Prefeitura de Niterói vai certificar empresas que reduzirem emissões de carbono

A Prefeitura de Niterói vai conceder uma certificação para as empresas do município do Leste Fluminense que reduzirem as emissões de carbono na atmosfera. A Controladoria Geral do Município (CGM) e a Secretaria Municipal do Clima (SECLIMA) fizeram uma parceria para promover a campanha “Empresa Amiga do Clima”.

O objetivo é sensibilizar os empresários niteroienses sobre a importância da implementação de ações para reduzir progressivamente as emissões de carbono.

Nesta etapa que antecede o lançamento oficial da campanha, a Controladoria Geral do Município (CGM) e a Secretaria Municipal do Clima estão fazendo uma convocação aos empresários de Niterói para que participem da elaboração e da definição dos critérios para a concessão da certificação. Para atenderem ao chamado da Prefeitura, as empresas devem preencher, até o dia 3 de março, um formulário no link.

As empresas que, de forma colaborativa, preencherem o formulário vão debater critérios e requisitos para a certificação de pessoas jurídicas que conseguirem demonstrar que implementaram medidas para reduzir as emissões de carbono na atmosfera.

O lançamento oficial da campanha “Empresa Amiga do Clima”, com a abertura das inscrições para as empresas que desejarem receber a certificação, vai ocorrer durante a Niterói Compliance Week, cuja data ainda será definida.

Prefeitura de Niterói se destaca nas práticas de sustentabilidade

A controladora geral de Niterói, Cristiane Mara Rodrigues Marcelino, afirmou que a CGM tem buscado cada vez mais incentivar práticas de governança com preocupações sociais e climáticas. 

“Nosso trabalho diário vem sendo fortalecido, desde 2013, quanto à governança, o que se reflete em excelentes colocações em rankings de agências independentes. A partir de 2021, buscamos fortalecer as ações relacionadas à participação da sociedade, como os canais de escuta da sociedade. Agora, atuaremos em conjunto com a Secretaria do Clima em certificações de empresas que tenham a sustentabilidade como um dos seus objetivos”, explicou a controladora geral.

O secretário municipal do Clima, Luciano Paez, destacou que a campanha “Empresa Amiga do Clima” é uma das diversas ações implementadas em Niterói para contribuir com a transição para uma economia de baixo carbono. 

“O envolvimento de empresas, universidades e a sociedade nessa construção é fundamental para esta agenda. Muitas instituições já vêm nos procurando com o intuito de apoiar soluções cada vez mais sustentáveis nos âmbitos econômico e climático. Neste sentido, a certificação chega para empoderar cada vez mais empresas da cidade a terem políticas de cuidado com seus clientes, funcionários e também nos seus territórios de ação”, afirmou Luciano Paez.

Em nível global, campanhas de “Certificação de Carbono” têm gerado impacto positivo e mobilizado o interesse da sociedade organizada, em particular das empresas que se preocupam com o equilíbrio climático. Estas campanhas ampliam o entendimento e fomentam o desenvolvimento de ações pró clima como diferencial na competitividade do setor privado.

Posts Recentes

O delegado atrás das grades

Por Nelson Lopes Caiu como uma bomba no PL de Jair Bolsonaro o pedido de…

11 horas atrás

Flup 2025 recebe programação especial do Sesc RJ

O Sesc RJ será parceiro da Flup 2025, a Festa Literária das Periferias, que acontece…

11 horas atrás

Seminário Empresarial de Turismo movimenta Maricá

A Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria de Turismo, Comércio, Indústria e Mercado Interno,…

11 horas atrás

Meriti apresenta ações ambientais durante participação na COP 30

A Prefeitura de São João de Meriti, por meio da Secretaria Municipal de Ambiente, Mudanças…

13 horas atrás

Fórum dos Hotéis Cinco Estrelas debate estratégias para o setor

Os gerentes dos hotéis cinco estrelas da Cidade do Rio de Janeiro participaram, na última…

13 horas atrás

PT vai apostar em influencers para ganhar eleição

O PT está atrás de influenciadores digitais para as eleições do ano que vem. O…

1 dia atrás