Política

Programa de apoio a agricultores e pescadores artesanais é aprovado

A Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) aprovou nesta quarta-feira (25), em segunda discussão, o Projeto de Lei 5.208/21, que visa a criação do Programa de Aquisição de Alimentos da Agricultura Familiar, Pequenos Produtores e Pescadores Artesanais. A proposta, de autoria da deputada Renata Souza (PSol), segue agora para sanção ou veto do governador Cláudio Castro, que tem até 15 dias úteis para tomar sua decisão final sobre o projeto.

A iniciativa tem como principal objetivo incentivar a produção local, gerando ocupação produtiva e renda para agricultores e pescadores artesanais do Estado. Ao mesmo tempo, o programa busca fortalecer a segurança alimentar ao destinar os alimentos adquiridos a restaurantes populares, cozinhas comunitárias e coletivas, garantindo acesso à alimentação saudável e de qualidade para pessoas em situação de vulnerabilidade social.

Programa visa dar apoio a agricultores e pescadores artesanais

O programa dará prioridade aos agricultores familiares e pescadores artesanais inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico), especialmente aqueles que recebem o Auxílio Inclusão Produtiva Rural. Dessa forma, a ação será voltada para os grupos que mais necessitam de apoio para manter suas atividades e contribuir para a produção local.

A execução do programa será feita por meio de termos de adesão com órgãos e entidades da administração pública estadual, dispensando a necessidade de convênios tradicionais. O governo também poderá realizar pagamentos aos executores do programa para cobrir as despesas operacionais.

A Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária, Pesca e Abastecimento, ou um eventual órgão substituto, será responsável pela articulação com cooperativas e outras organizações da agricultura familiar, para garantir que os pequenos produtores e pescadores possam participar ativamente do programa. A iniciativa se baseia nas diretrizes do Sistema Único de Assistência Social (Suas), alinhada com os esforços da Comissão Especial de Enfrentamento à Miséria e Extrema Pobreza da Alerj.


Quer receber esta e outras notícias diretamente no seu Whatsapp? Entre no nosso canal. Clique aqui.
 

Posts Recentes

Hospitais do RJ terão terapeutas ocupacionais obrigatórios

As equipes multidisciplinares dos hospitais públicos e privados do Estado do Rio de Janeiro passarão…

19 horas atrás

Festa do Aipim movimenta Tinguá com cultura e gastronomia

A tradicional Festa do Aipim está de volta ao distrito de Tinguá, em Nova Iguaçu,…

20 horas atrás

Creci-RJ intensifica fiscalização na Barra da Tijuca

O Conselho Regional de Corretores de Imóveis do Rio de Janeiro (Creci-RJ) realizou, na última…

20 horas atrás

Prefeito de Teresópolis quer representante na Alerj

O prefeito de Teresópolis, Leonardo Vasconcellos (União), vai lançar a sua esposa, a primeira-dama Cláudia…

21 horas atrás

Nova regra zera tarifa de energia para famílias de baixa renda

A partir deste sábado (5), mais de 185 mil famílias de baixa renda atendidas pela…

21 horas atrás

Bayer promove roda de conversa sobre meio ambiente em Belford Roxo

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade de Belford Roxo, na Baixada Fluminense, promoveu,…

21 horas atrás