Região Serrana

Presidente da Abeama ministra palestra sobre Energia Solar e IoT

A crescente utilização da energia solar e o uso da Internet das Coisas (IoT) na transição energética foram temas centrais do 11º Encontro ACEP Cidades Inteligentes em Pauta, realizado na última terça-feira (25), pela Associação Comercial e Empresarial de Petrópolis (ACEP). O evento ocorreu na sede da associação e reuniu especialistas, empresários e gestores para discutir soluções inovadoras voltadas ao desenvolvimento urbano sustentável.

A palestra “A Energia Solar Fotovoltaica e IoT como agentes na Transição Energética para Cidades Inteligentes” foi ministrada por Ruberval Baldini, CEO da BRSolar e presidente da Associação Brasileira de Energias Alternativas e Meio Ambiente (ABEAMA). Durante sua apresentação, Baldini destacou a expansão da energia solar no Brasil, que atualmente representa mais de 20% da matriz elétrica do país, já gerou mais de um milhão de empregos e movimentou cerca de R$ 189 bilhões em investimentos desde 2012. Ele ressaltou que os sistemas fotovoltaicos são aplicáveis desde residências até grandes projetos urbanos, proporcionando eficiência energética e reduzindo impactos ambientais.

Outro ponto de destaque foi a integração da IoT com soluções energéticas, possibilitando a gestão remota de recursos e um abastecimento eficiente, especialmente em comunidades isoladas. Com mais de 40 anos de experiência no setor de energias renováveis, Baldini enfatizou como a tecnologia pode ser uma aliada fundamental na construção de cidades mais eficientes e sustentáveis. “Quando você gera sua própria energia, seja em casa ou no escritório, você reduz custos e impostos que normalmente pagaria ao consumir energia de fontes convencionais. Graças à Lei 14.300/2022, consumidores podem se tornar produtores de sua própria energia, impactando diretamente seus gastos”, afirmou.

O palestrante apresentou modelos de soluções sustentáveis de energia solar capazes de facilitar o dia a dia do cidadão, desde sistemas OFF-GRID, utilizados em campos de irrigação, passando por sistemas híbridos, que combinam conexão à rede e armazenamento em baterias, até as usinas conhecidas como Fazendas Solares, que geram energia em grande escala.

Energia Solar para creches em comunidades carentes

Durante a palestra, Baldini também apresentou o projeto “SOL do BEM RJ”, que está em fase de implementação no Rio de Janeiro, com possibilidade de expansão para outros municípios, incluindo Petrópolis. O objetivo da ação é levar energia solar para creches em comunidades carentes e capacitar jovens locais na instalação de sistemas solares.

O presidente da ACEP, Paulo Reis, ressaltou a importância de debates como esse para o futuro da cidade. “Precisamos trazer temas como este para serem debatidos em Petrópolis e apresentar modelos que possam ser implementados em nossa cidade. A discussão sobre energia sustentável não é apenas teórica; ela está sendo colocada em prática no mundo inteiro. Portanto, precisamos acelerar o passo e incentivar empresas do setor a se instalarem no município”, afirmou.

O projeto “Encontro ACEP Cidades Inteligentes em Pauta” conta com o apoio de diversas empresas e instituições renomadas, como CDL, CEFETRJ, EMATER-RJ, Estácio de Sá, FAETERJ, FACERJ, FIOCRUZ, FIRJAN, PCVB, Prefeitura de Petrópolis, SEBRAE, SERRATEC, SICOMÉRCIO, SICRED, SINDTURISMO, UCP e UNIFASE.


Quer receber esta e outras notícias diretamente no seu Whatsapp? Entre no nosso canal. Clique aqui.
 
 

Posts Recentes

Três praias de Saquarema conquistam o selo Bandeira Azul

A cidade de Saquarema, na Região dos Lagos, recebeu nesta sexta-feira (3) a certificação internacional…

9 horas atrás

CREA-RJ defende retomada da Linha 3 do metrô

O presidente do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Rio de Janeiro (CREA-RJ), engenheiro…

10 horas atrás

Jonas Dico é eleito prefeito de Três Rios

A população de Três Rios, na Região Serrana, foi às urnas neste domingo (5) escolher…

16 horas atrás

FlaMaster vence amistoso em Paulo de Frontin

Por Marcos Vinicius Cabral Com gols de Zé Roberto, Marcos Denner e Nelinho, o FlaMaster…

17 horas atrás

Transplantes no Rio somam 807 no semestre

O Rio de Janeiro realizou 807 transplantes de órgãos e tecidos no primeiro semestre de…

17 horas atrás

Campanha de Multivacinação começa em Nova Iguaçu

A Prefeitura de Nova Iguaçu, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, iniciou nesta segunda-feira…

17 horas atrás