Economia

Presidente da Petrobras garante expansão do gás offshore

A Federação das Indústrias do Rio de Janeiro (Firjan CIRJ) realizou, na última quarta-feira (25), um evento para discutir o cenário do mercado de gás natural no Brasil, com a participação de representantes de empresas e autoridades do setor. O encontro aconteceu em paralelo à ROG.e, feira de energias da América Latina. Entre os palestrantes, a presidente da Petrobras, Magda Chambriard, destacou o trabalho da empresa para expandir a produção e exportação de gás offshore.

O vice-presidente e presidente eleito da Firjan, Luiz Césio Caetano, ressaltou a relevância da colaboração entre empresas e agentes do mercado para enfrentar os desafios do setor. Ele afirmou que a Firjan e o CIRJ estão comprometidos em apoiar iniciativas que tragam inovação e competitividade, além de facilitar o diálogo entre os atores do mercado de gás natural.

Presidente da Petrobras ressalta o objetivo de ampliar capacidade de exportação de gás

A presidente da Petrobras, Magda Chambriard, mencionou que a estatal está revisando projetos de plataformas para aumentar a capacidade de exportação de gás natural. “Estamos trabalhando para trazer mais gás para a costa. Quando cheguei à Petrobras, me deparei com algumas obras, plataformas de grande porte, que não tinham a possibilidade de exportar gás para a costa. Elas foram projetadas dessa forma por uma questão de economicidade, sem viabilidade de exportação. Assim, a reinjeção do gás nelas é obrigatória. No entanto, estamos trabalhando para reverter essa situação. Estamos buscando mais gás no pós-sal, no pré-sal, e o esforço tem sido grande. Mas a minha mensagem principal é a seguinte: vocês podem acreditar, vai ter mais gás”, declarou Chambriard.

O senador Laércio Oliveira também esteve presente e falou sobre a necessidade de incentivar os produtores a trazerem o gás para a costa, evitando a reinjeção em excesso. “Precisamos estimular os produtores a trazerem o gás para costa, assim como os consumidores a usarem o produto para manter o melhor equilíbrio do mercado”, afirmou o senador, que defendeu o uso do gás na produção de fertilizantes.

O evento também foi marcado pelo lançamento do livro “Mercado de Gás Natural no Brasil”, organizado por Daniela Santos e Symone Araújo, diretora da Agência Nacional do Petróleo (ANP). A publicação reúne 36 artigos sobre temas como oferta, competição e preços no mercado de gás natural no país.


Quer receber esta e outras notícias diretamente no seu Whatsapp? Entre no nosso canal. Clique aqui.

Posts Recentes

Volta Redonda e Barra Mansa recebem edição do CONECTA

A Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Estado do Rio de Janeiro (Facerj) realizará…

5 horas atrás

Circuito Rural de Barra Mansa reúne 700 pessoas em Floriano

O distrito de Floriano recebeu, no domingo (17), a 2ª etapa do Circuito Rural de…

5 horas atrás

Visconde é campeão da Copa Calcário 2025

Ao vencer a equipe do Bom Jardim por 2 a 0 nesse domingo (17), o…

8 horas atrás

IFRJ de Arraial do Cabo abre vagas em curso gratuito para mulheres

O Instituto Federal do Rio de Janeiro (IFRJ) – Campus Arraial do Cabo, na Região…

8 horas atrás

Pelé, Milton Gonçalves e Gloria Maria

*Por Paulo Marinho Ganhou força na TV Globo a descoberta de um pedido inédito dos…

8 horas atrás

Festival celebra mulheres negras e movimenta Rio de Janeiro

A Conexão G, Fórum Estadual de Mulheres Negras RJ, Instituto Búzios, Instituto Marielle Franco, Movimento…

8 horas atrás