Turismo

Seminário de Turismo Sustentável destaca inovação

Nos dias 23, 24 e 25 de setembro, o SITUS 2025 – III Seminário Internacional de Turismo Sustentável reuniu especialistas, líderes e profissionais do setor na Cidade das Artes, na Barra da Tijuca. Considerado o maior encontro latino-americano dedicado a transformar conservação em valor econômico, o evento recebeu mais de três mil pessoas, representantes de mais de 100 cidades brasileiras e 20 países, consolidando-se como ponto de encontro estratégico para o setor.

Organizado pelo INTUS® – Turismo Inteligente, o seminário foi apresentado pelo Governo do Estado do Rio de Janeiro, por meio das secretarias estaduais de Meio Ambiente e de Turismo, além da Turisrio. Também contou com o patrocínio da Secretaria Municipal de Turismo do Rio, Orla Rio e Orla Brasil, Ministério do Turismo, Embratur e outros parceiros.

Na abertura, o secretário de Estado de Turismo, Gustavo Tutuca, destacou o caráter coletivo do encontro. “O SITUS consolida o Rio de Janeiro como referência internacional no debate sobre turismo sustentável. Mais do que um seminário, este é um espaço de construção coletiva, que reforça o compromisso do nosso estado em transformar o turismo em um vetor de desenvolvimento com responsabilidade e impacto positivo para as futuras gerações”, disse.

Painéis e destaques do III Seminário Internacional de Turismo Sustentável

O primeiro dia teve como destaque o painel “Modelos de Concessão que Regeneram Espaços Públicos”, que apresentou o case da orla de Salvador. O debate contou com João Marcello Barreto, presidente da Orla Rio e da Orla Brasil, e Denise Castro, diretora da SalvadorPAR.

No dia 24, a gerente de ESG da Orla Rio, Nathalia Barreto, apresentou o projeto Restinga Vive, de plantio de mudas nativas na Barra e no Recreio, além das iniciativas da plataforma Orla Impacto. Também houve o Pitch Challenge SITUS 2025, em que startups e empresas apresentaram soluções inovadoras em apenas cinco minutos. Ainda na quarta-feira, o painel “Praias Inteligentes” reuniu Leonardo Maciel, vice-presidente de Operações da Orla Rio, com outros especialistas, discutindo tecnologia, dados e inclusão produtiva no turismo azul.

No último dia, a masterclass “Turismo e Gastronomia – Sabores que Transformam Territórios” encerrou o evento com a participação de Guilherme Borges, vice-presidente da Orla Brasil, e do chef João Diamante, que abordaram o impacto da gastronomia no desenvolvimento local. O encontro também destacou o prêmio Sabores da Orla, agora parte do calendário oficial da cidade.

O público foi diverso, com a presença de representantes de hotéis, agências, ONGs, investidores, comunidades tradicionais e gestores públicos, reforçando o diálogo entre poder público e iniciativa privada.

O SITUS 2025 deixou como mensagem central a ideia de que conservação ambiental e desenvolvimento econômico podem caminhar juntos. O presidente da Orla Rio e da Orla Brasil, João Marcello Barreto, falou da expectativa para o futuro do turismo. “Acreditamos que o futuro do turismo está em criar experiências que valorizem nosso patrimônio natural e cultural, gerando impacto positivo duradouro. O projeto da orla de Pituaçu, em Salvador, mostra como parcerias público-privadas podem transformar territórios, gerar empregos e fortalecer a sustentabilidade.”

Com o tema “Preservar é Prosperar”, o encontro reafirmou o Rio de Janeiro como vitrine mundial do turismo sustentável.


Quer receber esta e outras notícias diretamente no seu Whatsapp? Entre no nosso canal. Clique aqui.

Posts Recentes

Três praias de Saquarema conquistam o selo Bandeira Azul

A cidade de Saquarema, na Região dos Lagos, recebeu nesta sexta-feira (3) a certificação internacional…

9 horas atrás

CREA-RJ defende retomada da Linha 3 do metrô

O presidente do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Rio de Janeiro (CREA-RJ), engenheiro…

10 horas atrás

Jonas Dico é eleito prefeito de Três Rios

A população de Três Rios, na Região Serrana, foi às urnas neste domingo (5) escolher…

16 horas atrás

FlaMaster vence amistoso em Paulo de Frontin

Por Marcos Vinicius Cabral Com gols de Zé Roberto, Marcos Denner e Nelinho, o FlaMaster…

16 horas atrás

Transplantes no Rio somam 807 no semestre

O Rio de Janeiro realizou 807 transplantes de órgãos e tecidos no primeiro semestre de…

17 horas atrás

Campanha de Multivacinação começa em Nova Iguaçu

A Prefeitura de Nova Iguaçu, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, iniciou nesta segunda-feira…

17 horas atrás