Economia

Presidente da Petrobras garante expansão do gás offshore

A Federação das Indústrias do Rio de Janeiro (Firjan CIRJ) realizou, na última quarta-feira (25), um evento para discutir o cenário do mercado de gás natural no Brasil, com a participação de representantes de empresas e autoridades do setor. O encontro aconteceu em paralelo à ROG.e, feira de energias da América Latina. Entre os palestrantes, a presidente da Petrobras, Magda Chambriard, destacou o trabalho da empresa para expandir a produção e exportação de gás offshore.

O vice-presidente e presidente eleito da Firjan, Luiz Césio Caetano, ressaltou a relevância da colaboração entre empresas e agentes do mercado para enfrentar os desafios do setor. Ele afirmou que a Firjan e o CIRJ estão comprometidos em apoiar iniciativas que tragam inovação e competitividade, além de facilitar o diálogo entre os atores do mercado de gás natural.

Presidente da Petrobras ressalta o objetivo de ampliar capacidade de exportação de gás

A presidente da Petrobras, Magda Chambriard, mencionou que a estatal está revisando projetos de plataformas para aumentar a capacidade de exportação de gás natural. “Estamos trabalhando para trazer mais gás para a costa. Quando cheguei à Petrobras, me deparei com algumas obras, plataformas de grande porte, que não tinham a possibilidade de exportar gás para a costa. Elas foram projetadas dessa forma por uma questão de economicidade, sem viabilidade de exportação. Assim, a reinjeção do gás nelas é obrigatória. No entanto, estamos trabalhando para reverter essa situação. Estamos buscando mais gás no pós-sal, no pré-sal, e o esforço tem sido grande. Mas a minha mensagem principal é a seguinte: vocês podem acreditar, vai ter mais gás”, declarou Chambriard.

O senador Laércio Oliveira também esteve presente e falou sobre a necessidade de incentivar os produtores a trazerem o gás para a costa, evitando a reinjeção em excesso. “Precisamos estimular os produtores a trazerem o gás para costa, assim como os consumidores a usarem o produto para manter o melhor equilíbrio do mercado”, afirmou o senador, que defendeu o uso do gás na produção de fertilizantes.

O evento também foi marcado pelo lançamento do livro “Mercado de Gás Natural no Brasil”, organizado por Daniela Santos e Symone Araújo, diretora da Agência Nacional do Petróleo (ANP). A publicação reúne 36 artigos sobre temas como oferta, competição e preços no mercado de gás natural no país.


Quer receber esta e outras notícias diretamente no seu Whatsapp? Entre no nosso canal. Clique aqui.

Posts Recentes

Alerj pode acabar com desconto sindical na folha do servidor

O deputado Rodrigo Amorim (União) quer o fim do desconto da contribuição sindical na folha…

10 horas atrás

Prêmio da ONU-Habitat reconhece Itaguaí por gestão ambiental

O município de Itaguaí, na Baixada Fluminense, foi uma das dez cidades do Estado do…

10 horas atrás

Congresso de Direito Privado debate avanços no Código Civil

O 1º Congresso de Direito Privado da Baixada Fluminense acontecerá no próximo sábado (23), no…

10 horas atrás

Casa da Cultura da Baixada recebe visita de Ministra do Chile

Na última segunda-feira (18), a Casa da Cultura da Baixada Fluminense, em São João de…

12 horas atrás

Hospital Souza Aguiar recebe equipe do G20 Social Brasil

No primeiro dia das reuniões de cúpula do G20 no Rio de Janeiro, realizadas no…

12 horas atrás

Cirurgias gratuitas com uso de robô são realizadas em Volta Redonda

Na segunda-feira (18), a cidade de Volta Redonda, no Sul Fluminense, entrou para o seleto…

12 horas atrás