Equipes do Instituto Vital Brazil e agentes da Vigilância Ambiental em Saúde de Cabo Frio, na Região dos Lagos, realizaram uma ação no bairro Maria Joaquina para conter a proliferação de escorpiões. A operação realizada na última semana coletou mais de 860 escorpiões em um único quintal de uma residência.
A coordenadora de Vigilância Ambiental em Saúde, Andréia Nogueira, explicou que a região é endêmica para esses animais devido à diversidade climática e ao aumento das temperaturas. Segundo ela, a região de restinga também contribui para o aumento deste animais. A partir do ano passado, os escorpiões começaram a ser identificados mais intensamente na cidade.
O município estabeleceu parceria com o Instituto Vital Brazil. Desde 2023, o órgão capacita a atuação de agentes. A parceria também acontece na implementação de medidas para controlar e prevenir o surgimento dos escorpiões,. Entre as iniciativas a introdução de galinhas-d’angola, que já tem apresentado resultados positivos.
Outro alerta para evitar acidentes com esses animais peçonhentos é ter cuidado ao calçar sapatos e vestir roupas.
A população pode colaborar informando aparecimento de escorpiões à Vigilância Ambienta em Saúde, por meio do número 2646-2506, ramais 2250 e 2248.
Quer receber esta e outras notícias diretamente no seu Whatsapp? Entre no nosso canal. Clique aqui.
O deputado Rodrigo Amorim (União) quer o fim do desconto da contribuição sindical na folha…
O município de Itaguaí, na Baixada Fluminense, foi uma das dez cidades do Estado do…
O 1º Congresso de Direito Privado da Baixada Fluminense acontecerá no próximo sábado (23), no…
Na última segunda-feira (18), a Casa da Cultura da Baixada Fluminense, em São João de…
No primeiro dia das reuniões de cúpula do G20 no Rio de Janeiro, realizadas no…
Na segunda-feira (18), a cidade de Volta Redonda, no Sul Fluminense, entrou para o seleto…