Economia

Sefaz-RJ alerta contra golpes com IPVA

A Secretaria de Estado de Fazenda do Rio de Janeiro (Sefaz-RJ) alerta os proprietários de veículos contra golpes com o Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA). A pasta recebeu nas últimas semanas relatos de contribuintes sobre sites fraudulentos para o pagamento irregular do tributo.

Algumas dessas páginas simulam a identidade visual de endereços oficiais da Fazenda na internet. Outras, na tentativa de atrair os contribuintes para o golpe, oferecem descontos superiores ao previsto pela legislação em vigor, de 3% para pagamento em cota única.

A Sefaz-RJ reforça que o único caminho correto para obter o Documento de Arrecadação do Estado do Rio de Janeiro (DARJ) usado para a quitação do IPVA é o hotsite criado exclusivamente para o tributo deste ano. Ao informar o número do Registro Nacional de Veículos Automotores (Renavam), o contribuinte tem acesso às opções de pagamento em cota única ou em três vezes.

Sefaz-RJ destaca que não faz contato por telefone

A pasta esclarece ainda que não envia documentos de pagamento ou faz contato por telefone, e-mail, SMS ou aplicativos de mensagem. A recomendação é digitar o endereço do hotsite diretamente no navegador. É uma maneira de evitar que sites de busca direcionem a endereços golpistas.

Uma novidade para o imposto deste ano é o pagamento via PIX. A Sefaz-RJ ressalta que é preciso estar atento às seguintes informações no aplicativo do banco antes de fazer a confirmação: o CNPJ 42.498.675/0001-52 e o nome do favorecido “SEFAZ RJ – SECRETARIA DE ESTADO DE FAZENDA DO RJ”.

IPVA disponível desde o dia oito

A emissão do DARJ para pagamento do IPVA 2025 está disponível desde o dia oito. Desde então, mais de 3,2 milhões de documentos foram gerados. Deste montante, pouco mais de 700 mil teve o pagamento confirmado, sendo 57% por PIX.

No hotsite do IPVA, também é possível confirmar o pagamento correto. Basta clicar em “Consulta Pagamentos” e depois novamente em “Consulta de Pagamentos” e informar o Renavam. O processamento das quitações entram nesse sistema até o dia útil seguinte.

Contribuinte deve acionar delegacia

Caso o contribuinte seja alvo ou vítima de algum golpe, deve registrar ocorrência na Delegacia de Repressão aos Crimes de Informática (DRCI). Os relatos recebidos pela Sefaz serão encaminhados para a delegacia com o objetivo de auxiliar com as investigações.

Quem tiver dúvidas ou denúncias pode procurar também os canais de atendimento do IPVA, pelo e-mail ipva.atendimento@fazenda.rj.gov.br ou pelos telefones (21) 2334-2620/2629/4637/4440/2584 e 4931.


Quer receber esta e outras notícias diretamente no seu Whatsapp? Entre no nosso canal. Clique aqui.

Posts Recentes

Feijoadas celebram São Jorge

Se tem um prato que caracteriza as celebrações de São Jorge é a feijoada. Separamos,…

18 horas atrás

Ação de Páscoa leva alegria a crianças internadas no Souza Aguiar

Nesta quarta-feira (16), a magia da Páscoa tomou conta das unidades pediátricas do Complexo Municipal…

22 horas atrás

Estado do Rio poderá criar programa de turismo religioso

O Governo do Estado do Rio de Janeiro poderá ser autorizado a instituir um programa…

22 horas atrás

Festa de São Jorge movimenta Nova Iguaçu com fé, cultura e tradição

A cidade de Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense, se prepara para receber uma das celebrações…

23 horas atrás

Glauber encerra a greve de fome

Por Nelson Lopes O deputado federal Glauber Braga, do PSOL do Rio, encerrou a greve…

23 horas atrás

Secovi Rio se reúne com Senac RJ para alinhar evento sobre inovação no mercado imobiliário

Pedro Wähmann, presidente do Secovi Rio, participou na última semana de uma reunião com representantes…

2 dias atrás