Sala do Empreendedor de Saquarema registra aumento de atendimentos

A Sala do Empreendedor de Saquarema, parceria da Prefeitura com o Sebrae-RJ, tem gerado demanda crescente nas primeiras semanas de 2023, principalmente por moradores que buscam o acesso à formalização e também de empreendedores que desejam organizar seus negócios e empresas para o decorrer do ano.

Localizada na Rua Barão de Saquarema, n° 243, sala 15 (Galeria Spazio), no Centro da cidade da Região dos Lagos, o local tem registrado alta na procura de serviços como: declaração anual de faturamento, parcelamentos de Documento de Arrecadação do Simples Nacional (DAS) em atraso e consultorias para quem anseia qualificar ou expandir seu ambiente de negócios.

“Neste início do ano, tivemos uma boa procura por parte da população para esclarecimento de dúvidas, orientações e processos de formalização de MEI. Nossa Sala do Empreendedor é um espaço importante para a população, principalmente para o micro e pequeno empresário, que tanto contribui para o desenvolvimento da cidade com a geração de empregos e renda”, afirmou o Secretário Municipal de Administração, Receita e Tributação, Hailson Alves Ramalho.

Sala do Empreendedor tem estrutura para formalização de negócios

Funcionando de segunda a sexta-feira, das 09 às 17 horas, o local possui toda a estrutura necessária para a formalização de negócios e a troca de experiências entre MEIs e demais empreendedores da cidade. Além deles, no local, contadores, advogados e demais profissionais também podem resolver pendências de empresas da cidade.

De acordo com o Delegado da Junta Comercial do Estado do Rio de Janeiro em Saquarema, Elias Gaia, que também é coordenador da Sala do Empreendedor, os primeiros meses do ano são ideais para os empreendedores planejarem seus negócios, acertarem pendências e buscarem qualificação para que, ao longo de 2023, o ambiente de negócios prospere. 

“Temos, aqui, além das repartições municipais, a JUCERJA, o SEBRAE-RJ e diversos outros órgãos para facilitar a vida do empreendedor saquaremense”, afirmou Gaia.

Na Sala do Empreendedor, o cidadão poderá contar com os seguintes serviços: Formalização do MEI; Alterações dos dados cadastrais do CCMEI; Impressão da DAS Mensal e Declaração Anual; Adesão ao parcelamento do SIMEI e baixa do CNPJ; Abertura, alteração e baixa de empresa e profissionais autônomos; Emissão de alvarás (abertura, alteração, baixa e provisório).

É possível ainda realizar emissão de licença sanitária; Abertura de protocolos, processos de viabilidade e publicidade; Cadastro das empresas e profissionais autônomos; Orientação das notificações e multas da Fiscalização de Posturas; Informações sobre oportunidades de novas áreas para empresas; Orientação sobre utilização de uso de área pública para ambulantes; Julgamento de processos e entrada de protocolo da JUCERJA; Certidões negativas de débitos, ISS, entre outras; Processos de ISS de taxistas e artesãos.

Sobre a Sala do Empreendedor

Inaugurada no ano de 2018, a Sala do Empreendedor de Saquarema tem como objetivo acolher àqueles que já estão formalizados ou pretendem iniciar seu próprio negócio. O espaço foi criado por meio de uma parceria entre a Prefeitura de Saquarema, o Sebrae-RJ e a Junta Comercial do Estado do Rio de Janeiro.

Em maio de 2022, a Sala do Empreendedor foi ampliada e ganhou novo espaço, com maior conforto e capacidade de atendimento à população. As equipes fecharam o último ano com a marca de 1600 CNPJs de MEIs abertos, 300 novas empresas de demais portes abertas, mais de 1000 processos online pelo sistema REGIN, da Junta Comercial, e mais de 9 mil atendimentos realizados.

“Os micro e pequenos empreendedores são muito importantes para a economia da cidade. Para isso, nós criamos a Sala do Empreendedor, em parceria com o Sebrae-RJ. Temos uma população que gosta e tem muita vontade de empreender. Por isso, é nosso dever oferecer o apoio a este público, que deseja que o sonho do próprio negócio se torne realidade em nossa cidade”, afirmou a Prefeita Manoela Peres.

Os moradores de Saquarema poderão realizar diversos serviços relativos à Receita.

No mesmo local, os empreendedores também podem resolver problemas ligados à Receita Federal. Criado por meio de parceria da Prefeitura com o órgão fiscal, o Posto de Atendimento Virtual (PAV) da Receita Federal oferece diversos serviços à população.

No PAV, os moradores de Saquarema poderão realizar diversos serviços relativos à Receita. Nesta primeira etapa, os funcionários estão habilitados pelo sistema do Fisco a operar o módulo “Cadastros”, que contará com os seguintes serviços:

Consulta Pendência Fiscal PF e Imóvel Rural;

Consulta Pendência Malha Fiscal Pessoa Física;

Consulta Restituição e Situação DIRPF;

Cópia Declaração e Recibos para PF – DIRPF, DIRF Beneficiário e DITR;

Cópia Declaração e Recibos – GFIP, Perdcomp, Dacon e Dmed; 

CPF – comprovante de inscrição, alteração e regularização;

Emissão de Documento de Arrecadação – DARF e GPS;

Geração de Código de Acesso GOV.Br.

O PAV também atua em casos de certidões e situação fiscal, declarações e demonstrativos, pagamentos e processos/procuração.

Posts Recentes

A frustração de Pedro Paulo

Por Nelson Lopes Aliado "zero-um" de Eduardo Paes, o deputado Pedro Paulo (PSD-RJ) se frustrou…

2 horas atrás

Prefeitura de Levy Gasparian inicia obra de expansão em ciclovia

A Prefeitura de Levy Gasparian, na Região Serrana, em parceria com o empresário local Maicon…

2 horas atrás

Programa Território Ancestral é lançado em Mangaratiba

A Prefeitura de Mangaratiba, por meio da Secretaria de Assistência Social e da Subsecretaria de…

3 horas atrás

Agricultura de Casimiro de Abreu recebe mais incentivo

A agricultura de Casimiro de Abreu, cidade do Leste Fluminense, deu um passo importante rumo…

3 horas atrás

Pedalada Inclusiva celebra o Dia Mundial do Autismo em Búzios

Neste sábado (5), a Secretaria da Pessoa com Deficiência de Armação dos Búzios promoverá a…

4 horas atrás

Queda na Mortalidade Materna no Rio de Janeiro

O Estado do Rio de Janeiro registrou uma queda de 18% na Razão da Mortalidade…

4 horas atrás