O cadastramento de artesãos foi realizado na Casa do Artesão, em São Pedro da Aldeia. Crédito: Reprodução
Esta sexta-feira foi um dia importante para os artesãos de São Pedro da Aldeia, na Região dos Lagos. A Secretaria de Estado de Turismo (Setur-RJ) e a TurisRio promoveram o cadastramento de artesãos do município no Programa de Artesanato do Estado. O encontro foi realizado às 8h30 na Casa do Artesão. O objetivo da iniciativa é mapear e desenvolver a atividade artesanal no município.
Os profissionais cadastrados terão direito à Carteira Nacional do Artesão, que reconhece a atividade como profissão. O documento pode ser utilizado como identidade, o que permite que o artesão participe de feiras nacionais e estaduais, tenha acesso ao microcrédito orientado produtivo, a cursos de qualificação estaduais e federais e apoio em feiras municipais.
Na manhã desta sexta-feira, os profissionais que se inscreveram no programa antes de 2015 teve a oportunidade de atualizar seus dados. Ao chegar ao local os artesãos assistiram a uma apresentação e, em seguida, fizeram o cadastramento online.
De acordo com o secretário de Estado de Turismo, Sávio Neves, o artesanato é responsável pelo sustento de muitas famílias. “Implementar ações para estimular o artesanato fluminense e mensurar a demanda, possibilita avançar no processo de tornar o artesanato local atividade econômica geradora de desenvolvimento e empreendedorismo”, avaliou Neves.
As equipes multidisciplinares dos hospitais públicos e privados do Estado do Rio de Janeiro passarão…
A tradicional Festa do Aipim está de volta ao distrito de Tinguá, em Nova Iguaçu,…
O Conselho Regional de Corretores de Imóveis do Rio de Janeiro (Creci-RJ) realizou, na última…
O prefeito de Teresópolis, Leonardo Vasconcellos (União), vai lançar a sua esposa, a primeira-dama Cláudia…
A partir deste sábado (5), mais de 185 mil famílias de baixa renda atendidas pela…
A Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade de Belford Roxo, na Baixada Fluminense, promoveu,…