Um projeto-piloto do Governo do Estado do Rio de Janeiro vai testar a adoção de veículos movidos a gás natural e gás biometano em duas linhas intermunicipais fluminenses. Os itinerários envolvem a capital fluminense, Barra Mansa, no Sul Fluminense, e Duque de Caxias, na Baixada.
O anúncio da iniciativa ocorreu na segunda-feira (16). A proposta é usar tecnologia a gás híbrida, o que pode reduzir em até 20% as emissões de CO2 em comparação ao diesel de ônibus comuns. Também há possibilidade de redução de 85% e 90% das emissões de material particulado e óxidos de nitrogênio. Estes poluentes são associados à maior incidência de doenças cardiovasculares.
Uma das linhas é Rio de Janeiro x Barra Mansa, da viação Cidade do Aço, que tem maior distância e circula em uma estrada federal, a Via Dutra. Já a outra é a Duque de Caxias x Barra da Tijuca, que transporta passageiros dentro da região metropolitana e conta com mais paradas.
Até o momento, dois ônibus foram desenvolvidos para iniciar o projeto, o Scania K 280 e o Scania K 340. O início da circulação está previsto para janeiro.
O secretário de Energia e Economia do Mar, Cássio Coelho, destacou os benefícios dos primeiros ônibus movidos a gás no estado do Rio. Segundo ele, os veículos “proporcionarão menor poluição sonora e menor emissão de poluentes, além de maior conforto aos passageiros”.
A iniciativa prevê ainda mais de R$ 125 milhões em investimentos para na criação de cerca de 200 postos de abastecimento específicos para a nova frota. Os locais deverão ficar disponíveis até 2027.
O governo do estadual também trabalha em um edital que deve incluir a obrigatoriedade de ônibus elétricos em algumas linhas intermunicipais. A previsão é que a finalização e publicação do documento ocorra no início de 2025.
O governador do Rio, Cláudio Castro, defendeu que o estado tem um papel fundamental na transição de matriz energética do país. Ele também ressaltou o potencial econômico.
“Nós, no Rio de Janeiro, estamos fazendo uma caminhada muito interessante. O Rio de Janeiro é o hub energético do Brasil, com mais de 80% da produção de petróleo e 74% da produção nacional de gás natural”, afirmou.
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