Rio de Oportunidades debate integração no Turismo

Por Leonardo Nogueira

A prefeitura do Rio, por meio da IntegraRio, participou, nesta segunda-feira (10), de um evento para pensar o desenvolvimento e integração no turismo das cidades do Estado. Com o nome de Rio de Oportunidades, o encontro, realizado na capital fluminense, foi utilizado para debater possibilidades de negócios e projetos, reunindo representantes de diversas regiões. 

O administrador e idealizador do IntegraRio, Marcos Marins, comentou sobre o desenvolvimento do programa e também sobre como sua equipe pretende ajudar progresso de temáticas relevantes para a cidade.

“Não tem como falar da capital sem pensar no interior. Nós estamos criando uma política em que possamos falar e, realmente, fazer juntos. O IntegraRio é um programa criado pela prefeitura para aproximar a capital das demais cidades. O gestor público tem que resolver o problema do passado, trabalhar o do dia e ter energia para pensar para frente. A nossa ideia é essa, um bom programa para que a gente possa pensar para frente”, afirmou Marins. 

A diretora de planejamento e projetos da Secretaria de Estado e Turismo do Rio (Setur), Valéria Lima, analisou que as configurações estatais estão colaborando cada vez mais para uma integração entre as regiões. 

“Essa proposta de integração é fundamental, eu vejo que estamos passando por um momento crucial e de muitas oportunidades para o turismo do estado”, disse a secretária.  

Valéria ainda pontuou algumas partes do planejamento estratégico do sintema estadual de turismo, como o objetivo de propor prioridades, metas, e formas de financiamento do setor no Rio.

Rio de Oportunidades é chance de reflexão sobre temas que permeiam Turismo

Segundo a professora de Turismo da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Isabela Fogaça, que também é representante do Observatório de lazer e turismo da Baixada Verde, o evento serviu para pensar diversos temas que permeiam o turismo. 

“A gente não entende turismo como atividade fim, mas, sim, atividade meio. A partir da hora que eu penso em turismo, estou pensando em qualificação profissional e sustentabilidade. Ninguém vai para uma cidade suja, poluída, que não seja agradável. A gente está falando de arborização, de áreas mais organizadas, de menos poluição, não só poluição ambiental, mas até visual. E, principalmente, de geração de renda, emprego, valorização dos nossos jovens. O Rio de Oportunidades traz a pauta ao debate”, disse a professora. 

Representando a presidência da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Rio de Janeiro (Fecomercio-RJ), o assessor Luiz Velloso comentou sobre as atividades que o órgão tem desenvolvido em algumas regiões com o Sesc e afirmou que “não existe estado forte, sem um interior forte”.

O evento, organizado pela empresa Criação Eventos – em parceria com a Prefeitura do Rio, a Secretaria de Integração Metropolitana e o Programa Integra Rio -, também contou com a participação de nomes do turismo da Costa do Sol, Baixada Verde, Região Serrana e Vale do Café.

Posts Recentes

Alerj pode acabar com desconto sindical na folha do servidor

O deputado Rodrigo Amorim (União) quer o fim do desconto da contribuição sindical na folha…

15 horas atrás

Prêmio da ONU-Habitat reconhece Itaguaí por gestão ambiental

O município de Itaguaí, na Baixada Fluminense, foi uma das dez cidades do Estado do…

15 horas atrás

Congresso de Direito Privado debate avanços no Código Civil

O 1º Congresso de Direito Privado da Baixada Fluminense acontecerá no próximo sábado (23), no…

15 horas atrás

Casa da Cultura da Baixada recebe visita de Ministra do Chile

Na última segunda-feira (18), a Casa da Cultura da Baixada Fluminense, em São João de…

17 horas atrás

Hospital Souza Aguiar recebe equipe do G20 Social Brasil

No primeiro dia das reuniões de cúpula do G20 no Rio de Janeiro, realizadas no…

17 horas atrás

Cirurgias gratuitas com uso de robô são realizadas em Volta Redonda

Na segunda-feira (18), a cidade de Volta Redonda, no Sul Fluminense, entrou para o seleto…

17 horas atrás