O Secovi Rio coordenou, na última semana, o lançamento da Agenda Legislativa & Projetos Prioritários 2023 – Setor de Comércio e Serviços Imobiliários. O evento contou com a presença de integrantes de 18 Secovis do país e associações do segmento, todos membros da CBCSI (Câmara Brasileira de Comércio e Serviços Imobiliários) na CNC (Câmara Nacional do Comércio).
A delegação dos Secovis do Brasil que trabalhou pela aprovação da Agenda Legislativa continha 36 pessoas, que cumpriram 116 visitas a gabinetes de Senadores e Deputados Federais de mais de 15 estados, entre eles: Alagoas, Ceará, Espírito Santo, Goiás, Minas Gerais, Mato Grosso, Paraíba, Pernambuco, Rio de Janeiro, Paraná, Rio Grande do Norte, São Paulo, Roraima, Rio Grande do Sul, Sergipe e outros.
A ação, que tinha como objetivo apresentar o documento e debater pautas relevantes para o mercado, realizou diligências a membros de todas as Comissões estratégicas para o setor, com destaque para 30% da Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania da Câmara dos Deputados e 37% da Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania do Senado Federal.
Para o Presidente do Secovi Rio, Pedro Wähmann, o resultado do lançamento é o reflexo do incansável trabalho do sindicato em defender os interesses do setor.
“Um dos principais valores que o Secovi Rio carrega é o compromisso na defesa dos interesses do nosso mercado. Fomos à Brasília apresentar a quarta edição da Agenda Legislativa & Projetos Prioritários com o propósito de expor e debater, com parlamentares no Congresso Nacional, assuntos que interferem direta ou indiretamente a saúde do nosso segmento, tais como os impactos da Reforma Tributária no setor, o adicional de periculosidade para porteiros e o índice de correção de contratos de locação não superior ao IPCA. Fazemos o monitoramento de projetos de lei que podem afetar condomínios e empresas do mercado de administração imobiliária para podermos cumprir nosso papel com o êxito que nossos associados, contribuintes e o setor merecem” afirma Wähmann.
Vale salientar que, a Coordenação de Assuntos Institucionais e Legislativos do Secovi Rio faz o acompanhamento diário de proposições do legislativo, além de atuar em iniciativas focadas em ampliar o diálogo com outras instituições em prol do desenvolvimento do segmento. No ano de 2022 foram mais de 250 proposições acompanhadas.
O Presidente da ABADI (Associação Brasileira das Administradoras de Imóveis), Rafael Thomé, destacou a importância da ação para a exposição dos interesses do mercado aos representantes no Congresso Nacional.
“A Agenda Legislativa tem fundamental relevância no contexto de levar aos parlamentares as demandas mais importantes do mercado imobiliário, sempre em prol da sociedade e do desenvolvimento da economia do país. O lançamento da quarta edição da agenda, em Brasília, possibilitou o debate de projetos prioritários, retratando um grande avanço para o setor e ampliando a representatividade das entidades que compõem a Agenda Setorial da CNC” conclui Rafael.
A Coluna Secovi Rio em Ação é produzida com material enviado pelo Secovi Rio, que atua há mais de 80 anos na prestação de serviços de excelência para o desenvolvimento do segmento da habitação.
O deputado Rodrigo Amorim (União) quer o fim do desconto da contribuição sindical na folha…
O município de Itaguaí, na Baixada Fluminense, foi uma das dez cidades do Estado do…
O 1º Congresso de Direito Privado da Baixada Fluminense acontecerá no próximo sábado (23), no…
Na última segunda-feira (18), a Casa da Cultura da Baixada Fluminense, em São João de…
No primeiro dia das reuniões de cúpula do G20 no Rio de Janeiro, realizadas no…
Na segunda-feira (18), a cidade de Volta Redonda, no Sul Fluminense, entrou para o seleto…