O secretário de Defesa Civil de Belford Roxo, Alberto Vieira (à direita), destacou a formação cidadã que o projeto oferece. Crédito: Rafael Barreto - PMBR
O secretário de Defesa Civil de Belford Roxo, Alberto Vieira, visitou na semana passada o projeto ecossocial Kafango Verde, localizado no bairro Piam, na cidade da Baixada Fluminense. Idealizado e realizado em 2013, o projeto promove inclusão social e consciência ambiental através da prática de mergulho recreativo, dentre outras atividades.
Uma piscina de quatro metros de profundidade e um sonho de ajudar na formação de jovens, foi o que motivou o suboficial da reserva da Marinha, William Ferreira, a oferecer aulas gratuitas de mergulho e ecologia para jovens do município. “Tenho como propósito de vida ajudar as crianças. Já formei 21 turmas de mergulhadores recreativos no projeto e acredito no poder transformador que essas atividades proporcionam para beneficiar a nova geração de cidadãos”, explicou William.
O secretário de Defesa Civil de Belford Roxo, Alberto Vieira, esteve presente para conhecer mais sobre o projeto. “Precisei conhecer de perto esse projeto que educa jovens e forma cidadãos de bem através da disciplina e conhecimento”, comentou.
“A formação cidadã é um dos pilares do aprendizado na sociedade, e com a experiência de mergulhador do William, tenho certeza que o projeto abre portas para os jovens”, completou o secretário de Defesa Civil de Belford Roxo.
Durante as aulas, turmas com até 26 jovens aprendem a prática do mergulho e primeiros socorros, como também educação ambiental e valores sociais. Com 2 a 3 meses de projeto, os alunos recebem capacitação e certificação como mergulhadores recreativos.
Explicando o termo ‘Kafango Verde’, o mergulhador conta que é usado como apelido entre os escafandristas. A palavra carrega o respeito e o companheirismo dos bravos profissionais de mergulho. E o ‘Verde’ remete a sustentabilidade e consciência ambiental.
O projeto Kafango Verde oferece aulas gratuitas para jovens de 12 a 18 anos, todas às quintas (18h30) e sábados (9h), na rua Baraúna, 43, Piam – Belford Roxo.
A exposição a elevados níveis de poluição atmosférica pode estar relacionada a 8,5% das mortes…
O Creci-RJ e a Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Rio de Janeiro (OAB-RJ), celebraram,…
O Rio de Janeiro aparece entre os cinco estados com maior volume de envios de…
O deputado Vitor Junior aproveitou o recesso parlamentar para dar um giro pelo interior do…
A Câmara Municipal do Rio de Janeiro está analisando o Projeto de Lei nº 827/2025,…
A Lamsa, concessionária responsável pela Linha Amarela, abre na próxima segunda-feira (4) as inscrições para…