Painéis, masterclasses e experiências destacaram o potencial do turismo sustentável. (Foto: Divulgação)
Nos dias 23, 24 e 25 de setembro, o SITUS 2025 – III Seminário Internacional de Turismo Sustentável reuniu especialistas, líderes e profissionais do setor na Cidade das Artes, na Barra da Tijuca. Considerado o maior encontro latino-americano dedicado a transformar conservação em valor econômico, o evento recebeu mais de três mil pessoas, representantes de mais de 100 cidades brasileiras e 20 países, consolidando-se como ponto de encontro estratégico para o setor.
Organizado pelo INTUS® – Turismo Inteligente, o seminário foi apresentado pelo Governo do Estado do Rio de Janeiro, por meio das secretarias estaduais de Meio Ambiente e de Turismo, além da Turisrio. Também contou com o patrocínio da Secretaria Municipal de Turismo do Rio, Orla Rio e Orla Brasil, Ministério do Turismo, Embratur e outros parceiros.
Na abertura, o secretário de Estado de Turismo, Gustavo Tutuca, destacou o caráter coletivo do encontro. “O SITUS consolida o Rio de Janeiro como referência internacional no debate sobre turismo sustentável. Mais do que um seminário, este é um espaço de construção coletiva, que reforça o compromisso do nosso estado em transformar o turismo em um vetor de desenvolvimento com responsabilidade e impacto positivo para as futuras gerações”, disse.
O primeiro dia teve como destaque o painel “Modelos de Concessão que Regeneram Espaços Públicos”, que apresentou o case da orla de Salvador. O debate contou com João Marcello Barreto, presidente da Orla Rio e da Orla Brasil, e Denise Castro, diretora da SalvadorPAR.
No dia 24, a gerente de ESG da Orla Rio, Nathalia Barreto, apresentou o projeto Restinga Vive, de plantio de mudas nativas na Barra e no Recreio, além das iniciativas da plataforma Orla Impacto. Também houve o Pitch Challenge SITUS 2025, em que startups e empresas apresentaram soluções inovadoras em apenas cinco minutos. Ainda na quarta-feira, o painel “Praias Inteligentes” reuniu Leonardo Maciel, vice-presidente de Operações da Orla Rio, com outros especialistas, discutindo tecnologia, dados e inclusão produtiva no turismo azul.
No último dia, a masterclass “Turismo e Gastronomia – Sabores que Transformam Territórios” encerrou o evento com a participação de Guilherme Borges, vice-presidente da Orla Brasil, e do chef João Diamante, que abordaram o impacto da gastronomia no desenvolvimento local. O encontro também destacou o prêmio Sabores da Orla, agora parte do calendário oficial da cidade.
O público foi diverso, com a presença de representantes de hotéis, agências, ONGs, investidores, comunidades tradicionais e gestores públicos, reforçando o diálogo entre poder público e iniciativa privada.
O SITUS 2025 deixou como mensagem central a ideia de que conservação ambiental e desenvolvimento econômico podem caminhar juntos. O presidente da Orla Rio e da Orla Brasil, João Marcello Barreto, falou da expectativa para o futuro do turismo. “Acreditamos que o futuro do turismo está em criar experiências que valorizem nosso patrimônio natural e cultural, gerando impacto positivo duradouro. O projeto da orla de Pituaçu, em Salvador, mostra como parcerias público-privadas podem transformar territórios, gerar empregos e fortalecer a sustentabilidade.”
Com o tema “Preservar é Prosperar”, o encontro reafirmou o Rio de Janeiro como vitrine mundial do turismo sustentável.
Quer receber esta e outras notícias diretamente no seu Whatsapp? Entre no nosso canal. Clique aqui.
A cidade de Saquarema, na Região dos Lagos, recebeu nesta sexta-feira (3) a certificação internacional…
O presidente do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Rio de Janeiro (CREA-RJ), engenheiro…
A população de Três Rios, na Região Serrana, foi às urnas neste domingo (5) escolher…
Por Marcos Vinicius Cabral Com gols de Zé Roberto, Marcos Denner e Nelinho, o FlaMaster…
O Rio de Janeiro realizou 807 transplantes de órgãos e tecidos no primeiro semestre de…
A Prefeitura de Nova Iguaçu, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, iniciou nesta segunda-feira…