrae está promovendo esse fórum em várias cidades e hoje reuniu lideranças do Norte Fluminense, porque é fundamental organizarmos nossas políticas públicas em um momento em que surgem diversas oportunidades para o desenvolvimento da região”, destacou Wladimir
O coordenador Regional do Sebrae no Norte e Noroeste Fluminense, Guilherme Rieche, apresentou o programa no fórum. Ele destacou o potencial da região, citando empreendimentos como o Porto do Açu, o questão logística da região que é toda cortada por uma rodovia federal, as áreas extensas para culturas agrícolas, assim como as belezas naturais que propiciam o desenvolvimento do agronegócio, os polos universitários e tecnológicos, que favorecem a criação de negócios e serviços com inovação.
O secretário estadual de Desenvolvimento Econômico também destacou a importância da metodologia do Sebrae para o crescimento econômico e social do Norte Fluminense.
Após as falas do anfitrião do fórum, o reitor da Uenf, Raúl Palácios, dos representantes do Sebrae, do prefeito Wladimir e do secretário estadual, houve a apresentação dos estudos e propostas por eixos e, depois, debate com os representantes das prefeituras dos municípios que integram o Líder Norte Fluminense, que são Campos, Quissamã, São João da Barra, São Francisco de Itabapoana, São Fidélis, Carapebus, Cardoso Moreira, Italva e Macaé.
Wladimir pontuou detalhes sobre o estudo do eixo Educação, anunciando melhorias como o aumento do investimento público na área, que, constitucionalmente deve ser de 25% e, em Campos é de 33%; o descongelamento do plano de cargos e salários e anunciou ainda a revisão dos salários de diretores das unidades escolares, que será apreciada em forma de projeto do Executivo na Câmara Municipal, assim como o projeto de lei para custeio, pela Prefeitura, da graduação dos professores que não tem o Ensino Superior.
“Atualmente, a nossa região é a região com maior potencial de crescimento econômico do estado do Rio. Então é importante essa interlocução entre os municípios e entre as entidades com o Governo Estadual, para que a gente possa, juntos, encontrar o equilíbrio necessário para atrair mais investimentos, pois temos melhores condições logísticas, grandes empreendimentos já implantados e muito potencial para desenvolver negócios nos eixos mencionados. Hoje, o Norte Fluminense é a joia da coroa do estado do Rio”, complementou Garotinho.
Sobre o eixo Agronegócio, o prefeito falou sobre o problema da conectividade, diagnosticado pelas equipes do Líder Norte Fluminense em toda a região e destacou os trabalhos desenvolvidos para garantir o escoamento da produção, por meio da recuperação de mais de 1.100 quilômetros de estradas vicinais e a licitação para a construção de 36 pontes, além da capacitação e qualificação profissional de produtores e trabalhadores do campo e a prestação de assistência técnica para o emprego de novas tecnologias e desenvolvimento do setor.
O representante do governador Cláudio Castro, em sua fala, adiantou novidades para Campos, cidade polo em inovação e populacional do Norte Fluminense. Sem dar detalhes, Farah contou que o estado terá três polos de beneficiamento de fertilizantes, um deles em Campos. O município ainda vai abrigar uma das oito Superintendências Estaduais de Desenvolvendo Econômico e ganhará um novo Condomínio Industrial, sendo que o antigo Codin, já existente na cidade, também será reformado.
Outras reuniões do Líder Norte Fluminense acontecerão para novas etapas da agenda de desenvolvimento, até a criação de planos por eixos, conforme informou o subsecretário de Desenvolvimento Econômico de Campos, Felipe Knust, que é participante do programa e apresentou o diagnóstico do eixo Economia Local.
Ao término do fórum, após a apresentação do Coral da Uenf, o prefeito elogiou a iniciativa e se colocou à disposição do Sebrae.
“Nossa região tem uma safra de prefeitos extraordinários. Todos se comunicam, dialogam, se ajudam. Todos nós buscamos diariamente políticas públicas que possam mostrar o nosso interesse e nossa boa vontade para melhorar a qualidade de vida da nossa população. Então, da minha parte, enquanto prefeito de Campos, e tenho certeza que posso falar pela maioria dos municípios, o plano está sendo bom, o Sebrae terá prefeitos dedicados à promoção do desenvolvimento econômico e social da nossa região”, concluiu Wladimir.
O deputado Rodrigo Amorim (União) quer o fim do desconto da contribuição sindical na folha…
O município de Itaguaí, na Baixada Fluminense, foi uma das dez cidades do Estado do…
O 1º Congresso de Direito Privado da Baixada Fluminense acontecerá no próximo sábado (23), no…
Na última segunda-feira (18), a Casa da Cultura da Baixada Fluminense, em São João de…
No primeiro dia das reuniões de cúpula do G20 no Rio de Janeiro, realizadas no…
Na segunda-feira (18), a cidade de Volta Redonda, no Sul Fluminense, entrou para o seleto…