Secretaria de Saúde de Maricá faz programação especial dedicada à saúde da mulher

A Secretaria de Saúde de Maricá, no Leste Fluminense, realizou uma programação especial na Unidade de Saúde da Família (USF) de Ponta Grossa, no último sábado (04/03), e contou com as parcerias da  Biotec Maricá e a Codemar (Companhia de Desenvolvimento de Maricá) nas atividades dedicadas à saúde da mulher. 

Os projetos Horto da Biodiversidade, do Inova Agroecologia Maricá, e a Farmacopéia, que acontecem por meio da parceria com a Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), apresentaram as plantas medicinais como método alternativo de cuidados com a saúde para as participantes da ação em homenagem ao Dia Internacional da Mulher, comemorado na próxima quarta-feira (08/03).

“A UFRRJ prevê atuar em todo o município de Maricá. Hoje, trouxemos a equipe dos dois projetos com a Codemar e Biotec: o Inova Agroecologia, voltado para saúde através de alimentos sem agrotóxicos, produzidos de forma agroecológica; e o mais recentemente Farmacopeia Maricá, que é uma outra estratégia, voltada para plantas medicinais, em que trabalhamos com o conceito de saúde integrativa. Temos aqui mudas de plantas medicinais, como terramicina, boldo, mirra e amora, além de tantas outras espécies que são vinculadas ao sagrado feminino, já que esse evento é alusivo ao Dia Internacional da Mulher”, explicou o coordenador dos projetos, o engenheiro agrônomo e professor da UFRRJ, João Araújo.

A moradora do bairro, Claudia Soares Mendes, de 59 anos, que aproveitou para participar das atividades da ação para as mulheres e realizar exames médicos, garantiu uma “mudinha” e também um repelente de citronela. A aposentada aproveitou para tirar dúvidas sobre o plantio e propriedades medicinais de outras plantas.

“Vim numa consulta e a doutora me indicou um preventivo. Achei essa programação muito legal porque estou aprendendo um pouco de cada coisa e, agora, sobre plantas medicinais. A pessoa vem fazer um exame e já sai com mais sabedoria, isso é muito bom. Estou levando aqui a plantinha para cultivar e o repelente natural de citronela, que achei muito interessante porque a gente compra industrializado e cheio de química sem perceber que o natural está ao nosso alcance”, avaliou a participante.

Secretaria de Saúde oferece diversos serviços para o público feminino

A programação especial da USF Ponta Grossa também contou com roda de conversa com profissionais do serviço social e psicologia, realização de exame preventivo, sala de relaxamento e dia da beleza. O gestor de serviços e saúde da unidade, Marlon Santos, explicou que as atividades fazem parte de um conceito ampliado de saúde para o público feminino.

“Para as mulheres é interessante que a gente proporcione esse espaço de acolhimento não somente para fazer o preventivo, que também é importante, mas promover oportunidades para que elas saiam daqui entendendo que as questões de saúde vão muito além de procedimentos”, destacou o gestor Santos.

A médica da saúde da família, Vera Lucia Portella Pavani, que atua na unidade, completou: “Estamos inovando com essa parceria em relação a plantas medicinais porque estão relacionadas à saúde da mulher. É mais uma possibilidade para o autocuidado e utilizarem mais uma ferramenta para resolverem questões femininas envolvendo a parte ginecológica e hormonal a favor da qualidade de vida delas”, comentou a médica.

Posts Recentes

Jurema Bar vai de anarriê

No dia 12, das 12h às 22h, o Jurema Bar — localizado entre a boemia…

4 horas atrás

Michelle dá recado a Sóstenes: nada de mensagem para Bolsonaro

Por Nelson Lopes Michelle Bolsonaro foi direta com Sóstenes Cavalcante: não quer saber de mensagens…

12 horas atrás

Atletas de Rio das Ostras brilham em competição estadual

Atletas de Rio das Ostras, cidade da Região dos Lagos, conquistaram importantes resultados na Copa…

12 horas atrás

São Francisco de Itabapoana convoca aprovados em concurso

A Prefeitura de São Francisco de Itabapoana, no Norte Fluminense, convocou os candidatos aprovados nos…

12 horas atrás

Hospitais do RJ terão terapeutas ocupacionais obrigatórios

As equipes multidisciplinares dos hospitais públicos e privados do Estado do Rio de Janeiro passarão…

1 dia atrás

Festa do Aipim movimenta Tinguá com cultura e gastronomia

A tradicional Festa do Aipim está de volta ao distrito de Tinguá, em Nova Iguaçu,…

1 dia atrás