Política

Programa de apoio a agricultores e pescadores artesanais é aprovado

A Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) aprovou nesta quarta-feira (25), em segunda discussão, o Projeto de Lei 5.208/21, que visa a criação do Programa de Aquisição de Alimentos da Agricultura Familiar, Pequenos Produtores e Pescadores Artesanais. A proposta, de autoria da deputada Renata Souza (PSol), segue agora para sanção ou veto do governador Cláudio Castro, que tem até 15 dias úteis para tomar sua decisão final sobre o projeto.

A iniciativa tem como principal objetivo incentivar a produção local, gerando ocupação produtiva e renda para agricultores e pescadores artesanais do Estado. Ao mesmo tempo, o programa busca fortalecer a segurança alimentar ao destinar os alimentos adquiridos a restaurantes populares, cozinhas comunitárias e coletivas, garantindo acesso à alimentação saudável e de qualidade para pessoas em situação de vulnerabilidade social.

Programa visa dar apoio a agricultores e pescadores artesanais

O programa dará prioridade aos agricultores familiares e pescadores artesanais inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico), especialmente aqueles que recebem o Auxílio Inclusão Produtiva Rural. Dessa forma, a ação será voltada para os grupos que mais necessitam de apoio para manter suas atividades e contribuir para a produção local.

A execução do programa será feita por meio de termos de adesão com órgãos e entidades da administração pública estadual, dispensando a necessidade de convênios tradicionais. O governo também poderá realizar pagamentos aos executores do programa para cobrir as despesas operacionais.

A Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária, Pesca e Abastecimento, ou um eventual órgão substituto, será responsável pela articulação com cooperativas e outras organizações da agricultura familiar, para garantir que os pequenos produtores e pescadores possam participar ativamente do programa. A iniciativa se baseia nas diretrizes do Sistema Único de Assistência Social (Suas), alinhada com os esforços da Comissão Especial de Enfrentamento à Miséria e Extrema Pobreza da Alerj.


Quer receber esta e outras notícias diretamente no seu Whatsapp? Entre no nosso canal. Clique aqui.
 

Posts Recentes

Campanha de vacinação contra o HPV começa em São Pedro da Aldeia

A Prefeitura de São Pedro da Aldeia iniciou, nesta terça-feira (7), a campanha de vacinação…

13 minutos atrás

Três praias de Saquarema conquistam o selo Bandeira Azul

A cidade de Saquarema, na Região dos Lagos, recebeu nesta sexta-feira (3) a certificação internacional…

17 horas atrás

CREA-RJ defende retomada da Linha 3 do metrô

O presidente do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Rio de Janeiro (CREA-RJ), engenheiro…

18 horas atrás

Jonas Dico é eleito prefeito de Três Rios

A população de Três Rios, na Região Serrana, foi às urnas neste domingo (5) escolher…

24 horas atrás

FlaMaster vence amistoso em Paulo de Frontin

Por Marcos Vinicius Cabral Com gols de Zé Roberto, Marcos Denner e Nelinho, o FlaMaster…

1 dia atrás

Transplantes no Rio somam 807 no semestre

O Rio de Janeiro realizou 807 transplantes de órgãos e tecidos no primeiro semestre de…

1 dia atrás